Opiniões: Gostas de Linux?

Gostas de Linux?


  • Total voters
    503
Não é que queira dizer que Ubuntu é mau, mas já experimentaste outras distros?

Uso Gentoo 64 bits e nunca tive problemas a instalar ou usar o flash, fica como em 32 bits, é claro que a performance fica um bocado abaixo do Windows, mas é perfeitamente usável.
Não percebo como isso é possível, já que o Flash é feito pela Adobe e é transversal a todas as distros. Deve ficar tão usável como no Ubuntu, ou seja, uma treta.

O Linux continua a ser estável, as aplicações que escolhes é que podem não o ser, e estabilidade é diferente de velocidade, há que adequar o software ao nível do hardware.

Como eu disse anteriormente, se não instalares nada no Windows ele também é estável. Supostamente o Linux era mais estável que o Windows, mas no fim, a minha experiência não diz isso.

Podes dizer que a culpa é do utilizador, e até pode ser verdade, mas no fim do dia também é por isso que o Windows é instável, ou seja a estabilidade é dependente do utilizador e do uso, não tanto do SO.
 
Última edição:
O mal é que a malta não se informa antes de usar as coisas...
Dou exemplos:
1º Podes instalar programa na net, obvio que da página oficial, conforme descrito aqui no tópico do opensuse.
2º Que versão testaste? é que a última versão funciona correctamente pen's 3G, nativamente, tem-se é de desactivar o pedido de pin. Eu tentei e uso.

Mas mais uma vez, a desinformação das pessoas e andarem às voltas claro que dificulta a aceitação de 1 novo sistema... Certo é que existem programas Windows-Only, mas aí é remediar...

Sim, eu sei que posso, eu é que simplesmente não dou com a maneira de o instalar a partir daí. Já googlei e dizem que tem que se fazer uns comandos no Terminal para instalar esses programas. Eu vou ao terminal e faço esses comandos, agora o problema é que aquilo simplesmente não corre. Os comandos não funcionam. Ou isso, ou sou eu que estou a ser azelha... Tenho de ir, no KDE4, a "Instalar Software" e adicionar o endereço do repositório para conseguir instalá-lo. Mas olha, isso nem é o menos, porque assim instala-se tudo a partir de um só sítio, e isso eu gosto.

Testei a versão 11.2 final. Eu ligava a pen, e não detectava nada, absolutamente nada. Fui até ao Centro de Controlo KDE para accionar aquela opção "Detectar Modems 3G" (penso que era assim), e apareciam várias opções (eu seleccionava 3G) mas depois no modelo só aparecia Qualcomm (Zapp), e não me identificava correctamente a pen (ZTE HSDPA MF626). O problema estava aí: é que no Caixa Mágica identifica isso na boa, e no OpenSUSE não, e não sabia como activar isso...

Preparado para remediar isso dos programas de Windows no Linux estava eu. Sei trabalhar mais ou menos com Wine para fazer isso. E até gosto da filosofia por detrás do Linux. O problema é, e infelizmente continuará a ser por mais algum (mas não muito mais, diria mais 1 ano ou 2), uma compatibilidade menor (boa, mas menor) em relação a outros SO, no que a hardware diz respeito. E isso, até estar quase completamente colmatado, ainda é um grande senão na adesão pelas pessoas a Linux.«
 
Última edição:
Não percebo como isso é possível, já que o Flash é feito pela Adobe e é transversal a todas as distros. Deve ficar tão usável como no Ubuntu, ou seja, uma treta.
Eu é que não percebo, o plugin da adobe até já existe em 64bits.
O flash é o mesmo, o resto do sistema é que não, e isso também pode ter influência.
A única coisa que noto é alguns breaks em alguns jogos flash, de resto tenho qualquer problema.

Como eu disse anteriormente, se não instalares nada no Windows ele também é estável. Supostamente o Linux era mais estável que o Windows, mas no fim, a minha experiência não diz isso.

Podes dizer que a culpa é do utilizador, e até pode ser verdade, mas no fim do dia também é por isso que o Windows é instável, ou seja a estabilidade é dependente do utilizador e do uso, não tanto do SO.
Acho que temos um noção diferente de estável.
Quando se diz que o Linux é mais estável que o Windows está-se a referir ao kernel, o que é verdade. Com certeza já deves ter apanhado BSOD's no Windows. E em Linux, Já apanhaste algum kernel panic? Duvido muito.

