• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Opiniões? Portátil Gaming Leve.

Maiqueke

Power Member
Boas!
Ando a pensar reformar o meu velhinho Toshiba Satelite e como tal, ando no mercado à procura de opções que a gráfica já não é o que era (está completamente desactualizada com as necessidades actuais) e procuro algo que não sei se será muito simples de encontrar.

1) Qual é o orçamento disponível?
Esta parte é variável, claro que prefiro pagar 1000 do que 2000, depende até onde compense ir.
O Ideal seria 1000-1500.

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

Pequeno e Leve: 13" - 14" &
Tamanho vulgar: 15" - 15.6"
Creio ser o ideal para conciliar trabalho/lazer, algo dentro destes valores

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Estou aberto a sugestões.

4) A que tarefas se destina o portátil?
Trabalho de processamento algo pesado e um gaming algo frequente ao fim do dia quando se chega do trabalho.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
Sim, vou transportar muito o portátil entre casa e o trabalho, apesar de trabalhar num escritório (parado), queria algo um pouco mais móvel que o mono do meu toshiba para evitar andar com coolers, o peso dele , o carregador gigante (bateria viciada, não sei se me compensa comprar outra) e os 1500 cabos atrás para ele não aquecer ou ter uma performance aceitável.

6) Quantas horas de bateria necessitas?
Quanto mais melhor.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
Sim. Cs GO, Overwatch, PUBG, Fifa, ..., e ocasionalmente novidades que saiam. Se ficar bem servido na gráfica, fico bem servido com o processamento no meu trabalho também, pelo que é algo importante.

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)

2. 1600x900
3. 1920x1080
4. 3840x2160

9) Quando é que vais comprar o portátil?
Se surgir agora um bom negócio para já, mas talvez aguente mais uns 3 mesitos, se o toshiba não der o berro, o que anda a ameaçar, mais dia menos dia.

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?
Tendo em conta que até vou jogar um ou outro jogo pesado e preciso de algum poder de processamento de dados e imagem no trabalho, acho que deverá rondar algo como uma GTX1060 e um i7 com boa velocidade.


Observações:
Vi agora que vão sair os novos surface híbridos e fiquei apaixonado por aquilo. Era mesmo algo desse género que tinha em mente, mas pagar quase 4000(entre 2000 e tal a 3900?) euros por um portátil não me parece viável, já tenho a minha torre em casa, queria um bom portátil, leve para ir para o trabalho e transportar para casa (à semana fico noutra casa, logo não levo a torre atrás, tem de ser o portátil).
Andei a ver uns, de 15'' por exemplo (ATENÇÃO: Ainda nao pesquisei o suficiente para saber se há alguns problemas associados aos modelos que vou referenciar):

  • HP OMEN 15-ce009np 15.6" : O poder dele pareceu-me bastante razoável, um i7-7700 quad-core, c/ turbo até 3.8 Ghz, 16 gb de ram, monitor 120 hz e uma gtx 1060 6gb ddr5 agradou-me bastante à vista e até acho que está com um preço razoável agora (1400euros), se bem que acho que vai subir outra vez. Apesar de não ser tão "portátil" como um ultrabook, seria uma opção a considerar.
  • Asus ROG 15.6'' G501: Tal como o anterior, também me pareceu muito potente e mais portátil até (gostava de alto nesta linha, assim com um perfil mais baixo, bonito, mas sem dar muito nas vistas, fino, que desse para transportar bem), apesar de o único que tenha visto a um preço mais em conta seja recondicionado.
  • Gigabyte Aero 15-W: Vi que esta brincadeira no papel era fantástica e apesar de começar a esticar um pouco o preço, aliáva além das boas specs, a questão da portabilidade que gosto bastante. Contudo, li algumas críticas negativas relativamente ao ecrã, não sei se se confirma ou não.
  • ASUS ROG Zephyrus GX501: Bastante bonito, e portátil, mas a gama de preços já começa a ser muito pouco agradável. Tem um perfil a lembrar o razer blade pro e esse não, mas o razer blade também seria uma opção, não fosse o ecrã tão pequeno e o preço inversamente proporcional ao seu tamanho :P
  • Lenovo Legion Y520/Y720(vi dois mas eram iguais, é porque posso escolher as specs?Vi que havia vários 520): No papel pareceu-me uma boa opção a ter em conta, com um i7 ate 3.8, gtx 1060, ssd 256 gb, apesar de só trazer 8 gb de ram (em principio chega, mas também deixar por até 16) e não ter os 120hz do primeiro, tendo uma gama de preço mais acessível (1199).
  • MSI 15.6" GL62MVR: i7-3,8ghz; 8gb ddr4; gtx1060 - 1059 euros.
O que acham? Gostava de algo portátil, leve, do estilo do surface que vai sair (mas visto que é incomportável pagar aquilo para o cidadão comum, queria saber se há algo no mercado mais em conta).
Mas atenção: Vou SEMPRE escolher performance vs mobilidade. Se conseguir aliar uma à outra, tanto melhor.

