Opiniões: Gostas de Linux?

Gostas de Linux?


  • Total voters
    503
Desde que exprimentei ubuntu e fedora adorei mas acho que é complicado descolar do windows e mac OS (uso os 3 SOs). Em primeiro, claro mac, linux e so uso windows pela compactabilidade de jogos e programas. Apenas isso pq se pudesse já o tinha posto ao lixo! :lol:
 
Boas, quanto a isso vou dar a minha opinião.
Linux sem internet é monstro. Já exprimento ubuntu desde a 6.04. É preciso ter noção dos comandos (que para quem usa o windows ou mac é bem lixado - ao ínicio).

A nível visual, é aquela base : o compiz ( os outros, como XGL, EMerald, etc) conseguem partir o Windows com a performance 3D. Fora isso, uso linux por ser diferente. É muito pouco funcional, embora seja o futuro.

Creio que o grande problema é a complexidade. Quanto mais simples, melhor. Isto tudo é também relativo: existem muitos problemas no Windows, porque maior parte das pessoas usa Windows. Se todos utilizassem Linux, o Linux seria bastante inseguro. O mesmo se aplica ao MAC.

Resultado: adoro Windows, gosto de MAC, gosto de Linux :x2:
 
"Se todos utilizassem Linux, o Linux seria bastante inseguro."

Isso é um mito bastante repetido, mas eu não concordo: o Linux é mais usado que o Windows nos servidores, que são os sistemas mais atacados. E mesmo quanto à segurança de utilizadores, o Linux sempre manteve um sistema de permissões muito melhor que o Windows, em que todos eram Administradores.
E no Pwn2Own o Mac foi o primeiro a cair.
 
O que eu tenho a dizer é o seguinte . O Linux é simplesmente espetacular, não sei explicar mesmo .
É o seguinte:
O meu disco deve estar com bad sectors, porque ao instalar quer o Vista, quer o XP, ele não me deixa, pois diz que pode estar danificado . Hoje, já sem esperança, instalo o Ubuntu, e dá perfeitamente . Agora eu a pensar, tudo bem, mas agora nao tenho net.. Qual o meu espanto, quando ligo o router ao pc, ele detecta a net, e nao preciso de instalar drivers ! Fiquei muito, mas mesmo MUITO impressionado com o Ubunto, sem dúvida que agora vou ter de me habituar, enquanto não comprar um disco novo :D
 
Boas, quanto a isso vou dar a minha opinião.
Linux sem internet é monstro.

Se todos utilizassem Linux, o Linux seria bastante inseguro.

- Não percebi... Sem internet?

- O que faz o windows inseguro, não é o facto de ter muitos utilizadores a tentar explorar as falhas de segurança. Falhas de segurança todos têm, no caso do Linux, por ser Open-Source, são corrigidas mais rapidamente, mas não deixa de as ter.

O que o torna os sistemas *nix mais seguros, é a própria estrutura do SO, como por exemplo, o sistema de permissões implementado. No caso do Windows, o sistema de permissões para além de ser fraquinho, faz com que os utilizadores (caseiros) sejam quase obrigados a utilizar o PC em modo de administração, e obviamente, isso é o primeiro passo para um SO ser 'destruido'
 
Eu acho que a maior falha de segurança continua a estar entre o computador e a cadeira.

sem essa "falha de segurança" o computador é algo inútil.

Há que ver que cada sistema operativo tem os seus aspectos positivos e negativos, não vale a pena virem evangelizar o vosso SO só porque não se gosta do outro, sei reconhecer os pontos negativos do Windows, mas tambem sei ver os do Linux, o mesmo com os positivos.

tudo depende do gosto e utilidade.
 
Boas,
Eu acho que o " Não Presta para nada mesmo" é muito abrangente, podia existir um do género: "Experimentei e não gosto" e ainda outro "Não experimentei". Se bem que aqui não devem existir problemas com fanboys de outros SO's, afinal de contas estamos na secção Linux etc etc.... Portanto ou se gosta ou não presta para nada, não é preciso justificar, acho que o user que abriu este tópico mereçe os parabéns, não é qualquer um que cria um tópico pão-pão, queijo-queijo, que não vai criar flamewars decerto, os textos extensos aqui ficam resumidos ao gostar em determinadas condições, ou então não presta.

Temos de dar valor ao user porque ele podia ter feito a votação mal, do género: Adoro; Não Gosto.... dessa forma o tópico já estaria em chamas...

Aquele abraço.
 
Última edição:
Gosto muito :D Não o uso pelo facto de ser super configuravel e tudo mais, mas sim pelo contrário... ele simplesmente funciona bem e não dá chatices.
Mas o windows faz falta. De vez em quando lá tem que ser, para poder correr algumas aplicações.

Uma coisa que eu nao gosto em linux, e não percebo, é o facto dos programas instalados ficarem espalhados por mil e uma pastas. Pelo menos eu que não percebo muito das "entranhas e especificidades" do SO, aquele sistema de organizar as aplicações e serviços parece um autentico labirinto.
O que vale é que há o synaptic que trata das coisas certinhas, mas mesmo assim...
 
Última edição:
Uma coisa que eu nao gosto em linux, e não percebo, é o facto dos programas instalados ficarem espalhados por mil e uma pastas. Pelo menos eu que não percebo muito das "entranhas e especificidades" do SO, aquele sistema de organizar as aplicações e serviços parece um autentico labirinto.
O que vale é que há o synaptic que trata das coisas certinhas, mas mesmo assim...
Pode não estar tudo o que pertence a um programa num único sítio, mas cada uma das partes do programos têm um sítio específico, executáveis em /usr/bin, bibliotecas em /usr/lib, dados em /usr/share, configurações em /etc e /home/.., etc.
Até acho esta organização muito boa.


Uma das coisas que ainda me faz gostar mais de linux é o facto de poder andar a brincar e breakar partes do sistema mas o que está a correr continua a correr mesmo que precise daquilo, e há sempre forma de dar volta ao problema, sem ser preciso sequer fazer reboot. :D
 
Gosto e usei algumas vezes durante o curso.

Sou webdeveloper (xHTML) e necessito de testar o que faço em 5 browsers (IE6/7/8, FF2/3), e essa é a unica razão pela qual não uso linux.. Já me basta ter uma máquina virtual apenas para o IE8 e FF3 (uso FF2 no dia a dia).. Se usasse linux, ia precisar de duas (outra para os restantes).

De resto acho que a principal razão para não mudar de vez é o facto de estar muito habituado ao ambiente windows (XP) e de gostar da suite da adobe para trabalhar.. (photoshop + dreamweaver).. Talvez desse para por a correr com o WINE, mas honestamente não me dou ao trabalho de passar umas horas a tentar descobrir se sim ou não, para no fim não dar..

Anyway, quando o meu DELL (laptop) der a alma ao criador virá um machibombo Apple :D
 
São opiniões, mas já agora podias dizer o porquê?

Porque lhe perguntas isso? o tópico está bem claro, ou gostas ou não presta, para quê perder tempo a explicar? O próprio tópico não te dá hipótese de tal, ou gostas por determinado motivo ou então o linux não presta... acho que tá porreiro, evita grande "falatório". :P
EDIT: atenção também tens ali o de experimentar mas ser neutro, caso contrário não presta;)
 
Última edição:
Back
Topo