Opiniões de lentes para Canon 550D

k-otic

Power Member
Boas tardes, pessoal.
Estou para comprar uma Canon EOS 550D, e ainda não escolhi o kit que comprarei, pelo que gostava de ouvir uns conselhos de quem sabe mais que eu.

1. Qual o orçamento disponível? Dependerá das recomendações
  2. Qual o tipo de equipamento? (Lentes)
  3. Qual o fim a que se destina? (fotografia de amador, de quem já tem umas luzes :p)
  4. Quais as características pretendidas nesse equipamento? Best bang for the Buck, qualidade a bom preço
  5. Quais os acessórios a comprar em conjunto?
  6. Qual o local da compra? (Online, loja física, etc) Onde for mais barato.
Pelo que li por aqui, e pelo que aprendi da minha experiência fotográfica anterior, que vou precisar de algumas coisas, daí pedir-vos conselhos.

* O que acham melhor, comprar câmara com o kit de lentes, ou as lentes à parte?
* Já vi que não são muito fans da lente 18-55 IS de origem, gostaria de saber, existe outra melhor que recomendem, que esteja dentro das mid-range, sem custar os olhos da cara?
* Vou adquirir um prime CANON EF 50mm F/1.8 Mk II, penso ser uma boa escolha.
* Em relação às wide-zoom, qual pensam ser o melhor bang for the buck? Não terei de comprar necessariamente já. Apenas queria que me dessem feedback de algumas boazinhas, escolha preço-qualidade, pois a oferta é tanta que ainda não sei o que escolher.
*Qual é o diâmetro da frente das lentes usadas nesta canon? Estava a pensar comprar uns filtros, (o que me leva à pergunta abaixo).
*A nível de preço qualidade, o que recomendam de marcas para Filtros ND e UV? Estou a pensar comprar vários ND e um Uv (este estará sempre na lente).

Desde já agradeço a vossa disponibilidade ( e desculpem lá este "Novo testamento").
Abraço

Já tinha lido.

Existem sempre várias lentes em cada opção, daí eu ter perguntado quais recomendam.

Se em vez de fotografia de amador dissesse aficionado, fazia diferença?

Já tinha lido.

Leste, mas não percebeste. Mas já explico melhor.

Existem sempre várias lentes em cada opção, daí eu ter perguntado quais recomendam.

As minhas recomendações já conheces.

É óbvio que não vou recomendar "uma lente", simplesmente porque todas têm prós e contras (nas lentes, tal como nos corpos, aplica-se o ponto 0). E cabe a cada fotógrafo decidir o que é mais importante para si (dai sublinhar o ponto 1). Quando tu disseres o que é importante para ti, é fácil escolher a lente certa.

Se em vez de fotografia de amador dissesse aficionado, fazia diferença?

Nop. "Amador" ou "aficionado" não é um tipo de fotografia, mas sim um tipo de fotógrafo e que tem a ver sobretudo com o tipo de rendimento que deseja obter do equipamento.

À falta de melhor, tens de pelo menos dizer algo como: "Eu quero tirar fotos como esta" e a seguir metes um link para uma foto.

Leste, mas não percebeste. Mas já explico melhor.

As minhas recomendações já conheces.

É óbvio que não vou recomendar "uma lente", simplesmente porque todas têm prós e contras (nas lentes, tal como nos corpos, aplica-se o ponto 0). E cabe a cada fotógrafo decidir o que é mais importante para si (dai sublinhar o ponto 1). Quando tu disseres o que é importante para ti, é fácil escolher a lente certa.

Nop. "Amador" ou "aficionado" não é um tipo de fotografia, mas sim um tipo de fotógrafo e que tem a ver sobretudo com o tipo de rendimento que deseja obter do equipamento.

À falta de melhor, tens de pelo menos dizer algo como: "Eu quero tirar fotos como esta" e a seguir metes um link para uma foto.

Vou dar o meu melhor na minha explicação do que vou fazer com as lentes.
Vou tirar fotos para fazer composições hdr, longas exposições nocturnas e diurnas, algumas macros (para isto vou usar a 50mm invertida, ou comprarei no futuro aneis de expansão), farei também algumas foto de landscaping, panoramas, e eventualmente umas ou outras fotos a animais.
Agora sou um bocado picuinhas com a qualidade. Daí não ter a mínima ideia do que será melhor.
Não estou interessado em UGA's para já. A minha prioridade serão uma mid-range e uma tele-zoom.
Fazendo copy paste das tuas recomendações,
Zoom médio:
- Canon 18-55IS (80€ usada)
- Nikon 18-55 (80€ usada), 18-55VR (100€ em kit), 18-105VR (200€ em kit)
- Tamron 17-50/2.8 (250€ usada ou 320€ nova)
- Sigma 18-50/2.8 (350€)

Destas não sei qual escolher, não tenho bases para opinar pois não testei nenhuma. Em princípio excluiria a Canon 18-55IS (não sei se concordas), pois tenho lido que ela não é grande espoleta. As nikon são para nikon (acho que posso usar com anel adaptador, dá para manter as "funções" todas da lente?), daí não saber se esta também será boa opção.
Agora entre a Tamron e a Sigma não sei qual delas a mais adequada ao que te disse que vou fazer... Aqui é que preciso de saber a que usos uma se torna mais adequada que a outra.

