Opiniões: Gostas de Linux?

Gostas de Linux?


  • Total voters
    503
Acho que depende, mas os programas não vão ter acesso ao Registry do Windows e podem não funcionar, IIRC.

Mais uma vantagem do Linux: em vez de registry, configurações em ficheiros de texto, editáveis à mão!
O wine implementa o registry do windows, se não muita coisa não funcionava.
Basta fazer regedit na consola que aparece o editor de registo que é muito semelhante ao original.
 
Eu sei, mas se o programa está no C: quer dizer que já está instalado, o que significa que provavelmente já criou chaves no registry do Windows, a que não vai conseguir aceder pelo Linux...
 
Eu sei, mas se o programa está no C: quer dizer que já está instalado, o que significa que provavelmente já criou chaves no registry do Windows, a que não vai conseguir aceder pelo Linux...
Pois, é verdade, é o mesmo que copiar um programa instalado num pc para outro.
 
Última edição:
mas nem todos os programas precisam de chave de registo
e há formas de contornar isso

e além do mais ultimamente os programas standalone, que tem as suas próprias dependências, reparam o seu proprio registo quando este não existe.

ah! e o registo também é um ficheiro de texto editavel....
 
O Registry do Windows é um ficheiro de texto editável? Lol?

E claro que nem todos os programas precisam disso, por isso é que eu disse "podem" não funcionar, o Photoshop por exemplo sei que precisa das chaves criadas pelo instalador. Aliás, a maior parte dos programas com serial key precisam, porque é onde guardam a informação sobre a licença de utilização.
 
mas tu achavas que o registo do windows era o que se não um grande ficheiro onde está toda a informação?
e obviamente é editavel.. tal como um ficheiro de registo que exportas...

por acaso a licensa do Photoshop (CS4) nem se encontra no registo, se bem que tem lá uma "copia", caso o sitio original fique danificado
 
Última edição:
É um ficheiro (um não, até são vários), mas não é "de texto", é binário, logo precisa de ferramentas especiais para o editar, ao contrário da maioria dos ficheiros de configuração dos daemons em Unix/Linux em que se pode editar com qualquer editor de texto.
 
Última edição:
Não conheço em pormenor o sistema do "windows registry", até pq uso linux, mas esta questão suscitou alguma curiosidade e fui ver ver o que diz a wikipedia:

The Windows Registry is a database which stores settings and options for Microsoft Windows operating systems.

e mais à frente
.REG files (also known as Registration entries) are text-based human-readable files for storing portions of the registry.
O que parece indicar que o registry em si não é legivel.

e por ultimo
In contrast to the Windows registry's binary-based database model, some other operating systems use separate plain-text files for daemon and application configuration, but group these configurations together for ease of management.

A minha interpretação é que os ficheiros que compõem o registry estão em formato binário.
 
Lá está, o Linux tem a vantagem de se poder configurar com um editor de texto qualquer, em vez de se precisar de programas especiais. Além de que estar dividido em vários ficheiros é mais seguro, porque se por acaso o lixarmos não afectamos os outros.
 
O que acontece no linux acontecia nos primordios do windows - vulgo windows 1 e 2!
Mas na altura achou-se estupido não criar uma base de dados interna onde pudesse organizar tudo. Dai nasceu o registo do Windows.

O registo do windows é sim "binary-based"... mas pera.. não será todo o mundo informático informação binária? :X

O que acontece é que no Linux são ficheiros de texto (ou sem extensão definida, ou algo simples como um txt).. No windows apesar de ter uma extensão diferente é facilemente editavel.

Agora é preciso é encontrar o ficheiro correcto ;)
 
A minha opinião é um pouco esquisita, eu adora linux, mas não o posso usar como "main" isto porque como não sou expert e a maior parte das coisas que faço em windows não consigo fazer em linux (A minha maior treta é instalar algo) e como tal uso apenas para o básico, net e alguma exploração de OS, se percebe-se mais do assunto usava mais mas mesmo assim não podia ser main porque também jogo e não é pouco, em variedade tambem por isso para mim só mesmo para me divertir e explorar algo novo ...
 
o linux é bastante melhor o visual é muito mais acessivel, é mais pratico, mais leve e mais rapido!
o problema unico é não ser mt facil de usar para leigos! pk programas ha os mesmos k para o windows! e sempre podem usar o wine! mas o windows tb é fixe! mas não o vista claro!
 
mas não o vista claro!

Por sinal vista é o unico SO da Microsoft que gosto, o resto acho que esta "fora de moda", mas mesmo assim prefiro uma boa distro (Ao meu gosto, e simples) a vista, mas mais uma vez os jogos lixam tudo ...

