1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Opinião

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por anarainbow, 26 de Julho de 2008. (Respostas: 19; Visualizações: 1048)

1. Olá, Boa noite!

Chamo-me Ana e é a minha primeira participação aqui no forúm.
    Vim à procura de opiniões de pessoas que são mais atendidas do que eu no Mundo da Fotografia. Sou muito menos que uma aprendiz, tudo o que de bom faça, é obra do acaso porque não tenho qq tipo de formação. Tenho uma máquina digital Olympus FE170....a que actualmente me vai permitindo ir "brincando" e tentando ir aprendendo um pouco mais. Tenho a dúvida se posso ainda explorar ainda mais com a máquina que tenho, tentar ir obtendo o melhor possível com esta máquina ou se um dia deveria investir noutro tipo de máquina (não digo aquelas que os profissionais usam, mas sei lá, um bocadinho superior à que tenho).

Criei uma conta no Flickr onde alojei as melhores fotos que consegui até hoje, não estão nada de extraordinário mas serve de ponto de referência para quem quiser dar uma opinião se há ainda mais a explorar com a máquina que tenho, dado que tenho vontade de aprender mais e evoluir. http:[email protected]/

Obrigada!

Ana

2. kryo

kryo Power Member

3. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

"tirava melhores fotos com uma máquina melhor?"

Se bem vinda Ana!

Respondendo à tua pergunta "acham que tirava melhores fotos com uma máquina melhor?" (suponho que era isso): Seguramente que uma máquina melhor/mais avançada permitia-te tirar as fotos que tiraste com maior nitidez, talvez melhores cores, etc.

Mas isso não as tornaria necessariamente melhores. Já vi fotos feitas com máquinas das mais baratas (até mesmo descartáveis) que são excelentes fotografias. O equipamento só te ajuda até certo ponto.

Da minha experiência de fotógrafo amador, o que te posso garantir com certeza absoluta é que quanto melhor é o equipamento mais confortável é tirar fotos. O que às vezes até nem é bom para criar fotos melhores porque nos tornamos perguiçosos!

4. obrigada Strobe pela tua opinião!

Era importante receber mais opiniões...aliás, gostaria de saber que tipo de máquina recomendariam a alguém que não sabe quase nada de fotografia mas q gostaria de aprender mais.

5. freerider

freerider Power Member

Tens fotografias interessantes na tua galeria. Parece-me que pelo menos tens cuidado com a composição.

Talvez uma Canon A720i fosse boa para começares. Tem todos os controlos manuais de que precisas e boa qualidade de imagem. Mas se disseres o que gostas mais de fotografar é mais fácil fazer recomendações

6. marcopinho

marcopinho Power Member

Olá
    Será que uma bridge ou grande zoom seria muito pesado para ti? Na minha opinião acho que seria uma boa maneira de aprederes muita coisa porque são camaras com quase todos os modos manuais para que se quiseres aventurar-te mais na fotografia. Acho que se desses qual o orçamento disponível e como já referiram o que mais gostas de fotografar era mais fácil aconselhar-te algo adequado as tuas necessidades.
    Cumprimentos;
    Marco Pinho

7. edumad

edumad I fold therefore I AM

Ola!
    Com o privilegio da experiencia (se bem que pouca), o conselho que daria a mim proprio quando estava a comecar seria para aprender composicao. E das poucas coisas que so dependem de ti. Cores, nitidez, efeitos de movimentos ou focus e tudo permitido pelo equipamento, mas a composicao es tu que a fazes. Com uma topo de gama, uma point&shoot ou apenas os teus dedos, composicao so depende de ti.
    Tendo dito isso, depois de ver a tua galeria, acho que estas no bom caminho.

Um erro comum, que eu tambem cometi, e pensar: "Eu gosto disto da fotografia e quero mais: que maquina devo comprar". A maquina nao te ensinara nada, mas pode desafiar-te...
    Aprender so vendo e lendo:
    Ve alguns links deste sticky.
    Ve fotos no flickr e faz perguntas como podes conseguir o mesmo, tenta-o.
    Se estas mesmo entusiasmada em aprender fotografia, le um livro sobre o assunto.
    Acima de tudo continua a tirar fotos, muitas fotos. Vai-te ajudar a perceber quanto realmente te interessa investir no hobby e dar-te-a alento para continuar.