Fazendo (de novo) copy paste das tuas recomendações,
Tele-zoom:
- Canon 55-250IS (220€)
- Nikon 55-200VR (190€), 55-300VR (430€),

Destas três volto a não saber qual a lente a escolher, mas inclino-me mais para a Canon, pelos motivos acima explicados.

Agradecia que me explicasses se achas que vou pelo "bom caminho", nas escolhas.
Obrigado em antemão.

A parte fácil:

1. Riscas da lista todas as lentes Nikon. Embora seja possível adaptá-las a uma Canon, perdes funções. Além disso (a não ser que estejas a falar da Nikkor 14-24 f/2.8) tens sempre boas alternativas compatíveis com Canon.

Só com este critério ficas com a lista reduzida a uma opção nas tele-zooms: a Canon 55-250IS é para o preço imbatível.

2. Se o teu orçamento não é muito apertado, risca a 18-55IS e opta pela Tamron 17-50/2.8 ou a Sigma 18-50/2.8. Qual delas? Isso é muito difícil de decidir. São lentes demasiado similares em preço e performance. Por exemplo: eu optei pela Tamron só porque tinha mais de 100€ em filtros UV e CPL para a rosca 67mm (a mesma que usa Tamron), enquanto que a Sigma tem rosca 72mm e obrigar-me-ia a comprar novos filtros. Também pode acontecer que arranjes uma por tuta e meia num meeting da Zwame! :D

E agora a parte complicada:

3. Se o teu orçamento permite, há lentes bastante melhores (e com preço a condizer). Nomeadamente: em vez da Canon 55-250IS tens a Canon 70-200 f/4L IS (950€), e em vez da Tammy e a Sigma, tens a Canon 17-55 f/2.8 IS (800€). Vale a pena a diferença? Para mim vale. Para ti? Não faço ideia.

Última edição:
A parte fácil:

1. Riscas da lista todas as lentes Nikon. Embora seja possível adaptá-las a uma Canon, perdes funções. Além disso (a não ser que estejas a falar da Nikkor 14-24 f/2.8) tens sempre boas alternativas compatíveis com Canon.

Só com este critério ficas com a lista reduzida a uma opção nas tele-zooms: a Canon 55-250IS é para o preço imbatível.

2. Se o teu orçamento não é muito apertado, risca a 18-55IS e opta pela Tamron 17-50/2.8 ou a Sigma 18-50/2.8. Qual delas? Isso é muito difícil de decidir. São lentes demasiado similares em preço e performance. Por exemplo: eu optei pela Tamron só porque tinha mais de 100€ em filtros UV e CPL para a rosca 67mm (a mesma que usa Tamron), enquanto que a Sigma tem rosca 72mm e obrigar-me-ia a comprar novos filtros. Também pode acontecer que arranjes uma por tuta e meia num meeting da Zwame! :D

E agora a parte complicada:

3. Se o teu orçamento permite, há lentes bastante melhores (e com preço a condizer). Nomeadamente: em vez da Canon 55-250IS tens a Canon 70-200 f/4L IS (950€), e em vez da Tammy e a Sigma, tens a Canon 17-55 f/2.8 IS (800€). Vale a pena a diferença? Para mim vale. Para ti? Não faço ideia.

Já tenho uma ideia bem melhor do kit a adquirir.
Vamos fazer um balanço:
· Canon EOS 550D
· Canon EF 50mm F/1.8 Mk II
· Canon 55-250IS
· Sigma 18-50/2.8 ( Vou para esta, pois é como dizes, dei umas voltas, e por onde passei, só vi nos comparativos boas opiniões, e poupa-se uns tustos, para o resto.)
Agora, tava aqui a ver outra questão… Queria comprar filtros, mas só conheço hoya, o que me dizes desta marca, com a tua experiência? Pelo que me disseste, a Sigma tem tem rosca 72mm. E pelo que li, corrige-me se estiver errado, a Canon EF 50mm F/1.8 Mk II tem 52mm de rosca. Já a Canon 55-250IS tem 58mm… E eu queria comprar filtros que dessem para as 3. :( Há anéis adaptadores? Ou achas que não vale a pena? Nesta parte não sei mesmo o que fazer.

Em relação à qualidade das últimas que me falas, já tive a hipótese de trabalhar uns dias bons com a Canon 17-55 f/2.8 IS, e é realmente visível a diferença de qualidade. Mas fica fora do meu orçamento, para já.

eu a substituir a 18-55IS, seria por uma 17-50 2.8
para tele, a 55-250IS é a melhor relacao qualidade/preco, tens tb a 70-300 IS um pouco mais cara.

para ultra grande angular, mais barato tens a sigma 10-20, melhor e mais caro a canon 10-22

[Canon EOS 550D] Lentes e ajuda na escolha de filtros.

eu a substituir a 18-55IS, seria por uma 17-50 2.8
para tele, a 55-250IS é a melhor relacao qualidade/preco, tens tb a 70-300 IS um pouco mais cara.
para ultra grande angular, mais barato tens a sigma 10-20, melhor e mais caro a canon 10-22

Para já, não tenho orçamento para UGA. Prefiro comprar uma boazita daqui a uns tempos.
E filtros, gostaria que me indicassem uns com boa relação qualidade/preço:
ND que tirasse 9 stops; (A Hoya tem um, o NDx400);
ND de 2 ou 3 stops; (ainda não sei qual escolher);
1 filtro polarizador; (tem de ser polarizador circular, correcto?);
1 neutro para proteger as lentes; (é melhor neutro ou UV?);

Back