Já agora porque é que as produtoras normais de jogos não criam os mesmo titulos para linux como criam para windows ?
 
A questão da base de dados centralizada vs ficheiros de texto dá pano para mangas...

Tradicionalmente no Linux tem-se optado pelo modelo dos ficheiros de texto, que tem as suas vantagens. Nomeadamente a facilidade de edição por parte do utilizador casual. A maioria desses ficheiros de texto usam configurações que se percebe intuitivamente e se edita sem obrigatoriamente ter que possuir grandes conhecimentos sobre aquele programa.

Mas também existem desvantagens. Manter uma rede de PC's, numa grande corporação, configurada desta forma pode ser um pesadelo para o administrador da rede.. Existem também algumas implicações ao nivel dos sistemas de ficheiros, porque aparentemente a proliferação de pequeníssimos ficheiros de texto pelo sistema, gera ineficiências..

Por isso é que actualmente a maioria dos programas do Gnome guardam as preferências num sitio centralizado, o Gconf.. E muito recentemente, o kernel developer que ao longo dos ultimos anos tem liderado os sistemas de ficheiros no Linux, que foi o responsavel pelo ext3 e pelo ext4, re-abriu o debate, com criticas duras à opção dos pequenos ficheiros de texto espalhados pelo sistema. Segundo a opinião dele isso hoje em dia não faz sentido, é profundamente ineficiente e obrigou até a alterações no funcionamento do ext4 de forma a não haver perca de dados no caso de uma interrupção brusca do sistema.



Qual é melhor? Não sei... Mas não é uma questão assim tão pacifica, cada opção tem os seus méritos.
 
@above: por acaso o GConf, apesar de usar uma biblioteca única para acesso aos dados, usa muitos ficheiros para os guardar. Basta ir à pasta $HOME/.gconf que se vê que ele tem uma pasta "apps" com subpastas, uma para cada programa, e só aí é que tem os ficheiros. Além disso, são guardados em XML, ou seja, em texto.

Pois, eu ouvi falar desse problema no Ext4, se bem me recordo foi quando o Linus chamou idiota ao gajo que programou o algoritmo no Ext4 que escrevia o journal (que é suposto registar tudo o que acontece no disco, para evitar essas tais perdas) de forma não sincronizada com os dados.

Eu gosto dos ficheiros de texto, mesmo que não sejam tão eficientes: tenho duas configurações de redes Wireless, uma em cada ficheiro, e um pequeno script que copia o ficheiro adequado conforme o que eu escolher. Dá muito jeito.

Por sinal vista é o unico SO da Microsoft que gosto, o resto acho que esta "fora de moda", mas mesmo assim prefiro uma boa distro (Ao meu gosto, e simples) a vista, mas mais uma vez os jogos lixam tudo ...

Já agora porque é que as produtoras normais de jogos não criam os mesmo titulos para linux como criam para windows ?

Porque o Windows tem 89.6% do mercado e o Linux ainda nem sequer conseguiu 1.5%.
 
posso dizer que uso mais de 95% o ubuntu, mas nao posso dispensar o windows, principalmente por comverter ficheiros de office para PDF e de vez em quando de jogar em rede.

acho que é o que me faz ainda depender do windows.
 
posso dizer que uso mais de 95% o ubuntu, mas nao posso dispensar o windows, principalmente por comverter ficheiros de office para PDF e de vez em quando de jogar em rede.

acho que é o que me faz ainda depender do windows.

Tanto o OpenOffice como o Google Docs permitem converter ficheiros do MS Office para PDF, e funcionam razoavelmente bem.
 
Adoro Linux, no meu caso o Ubuntu
Como dizem, primeiro estranha-se, depois entranha-se, e é verdade.
Primeiro há uma fase de adaptação, devido a certos programas ( não fosse a maioria de software feito para o Windows), mas quando se apercebe que há alternativas para os mesmo,aí Ubuntu forever.
Mais leve, mais rápido, sem preocupações, isto é instalar e esquecer os problemas com o Windows ( antivirus, firewall, desfragmentar, limpeza de registo e por aí afora )
E para mim a vantagem de tudo ser OpenSource.

Cumps
 
Mas já existe o Linux Standard Base que têm esse mesmo objectivo.
http://www.linuxfoundation.org/collaborate/workgroups/lsb
http://en.wikipedia.org/wiki/Linux_Standard_Base

As "entranhas" das várias distros de linux são as mesmas, o que varia são as aplicações de ao nível do desktop, e é nisso que diferem as várias distros, se até nisso fossem todas iguais não havia muito por onde escolher. Pode haver quem preferisse assim, mas uma das coisas que me faz gostar de linux é o facto de poder escolher e adaptar ao meu gosto cada uma das partes que o compõem.
 
Back
Topo