Se há programas que encravam, claro que há, assim como no Windows.
Mas enquanto no Windows facilmente o resto do sistema encrava também e tens que fazer reboot, em Linux quanto muito reinicias o X mas o resto do sistema continua a correr sem problemas.
 
Eu é que não percebo, o plugin da adobe até já existe em 64bits.
O flash é o mesmo, o resto do sistema é que não, e isso também pode ter influência.
A única coisa que noto é alguns breaks em alguns jogos flash, de resto tenho qualquer problema.
O plug-in existe para 64 bits (alpha), e basta pesquisar pela net para perceber que não sou só eu que o acho uma trampa. Se a ti funciona bem, tens sorte.
Eu não estou a dizer que não funciona.... funciona, mas funciona mal.

Acho que temos um noção diferente de estável.
Quando se diz que o Linux é mais estável que o Windows está-se a referir ao kernel, o que é verdade. Com certeza já deves ter apanhado BSOD's no Windows. E em Linux, Já apanhaste algum kernel panic? Duvido muito.
O Vista nunca me deu BSOD, e não é por isso que acho que é estável.
 
O plug-in existe para 64 bits (alpha), e basta pesquisar pela net para perceber que não sou só eu que o acho uma trampa. Se a ti funciona bem, tens sorte.
Eu não estou a dizer que não funciona.... funciona, mas funciona mal.
Se o plugin de 64 bits funciona mal então usa o de 32 bits, não deve ser difícil.

O Vista nunca me deu BSOD, e não é por isso que acho que é estável.
Ok, mas ainda me hás-de onde é que o Linux é instável.
 
Se o plugin de 64 bits funciona mal então usa o de 32 bits, não deve ser difícil.
Se fosse fácil de o instalar....mas não é....

Ok, mas ainda me hás-de onde é que o Linux é instável.
Para mim um sistema instável é um sistema que vai não vai os programas ficam meios "a dormir". É que o Ubuntu nem é estável nem fluido. Às vezes carrego no home e aquilo demora séculos a abrir a porcaria do File System (tenho 3 GB de RAM).

campista [PT disse:
]
e o flash para 64 bits está na fase alpha devem estar à espera que corra como uma versão já finalizada, enfim...
Eu constatei um facto. O que há, é mau. Eu como utilizador quero algo que funcione, estou-me bem borrifando se é alpha, beta ou gamma. A realidade é que o Flash para o Linux 64 bits é uma desgraça. Obviamente que quando o instalei já sabia que a performance ia ser duvidosa, mas isso é um bocado "beside the point"...
 
Última edição:
Se fosse fácil de o instalar....mas não é....
Só se for no Ubuntu...

Para mim um sistema instável é um sistema que vai não vai os programas ficam meios "a dormir". É que o Ubuntu nem é estável nem fluido. Às vezes carrego no home e aquilo demora séculos a abrir a porcaria do File System (tenho 3 GB de RAM).
Se isso te acontece é porque tens para aí alguma coisa mal, isso não é normal.
Mas por acaso é uma coisa que me irrita, cada vez que mexo num pc com Windows acontece-me o mesmo, primeiro que aquilo se mexa...

Como já disse, experimenta outras distros, Linux não é só Ubuntu.
 
Só se for no Ubuntu...


Se isso te acontece é porque tens para aí alguma coisa mal, isso não é normal.
Mas por acaso é uma coisa que me irrita, cada vez que mexo num pc com Windows acontece-me o mesmo, primeiro que aquilo se mexa...

Como já disse, experimenta outras distros, Linux não é só Ubuntu.
Infelizmente muita boa gente esquece-se disso. Existem muitas boas soluções (a começar logo nas baseadas em ubuntu (e não esquecendo outras como Arch, Opensuse, Mandriva, Fedora...), mais versáteis, melhor optimizadas mas infelizmente pouco conhecidas.

Mas este é 1 bom exemplo. 64 bits em Ubuntu é e sempre será 1 má experiência.
Como se pode ler no tópico Linux @ 64bits, a não ser que seja uma distro "multi-arch", vai dar sempre batatada. E sendo que nem debian nem canonical/Ubuntu estão abertas a tal, ou se usa tudo 64bits (o que é difícil, no comum mortal, a começar logo no Flash), ou é 1 tiro no pé.
Claro que as coisas melhoraram bastante, agora vai havendo (algum) suporte no flash,e muitos programas já são pensados a 64bits, mas ainda assim...
Mas discussões 64bits remeto para o tópico existente.