Cumprimentos !
 
Última edição pelo moderador:
Antes de mais, cuidado com esses links para lojas.
Não há gaming ultrabooks, o mais perto que arranjas disso é ultrabooks com mx150, que é uma gráfica para light gaming, fora isso GTX é quase tudo com portáteis mais pesados.
 
Antes de mais, cuidado com esses links para lojas.
Não há gaming ultrabooks, o mais perto que arranjas disso é ultrabooks com mx150, que é uma gráfica para light gaming, fora isso GTX é quase tudo com portáteis mais pesados.

Pois, não tinha a certeza se com link incorporado havia problema, já tiro.
Vou mudar o título então, que vou optar sempre pela performance vs design, mas queria ver se arranjava um mais levezito.
Já agora, os surface's híbridos que vão sair agora não são já uns "gaming ultrabook"? Vá, dito por outras palavras.
 
Última edição:
Alem desse vê ainda o MSI GS63VR 7RF. Já esteve disponivel em várias lojas, mas por encomenda deve ser fácil de arranjar. Acho que se enquandra no que pretendes, além do que tem um excelente sistema de cooling para algo tão fino.

O problema do que procuras é que leve e potente trás sempre problemas. Olha o clevo p950hp6, que em teoria seria muito bom, mas parece um avião em funcionamento. Já o razer faz imenso throttling em carga e perde performance.

Basicamente tens várias opções que se podem enquadrar, mas tens escolher a prioridade. Peso? Performance? Relativamente silencioso? Ecrã?
 
Tens o Clevo P950HP6, com undervolt e whisper mode ativado nem o ouves. Stock ouves um pouco, mas nada como o pintam, como não fica tão limitado no cpu como alguns concorrentes ditos mais silenciosos, terá sempre de ser um pouco mais ruidoso, mas nada de exagerado.
 
Bonito, muito bonito e potente como eu quero, seria uma excelente opção com apenas 1,8 kg, mas já começa a passar os valores orçamentais que tinha em mente (se bem que tenho noção que provavelmente pelos valores que quero não vou ter tudo como desejaria).

Como referi, performance vai estar sempre em primeiro lugar.
Depois preferia um fácil de transportar, mas não é um deal breaker se pesar uns 2.5kg, desde que seja porreiro em termos de ocupar espaço (não seja um mono basicamente).
Também gostava de um com boa ventilação para poder finalmente deixar o cooler em casa que fica um monstro (no trabalho sem cooler a processar valores no trabalho chega aos 90º, imaginem a jogar um joguito de cs. Por mais que o limpe por dentro, passado um mês está igual).
Ecrã não preciso do UHD4k, mas como passo muitas horas em frente ao ecrã, seria bom que fosse um de qualidade (chamou-me a atenção do HP pelos 120 hz, mas acho que não gostas muito da HP ou estou enganado? :P ).
O Silencioso desde que não seja uma mini rebarbadora tudo bem, pode fazer um mínimo de som (dentro dos padrões né).

Vi aínda o MSI 15.6" GL62M (que me parece igual ao MSI 15.6" GL62MVR só que custa menos 10 euros e traz mais 1 SSD?), o Asus ROG Strix (gráfica pior, a menos que seja o GL502) e o MSI 17.3" GP72MVR 7RFX(Leopard Pro) (Este já com outro perfil, com 17,3'', é uma boa opção em termos de performance já agora?).
 
Tens o Clevo P950HP6, com undervolt e whisper mode ativado nem o ouves. Stock ouves um pouco, mas nada como o pintam, como não fica tão limitado no cpu como alguns concorrentes ditos mais silenciosos, terá sempre de ser um pouco mais ruidoso, mas nada de exagerado.

Menos de 2kg e as specs como quero, mas esse já tinha de vir da amazon certo? Por cá não estou a ver nada
 
Não conheço a loja, já compraram lá? Mão de obra Garantia vitalícia, elah :P
É um caso de estudo sem dúvida, onde têm loja? Vi Lisboa e Aveiro?
 
O clevo p950 seria uma opção, e a loja é de referencia. Apenas duvido do barulho que produz, mas nunca o vi ao vivo, apenas li sobre ele e nesse ponto li que faz bastante barulho. Mas nada como ir ver ao vivo. O MSI GS63VR que referi existia noutras configurações mais baratas, com SSD mais pequeno, mas agora não está nenhuma disponivel. O HP... Duvido sempre da HP pelo péssimo registo anterior nos sistemas de cooling. Posso estar a ser injusto, mas....