Tendo dito tudo isto estive a checar a tua maquina no cnet, e... 5 segundos entre cada fotografia 8| Essa maqina e um desafio a paciencia. A maquina e assim tao lenta?
    Uma maquina com mais "modos" incluindo manual, cria alguns desafios a imaginacao, permitira explorar mais criatividade na fotografia...

Nao sugiro maquinas mesmo, pois acho que deves pensar o proximo passo. Podes ficar com essa e experimentar novas situacoes modos que a maquina permita. Podes partir para uma maquina melhor um pouco e ver ate onde isso te leva. Podes sempre ir a loja e comprar o melhor equipamento para teres logo material para crescer muito.

8. Fiquei muito entusiasmada com as vossas opiniões/respostas.

Indo por partes:

• Gosto de tirar fotografias a paisagens, tentar captar pormores de sombras, fazer macros (não sei se é bem assim se se diz)...a pessoas, não sei, sinceramente nunca experimentei e, para mim, que sou uma leiga implica um bocadinho mais de olho para saber indicar como a pessoa deve ou não deve estar.
    • Em termos de orçamento, não gostaria de gastar muito dinheiro, não porque não valha a pena, mas porque ainda estou a dar os primeiros passos. Mas se algum dia comprar será sempre para melhor à que tenho que como referi é uma Olympus FE170...mas neste momento, talvez considerasse entre os 200-300 euros. Como não sou uma entendida, até posso estar a dizer um absurdo de não haver grandes máquinas dentro destes preços. Até porque a que tenho actualemnte na altura já custou 179 euros.
    Tenho andado a ver as fotos de outras pessoas que alojaram fotos no flickr e acredito que se aprende bastante com a visualização e com a tentativa de imitação. Aliás, já consegui ver fotos que achei bonitas tiradas com uma máquina igual à minha. É verdade que é um pouco lenta...desde q carrego o botão, aparece a imagem no visor a possibilidade de tirar uma nova fotografia. Depois vai tendo uns modos de por exemplo tirar fotos dentro de casa, à luz de velas, a uma montra, a fogos de artificio, a documentos....mas tenho alturas que tirada num modo ou noutro parece tudo igual. Aconselhariam-me algum bom livro que eu pudesse ler?

Obrigada!!! Fiquei muito entusiasmada com as vossas opiniões. E todas são benvindas ;)

9. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Esse é o maior erro de todos... A menos que estejas a fazer fotos de estúdio (ou outros ambientes controlados), não deves fazer isso! Se não controlas o ambiente, a luz, etc, porque hás de tentar controlar a pessoa?! ;) A foto é feita do momento e o momento só depende do teu dedo no botão.

Bom, acho que o edumad tocou num grande ponto. Uma máquina nova/melhor não te vai ensinar nada, nem vai fazer com que tires fotos melhores. Pode é potenciar isso, oferecendo-te mais controlo sobre a fotografia. Mas todo esse controlo de nada serve se não souberes o que fazer com ele. Vê na minha assinatura o tópico Como fotografar? Cursos, Workshops e Livros. Tens lá vários livros, cursos e um link para outro tópico onde podes ler mais informações e fazer as tuas perguntas.

Em relação às máquinas, a A720IS é realmente uma boa aposta, com muita qualidade de imagem, muitos controlos e todos os modos criativos. Ainda tem o bónus de ser uma máquina barata.
    E aqui discordo do marco_19, visto que ires para uma máquina maior, na prática, só te vai trazer mais zoom. Nada obriga a que uma máquina maior seja melhor, ou tenha mais funções, a menos que estejamos a falar de SLR (embora um pouco parecidas no aspecto, não têm nada a ver com bridges).

