Eu já, mas foi há alguns anos. Na altura era o rentacoder.com, que acho que entretanto foi comprado e/ou se fundiu com outros sites.
No rentacoder usam o método de escrow, ou seja, o cliente dá o dinheiro ao site *antes* de começares a trabalhar. Se o cliente disser "está tudo bem e o trabalho está acabado" o site dá-te o dinheiro, se o cliente disser "ele não fez o trabalho portanto não pago" podes pedir a um árbitro do site para dar uma olhadela e decidir se deves receber o dinheiro ou não.
Por causa disto, há algumas coisas muito importantes a ter em conta.
- Todas as comunicações devem ter lugar pelo site. Se enviarem emails um ao outro directamente, e mais tarde houver problemas, o que conta para o árbitro é o que foi decidido e combinado pelo site.
- Tudo o que produzes deve ser enviado para o site. Mesmo que o cliente diga "no fim faz upload para este servidor", deves sempre fazer upload também para o site (dizendo que também já fizeste upload para o outro sitio que o cliente pediu). Assim em caso de problemas o árbitro pode aceder ao trabalho que fizeste, e ver quando o fizeste.
- Depois de alguns trabalhos alguns clientes podem gostar de ti e pedir-te para trabalhar directamente para eles. Pode dar bons ou maus resultados, porque deixas de ter a protecção do site... portanto tens de ver caso a caso. No meu caso correu bem, mas podia não ter corrido (e estava ciente desse risco quando aceitei).
- As coisas têm de ser entregues antes do prazo. Caso sejam entregues depois (mesmo que seja só um segundo depois do prazo!) o cliente pode decidir não pagar, e o cliente vai dar-lhe razão.
- Se vires que não vais conseguir fazer o projecto, ou acabá-lo dentro do prazo, contacta imediatamente com o cliente a dizer isso. Podem decidir ou alargar o prazo, ou cancelar o projecto. Podes ficar com feedback negativo (ou menos positivo), mas será sempre melhor que não dizer nada e acabar por ficar com feedback ainda pior...
Quanto a trabalhos, é ir tentando. Na altura fiz alguns por quase nada para ter alguma reputação no site (tipo um par de euros por umas horas de trabalho), mas à medida que fui ganhando reputação fui conseguindo trabalhos mais bem pagos. No meu caso correu bem, mas também foi há alguns anos em que não havia tanta gente a fazer isso (embora já estivesse inundado de pessoal que trabalha por quase nada, Portugal ainda continua a ser também um país "barato").
Agora não sei como é, mas acho que não se perde nada em fazer um ou dois trabalhos rápidos mesmo que seja por muito pouco (caso não encontrem alternativas ou trabalhos melhores, claro). É o suficiente para ver que tal é a experiência, e se querem continuar ou não.