Acerca das temperaturas, qualquer portatil moderno com um cpu moderno, se tiver undervolting bem afinado, dificilmente chega a essas temperaturas. A base de coolins deve ser uma coisa do passado.
 
Nada como investigar :P
Eu esta semana vou andar Eu tenho um SSD no meu portátil aínda da crucial que podia trocá-lo se fosse preciso (o outro ainda ficava com o hdd de origem, que eu tirei a drive de cd's para por um SSD), mas se já viesse um incluído tanto melhor.
O MSI 14" GS43VR 7RE por acaso está com uma promoção porreira aí na loja da concorrência a 1600 euros, mas tenho um bocado de receio das 14'' em vez das 15'', só vendo ao vivo. Não sei até que ponto compensa dar os 2200 +- por esse quando tenho opções quase 1000 euros mais baratas com exatamente as mesmas specs (acho eu, não sei se estou a dizer barbaridades xD). A questão é que esse é mesmo muito leve e fino que seria o ideal, certo?
 
Bem, após alguma pesquisa surgiu esta opção : MSI 15.6" GE63VR 7RF(Raider) : PVP: 1 749,00€
  • Processador: Intel® Core™ i7-7700HQ Quad-Core, 2.80 GHz com Turbo até 3.80 GHz, 6 MB Cache
  • Memória RAM:
    • 16GB (1x16GB) DDR4 2400MHz
    • 2 x Slots SO-DIMM (1 x livre / 1 x ocupado) p/ expansibilidade total até 32GB
  • Ecrã: 15.6" FHD (1920x1080), 120Hz wideview, 94% NTSC, Anti-Glare
  • Placa Gráfica: Intel® HD Graphics 630 (Integrado no CPU) + Nvidia GeForce GTX 1070 8GB GDDR5
  • Armazenamento: SSD 256GB (NVMe M.2 SSD by PCIe Gen3 x4) + HDD 1TB (SATA) 7200rpm
O que vos parece?
Depois há a versão mais "económica" HP OMEN 15-ce009np (se bem que fico de pé atrás se os hp andam a dar problemas pelo que já falaram noutra thread) ou o Legion Y720 que depois se poderia melhorar.
A questão é que o que referi parece-me estar a um excelente preço já future proof com a 1070 e o disco ssd excelente que traz(para não falar dos 16 gb de ram e o processador que pretendo).
E 2.39 kg já não é propriamente pesado.
O que acham?
 
Ou o MSI 15.6" GL62MVR: PVP: 1 059,00€
  • Processador: Intel® Core™ i7-7700HQ Quad-Core, 2.8 GHz com Turbo até 3.8 GHz, 6 MB Cache
  • Memória RAM:
    • 8GB (1x8GB) DDR4-2400 MHz
    • 2 x Slots SO-DIMM (1 x livre / 1 x ocupado) p/ expansibilidade total até 32GB
  • Ecrã: 15.6" FHD (1920x1080), wideview, Anti-glare
  • Placa Gráfica: Intel® HD Graphics 630 (integrado no CPU) + Nvidia GeForce GTX 1060 6GB GDDR5
  • Armazenamento:
    • HDD 1TB 5400 RPM
    • 1 x Slot (livre) p/ SSD M.2 (NVMe PCIe Gen3 x4 / SATA
    • Peso: 2.2Kg
Perco o disco XPTO, os 120Hz de ecrã, a 1070 e 8 gb de RAM, mas o investimento não é tão agressivo (e posso sempre fazer o upgrade depois, excepto a gráfica).
Decisions Decisions ...
 
O Aero era o ideal, mas gostava de saber se os problemas de ecrã que ouvi falar são verdade (Portabilidade+potência), mas não dará asneira um pc tão potente num corpo tão fino?
O GL é uma categoria abaixo mas são 700 euros de diferença, faz pensar um bocado as opções ..
E depois teria o GE63 vs o Aero que o GE acho que também já e a gama acima pelo mesmo preço (ou menos).
 
Sim, li que está no limite permitido para andar de avião(?). Umas 6 horas ou estou em erro? Eu aprecio uma boa capacidade de bateria, mas não é vital, se só ser para umas 3 horas que seja

Com undervolt deve fazer umas 9 horas sem problemas. Que problemas de ecrã achas que tem o Aero?
Quanto ao arrefecimento, em termos de tamanho o GE63 não é muito diferente do Aero, e tem uma 1070. Dos testes que vi o Aero aguenta-se bem.
 
Back
Topo