Última edição: 26 de Julho de 2008
  10. marcopinho

marcopinho Power Member

Acho que a A720is da canon deverá satisfazer as tuas necessidades na fotografia.
    Em relação aos livros sobre fotografia tens muitos, eu comprei "fotografar sem limites" de TOM ANG e gosto muito dele dá para aprender bastantes coisas básicas e fala sobre vários temas fotograficos e das formas para fotografar cada tipo de tema.
    Rui tens toda a razão visto que acarreta algumas desvantagens nas máquinas de maior tamanho e é verdade que maior tamanho não quer dizer melhor qualidade. Obrigado Rui Marto.
    Cumprimentos;
    Marco Pinho

Última edição: 26 de Julho de 2008
  11. Pois...na minha ideia era típico a pessoa dar indicações à pessoa como deve estar. Deve ser a ideia criada pelas idas ao fotografo para tirar as fotografias tipo passe. Mas pelo menos o melhor resultado possível deve ser alcançado num menor tempo possível? A pessoa a ser fotografada começa a ficar cansada enquanto q a paisagem está sempre parada e o resultado pode-se ir tentando alcançando ( com as variações de cores, devido à alteração de luz que vai ocorrendo).

Não quero de forma alguma estar a dar a ideia que quero encostar a máquina que tenho, mas sim perceber se através dela ainda posso fazer melhorias e ir experimentando mais na fotografia.

Para quem entende bem de fotografia deixo aqui as especificações que encontrei na net da minha máquina para que assim possam dar a vossa opinião. E tendo em conta estas especificações da Olympus que tenho, é preferivel continuar ir experimentando com ela ou apostar na sugestão da canon 720IS:

Sensor de imagem
    CCD de 1/2.5" com total de 6,2 milhões de pixels 6 milhões de pixels efetivos

Formatos de imagens
    Foto: JPG
    2816 x 2112 pixels
    2048 x 1536 pixels
    640 x 480 pixels
    Vídeo: QuickTime JPEG
    320 x 240 pixels em 30 fps
    160 x 120 pixels em 30 fps
    Grava até a capacidade do cartão estar repleta

Lente
    Zoom ótico 3x de 38 - 114mm (equivalente no formato 35mm) com abertura f/3.1 - f/5.9

Zoom digital
    4 x

Foco
    TL sistema iESP autofoco
    Alcance:
    Normal: 60 cm - infinito
    Macro: 10 cm - infinito
    Telemacro: 5 cm

Sensibilidade
    ISO automático 64 - 400

Obturador
    1/2 - 1/2000 seg

Modos de cenas
    Sports, Indoor, Candle, Self portrait, Sunset, Fireworks, Behind Glass, Cuisine, Documents, Auction (Esportes, Interior, Vela, Auto-Retrato, Por-do-Sol, Queima de fogos, Atrás de vidros, Documentos)

Balanço de branco
    não disponível

Flash
    Auto, Red-eye reduction, Fill-in, Off (Auto, Redução de olhos vermelhos, fill-in, Desligado)
    Alcance: 20 cm-3,3m

Monitor LCD
    2,5" TFT com 154 mil pixels

Conectividade
    USB, entrada DC , saída Vídeo

Compatibilidade de impressão
    Exif 2.2, PIM III, DPOF, ImageLink, PictBridge

Dimensões e peso
    90,5 x 58,5 x 18,5 mm com 110 gramas

12. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Ana, claro que se estiveres a dirigir uma modelo, convém seres curta, clara e concisa a explicar o que queres, não apenas para que a pessoa não se farte (se for uma modelo paga só tem é que aguentar lol), mas também para poderes aproveitar ao máximo o tempo que tens com essa pessoa.
    Fora este tipo de situações, muito poucas pessoas gostam de andar a fazer poses forçadas, a menos que tenham alguma aspiração a modelo. E também porque normalmente não estás numa situação propicia a isso, excepto se tiveres combinado isso com a pessoa, deves procurar apanhar as pessoas desprevenidas. O ideal é mesmo que nem se apercebam da máquina. Depois só tens que aperfeiçoar a tua capacidade de ver o momento certo para tirar a foto.
    Vais ver que se seguires isto, melhoras as fotos de pessoas, visto que estas estão mais animadas e num contexto mais natural. Com a vantagem de que não se chateiam de estar à espera... Muitos de nós aqui no fórum quase que temos os papeis do divórcio em cima da mesa por causa das máquinas. :p

Em relação às especificações da máquina, são praticamente irrelevantes, a menos que a máquina tenha alguma característica única, que não é o caso.
    O importante é mesmo se a máquina tem ou não qualidade de imagem, coisa que só se vê nos testes e tirando fotos.
    A A720IS é uma máquina com mais qualidade de imagem e mais possibilidades fotográficas, por isso diria que vale a pena, mas depois só depende de ti tirares proveito disso.

13. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Como já aqui foi dito, o equipamento é apenas uma das variáveis da fotografia. E nem sempre a mais importante. Antes pelo contrário! Mas já que parece que é um aspecto que te preocupa muito, aqui vai uma história:

Em termos de equipamento, a minha progressão foi:

1. Um digital de brinquedo (1MPix e sem visor TFT!)
    2. Uma compacta com todas as funções manuais (3.2MPix... uau!)
    3. Uma DSLR

A primeira foi para descobrir se gostava de fotografia.

A compacta foi para aprender a fotografia. Fiz de tudo com ela: longas exposições, macros, retratos, p&b, com flash, com tripé, de ângulos estranhos, auto-retratos, etc. Li muita coisa na Internet, mas foi sobretudo uma aprendizagem prática. Até cheguei a comprar um filtro polarizador para aprender a usá-lo na fotografia de paisagens (lembro-me bem da cara do rapaz da loja quando me viu meter um filtro numa compacta, ele dizia que não era possível!). 75% da minha aprendizagem foi com esta máquina.

Comprei a DSLR porque experimentei a de um amigo e deu-me imenso prazer usá-la. Uma DSLR é como um carro desportivo: muito caro, difícil de conduzir, mas dá muito gozo. (Esta analogia é engraçada, fez-me pensar que usar LiveView numa DSLR é com usar mudanças automáticas num Porsche). Quando a comprei, já sabia exactamente o que me esperava e quais as fotos que queria tirar e que eram impossíveis de conseguir com a compacta. Ainda estou muito longe de atingir os limites da DSLR, embora a sociedade consumista insista para que faça um upgrade para algo com mais megapixeis e features tidas como "fundamentais" (tipo LiveView). Hoje choca-me ver pessoas que compram este tipo de máquinas sem sequer perceber o que é abertura ou ISO.

Conheço essa Olympus. O meu irmão tem uma igual. Está a meio entre a minha primeira (o brinquedo) e a minha segunda (a compacta com controlos manuais). Não sei se já a "esgotaste" em termos de aprendizagem, mas estou certo que mais tarde ou mais cedo te vai limitar. Por isso a sugestão Canon 720is (a bisneta da minha compacta) é muito válida.

14. Não que esteja muito interessada em estar em encostar uma máquina q está como nova, em termos de estado de conservação. Era simplesmente pelo facto de os menus às vezes parecerem um pouco limitativos e nem sempre conseguir uma imagem com boa qualidade.

Por exemplo, muitas vezes já experimentei tirar fotos a paisagem e entre escolher com a melhor resolução e uma resolução mais baixa, as fotografias apareciam com pontinhos. Isso deve-se a quê?

E depois, por outro lado, ao escolher um desses menus...parece um pouco limitativo e talvez seja preciso uma questão de sorte para se obter o melhor resultado possível. Por exemplo, no outro dia estava a experimentar tirar uma foto a uma vela e a chama estava em movimento. Não sabia se deveria optar em colocar o menu na opção "velas" ou no modo "estabilizar a imagem"...Na dúvida experimentei com os dois e com os dois não consegui um resultado minimamente aceitável. Num dos modos a imagem estava distorcida (em modo "velas") e no outro (estabilizar a imagem) a chama não estava nítida.

Se calhar por enquanto vou continuar com a máquina q tenho. Vou tentar ler mais, experimentar e vir tirar dúvidas aqui com vocês. Certificar-me que esgotei a máquina até ao seu limite, é importante, para não estar a esbanjar dinheiro.

Mais uma vez, obrigada por todas as vossas opiniões!!!

15. edumad

edumad I fold therefore I AM

A maquina que tens parece-me bastante limitada. A qualidade de imagem e aquilo que todos queremos que o equipamento nos de, mas na pratica se nao estiveres confortavel com a maquina isso pode levar a que a uses menos, estando por isso a fazer um mao servico.
    Mas tenta ver algo mais sobre fotografia e ve que limitacoes (ou nao) a tua maquina tem para fazer aquilo que queres experimentar, dai puderas julgar muito melhor o que comprar.

16. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

De facto, a qualidade da imagem dessa máquina deixa algo a desejar. Mesmo assim, tenho ideia que do meu irmão dava melhores resultados. Será que tens alguma sujidade na lente?

Tenho ideia que o sensor dessa máquina tem mais ruído do que a média. Não sei se é a isso que te referes. Em todo caso, se queres a máxima qualidade imagem deves usar a resolução máxima da máquina. Ao encolher as imagens para publicar na Web os detalhes mais pequenos (e muitas vezes o ruído) tendem a desaparecer naturalmente.

Os modos de cena de que falas (tipo "vela") são uma forma da máquina ajustar os parâmetros básicos de exposição (ISO/abertura/velocidade/potencia do flash) de forma a resolver situações "típicas". À partida assim é mais fácil porque o fotógrafo não precisa de lembrar-se de qual é a combinação mais apropriada. Mas limita a criatividade e às vezes não tem resultados previsíveis (tal como já descobriste).

Por exemplo, no caso da vela podias querer que a vela ficasse nítida e o resto escuro ou oposto. Estas duas opções requerem parâmetros totalmente diferentes! O modo "vela" da máquina penso que deve estar a tentar a fazer a segunda opção.

Características da tua máquina que não são boas para aprendizagem (sem contar com a qualidade da imagem):

- Não permite ajustar o ISO (só tem ISO automático)
    - Não permite ajustar manualmente a abertura e a velocidade do obturador
    - Não permite longas exposições (apenas meio segundo é muito curto)
    - Não tem balanço de brancos personalizado (é quase impossível usar iluminação artificial)
    - Não tem modo manual para o Flash

Claro que se não percebes o que é ISO, abertura, velocidade do obturador e balanço de brancos, isto tudo para ti é chinês. Mas é o tipo de conceitos que precisas de conhecer para melhorar como fotógrafa.

17. Mmmm...pode ser que esteja suja, sim! Vocês usam algum pano em especial, por exemplo, como aqueles paninhos de limpar as lentes dos óculos? Tem algum cuidado em especial?

Pois de facto aparecem com ruído, mesmo com uma resolução máxima. Exemplo disso encontro aqui nas fotos que já experimentei o caso de fotografias que tiro a paisagens a uma longa distância. Nas primeiras vezes, a minha coisa que pensei ( e lá vão vocês rir :) ) que fosse de ter tremido a tirar a fotografia, mas o fenónemo continuou a repetir-se. Até porque a máquina não tem daqueles botões que mal um toque e já tá a foto tirada...é preciso carregar bem e depois aguardar um bocadinho.

O efeito "vela" pensei justamente nessa hipótese...de se ver a chama e ficar o fundo a negro. O resultado que consegui foi ficar com o fundo meio alaranjado e a chama a tremida. Ou seja, uma imagem nada nítida e esquisita.

Por enquanto, ainda não conheço a definição desses conceitos, mas já deu para ver uma vista de olhos por outros posts e já não se são desconhecidos os nomes. Mas vou pesquisar mais sobre o assunto!!!

Queria fazer uma questão apesar de já me terem respondido...mas gostaria de ter a certeza para não fazer asneira. Aconselham como fosse para vocês a Canon A720IS? Parece-vos mesmo uma boa escolha, certo? Um dia posso ponderar e gostaria de comprar algo que me permitisse aprender pontos importantes da fotografia que vocês já frisaram.

18. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Diria que sim, afinal sou o dono de uma A710IS (e muitas das fotos da minha galeria são tiradas com essa mesma máquina).

19. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Um paninho para limpar óculos é perfeito. Deves ter é muito cuidado com as "pestanas" que tapam a lente quando ela está fechada. A lente só se suja se alguém tiver lá metido os dedos ou se a máquina tiver apanhado algum pingo de chuva.

Sem dúvida que é uma boa escolha. Há outros modelos da Canon ainda mais baratos, mas cuidado que alguns não trazem todos os controlos manuais que apontei como úteis.

20. cardosoaac

cardosoaac Power Member

A A720is é uma óptima escolha, tanto mais, que podes actualizar o firmware, com um paralelo, disponível na net, que te vai permitir um conjunto de experiências, certamente, novo para ti!

Partilhar esta Página