Btw, eu uso à já bastante tempo o plugin (alpha) do flash, sem problemas de maior.
 
Só se for no Ubuntu...


Se isso te acontece é porque tens para aí alguma coisa mal, isso não é normal.
Mas por acaso é uma coisa que me irrita, cada vez que mexo num pc com Windows acontece-me o mesmo, primeiro que aquilo se mexa...

Como já disse, experimenta outras distros, Linux não é só Ubuntu.

Tens distros que podem ser relativamente instáveis, basta serem bleeding edge e a probabilidade de teres problemas aumenta.

Quanto ao windows ser instável depende do que tens a correr, mas desde que deixaste de ter os drivers a correr em kernel mode a estabilidade aumentou e não foi pouco. Não me recordo onde vi, mas existia um gráfico que mostrava que no xp mais de metade dos bsod eram causados pelos drivers da placa gráfica.
 
Tens distros que podem ser relativamente instáveis, basta serem bleeding edge e a probabilidade de teres problemas aumenta.
E o ubuntu é bleeding edge?

Quanto ao windows ser instável depende do que tens a correr, mas desde que deixaste de ter os drivers a correr em kernel mode a estabilidade aumentou e não foi pouco. Não me recordo onde vi, mas existia um gráfico que mostrava que no xp mais de metade dos bsod eram causados pelos drivers da placa gráfica.
Isto já é offtopic, mas sempre que mexo nos dois portáteis cá de casa com Vista faz-me impressão a lentidão do GUI, e são poucos os programas instalados.
 
O Ubuntu é considerado bleeding edge em comparação com as restantes distribuições Linux, sim.

Não é o GRUB que acompanha a release Karmic Koala uma versão beta ou algo do género?
 
O Ubuntu é considerado bleeding edge em comparação com as restantes distribuições Linux, sim.

Não é o GRUB que acompanha a release Karmic Koala uma versão beta ou algo do género?
Não tinha ideia que o Ubuntu fosse considerado assim tão instável, ainda para mais sendo a distro mais popular entre novos utilizadores, não admira que muitos fujam.
 
Infelizmente muita boa gente esquece-se disso. Existem muitas boas soluções (a começar logo nas baseadas em ubuntu (e não esquecendo outras como Arch, Opensuse, Mandriva, Fedora...), mais versáteis, melhor optimizadas mas infelizmente pouco conhecidas.

Mas este é 1 bom exemplo. 64 bits em Ubuntu é e sempre será 1 má experiência.
Como se pode ler no tópico Linux @ 64bits, a não ser que seja uma distro "multi-arch", vai dar sempre batatada. E sendo que nem debian nem canonical/Ubuntu estão abertas a tal, ou se usa tudo 64bits (o que é difícil, no comum mortal, a começar logo no Flash), ou é 1 tiro no pé.
Claro que as coisas melhoraram bastante, agora vai havendo (algum) suporte no flash,e muitos programas já são pensados a 64bits, mas ainda assim...
Mas discussões 64bits remeto para o tópico existente.

Btw, eu uso à já bastante tempo o plugin (alpha) do flash, sem problemas de maior.


Não são menos conhecidas, a diferença está na forma como são instalados, o ubuntu é bastante user friendly na instalação, e isso é meio caminho andado para ter sucesso!
 
O meu único problema com o linux são mesmo os jogos, que volta e meia me apetece jogar e chapéu. Dual-boot é daquelas coisas que não daria uso, pois ia-me esquecer (literalmente) que tinha o linux instalado.
 
Não são menos conhecidas, a diferença está na forma como são instalados, o ubuntu é bastante user friendly na instalação, e isso é meio caminho andado para ter sucesso!
Acho que a instalação do Ubuntu é tão user friendly como outras.
Já experimentei o Fedora, fácil de instalar, wireless e compiz out of the box. Não sei o que é que o Ubuntu têm de mais user-friendly além de trazer mais software de origem como o OpenOffice, o que não é necessariamente uma vantagem.

O meu único problema com o linux são mesmo os jogos, que volta e meia me apetece jogar e chapéu. Dual-boot é daquelas coisas que não daria uso, pois ia-me esquecer (literalmente) que tinha o linux instalado.
Há uma data de bons jogos para linux grátis, não gostas de nenhum?
Agora ando a jogar AssaultCube, um FPS online do género do Counter-Strike.
 
Back
Topo