Opiniões - File Server com Backup Automatico

Gandalf

I fold therefore I AM
Boas,

Caso de estudo :D
Vou implementar varios fileservers em algumas empresas dentro de 1 mes. As maquinas vao ter ficheiros importantes como e obvio. Estou a pensar equipar com dois discos sem raid1 (low cost pc's).
O que queria fazer e que fosse leve e rapido de instalar .. seria um disco para as partilhas e com os files do dia a dia e o outro de backup.
Qual a release que voçes me aconselham e qual o processo para efectuar as copias do disco1 para o 2 automaticamente como o schedule do windows? por exemplo 1x a hora de almoço e outra a meia noite?

Nao quero tb usar o raid1 pois como ja aconteceu nestas empresas, trabalham com files de word enormes e muitas das vezes o word crasha e la se vai o file mesmo recurrendo aos backups do word.

Andei a exprimentar o freenas mas para copiar dentro do sistema em si sem recorrer ao windows esta a tornar-se demasiado complicado e com bastantes voltas a dar.

Cumps e obrigado
 
Bem, se quiseres mesmo temporizar, então cron com rsync.

Ainda que a acontecer isso do Word, mais vale utilizares o copy (cp) puro e duro e fazeres tu próprio um pequeno sistema de versioning.

Ex:

fazes um cronjob para copiar tudo às 13h e às 3h da manhã para uma pasta (no tal disco de backup) com o formato tipo "24-10-2006_13h" e quando for o das 3h "25-10-2006_3h".

Depois fazes um script (bash, php, perl, python, o que quiseres) que tratará manter as últimas 2/3/4/5/N pastas e apagar as outras.

Esse script em si pode ser chamado no fim da cópia, assim acabas por optimizar ao máximo os recursos.
 
Se é para usar distros à borlix e sem suporte tens talvez 2 ou 3 hipóteses:
- Debian;
- Fedora;
- Cent OS (ClarkConnect é baseado nista)

Para fazer os backups creio que o cron faz isso. Não sei é como isso se faz mas aqui o pessaol sabe de certeza.
 
Pois .. tou a ver que tenho de ir ler.

Conheço alguma coisa de linux mas pouco. Vou exprimentar algumas dessas distros em vmware e ir martelando a coisa.
 
Back
Topo