[Opiniões] Passar de sistema SLR para MIL? Prós e Contras...

Acho que estas a colocar a fasquia a níveis irrealistas. Por exemplo, pelo que percebi, o único senão das m43 da Panasonic era não terem estabilização no corpo. Mas nenhuma Canon ou Nikon tem estabilização no corpo! Essa "sensação de produto completo" é muito parecida com o conceito "máquina perfeita", que não me canso de dizer que não existe, nem nunca existirá. A D70S não é perfeita, e a D7000 também não é. E embora em geral D7000 > D70S, há situações em que D70S > D7000!
Se quiseres uma máquina que faça tudo exactamente como queres, o mais provável é que nunca encontres uma que te satisfaça.

Eu acho que não me expliquei bem...

Como é obvio, não espero uma EVIL com performance duma D7000... Agora acho que a todas elas falta aquela sensação de produto completo. Aquela sensação que tens ao usar por exemplo uma DSLR entry-level da Nikon, como a D40, a D60 ou a D300.. Nunca foram as melhores do mercado em termos de features, e algumas até já pareciam atrasadas no lançamento, mas a verdade é que tinham tudo o que se espera de uma DSLR e funcionavam incrivelmente bem. Sensação que por exemplo nas DSLR's da Olympus, apesar da featuire list ser interminal, nunca tive..

E com as EVIL acho que ainda nenhuma está madura o suficiente para fazerem tudo aquilo que é suposto.. E para mim o essencial é:
- Ser pequena
- Ter estabilização
- Ter flash

As únicas que chegam perto destes requisitos são as Olympus E-PL1/2, mas sinceramente a construção e os controlos da E-PL1 não me agradam nada.. Já a E-P2 por exemplo agrada-me bastante em quase todos os aspectos, mas não tem flash.. E as Panasonic, são bastante boas, mas com lentes estabilizadas perdem qualquer vantagem em termos de tamanho porque as lentes são enormes...

Enfim.. Aguardo pela E-P3.. Antes de esquecer esta questão das EVIL...


Por outro lado, estou cada vez mais inclinado a caso não saia uma EVIL que me convença totalmente até ao verão a trocar a D70s por uma D7000...


EDIT: A E-PL2 que foi agora apresentada aproxima-se bastante do que eu pretendo de uma EVIL.. O facto de o flash permitir inclinar a cabeça para o tecto, então acho que é um toque de muita qualidade... E o sistema de focagem em conjunto com as novas lentes melhora muito. Mas as máquinas da série E-PLx não têm um sistema de estabilização muito eficaz, ao contrario das E-Px, têm uma construção menos cuidada e o sistema de controlos aproxima-as mais de quem vem de uma compacta do que de uma DSLR.. Pelo que vou esperar para ver o que ai vem com a E-P3.. Se tiver flash, acho que mudo de sistema..
 
Última edição:
Back
Topo