1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

[opiniões] Que disco escolheriam para o portátil?

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por nulio, 2 de Dezembro de 2007. (Respostas: 13; Visualizações: 906)

1. nulio

nulio I quit My Job for Folding

Boas ppl,

Ando a pensar comprar um disco de 250GB ara substituir o de 80GB do meu novo portátil.

Estou na dúvida entre o Samsung HM250JI, o Western Digital WD2500BEVS e o Hitachi HTS542525K9SA00. Também pensei num Seagate equivalente mas o consigo encontra por Terras Lusas nem o site da Seagate tem este modelo detalhado.

Os samsung são os mais baratos. (link) (link)
    Os Western são os que têm melhor fama mas a maioria das lojas só tem a versão EIDE e são mais caros. (link)
    Os Hitachi também não nada baratos. (link)

Estive a ler os comentários de ppl que comprou discos na newegg e entre os Samsung e WD os segundos têm mais reviews positivas mas está ela por ela. Ambos tiveram vários utilizadores a dizerem que os discos morreram logo, a WD principalmente nos últimos tempos. (link) (link)

Por haver vário ppl a queixar-se de avarias se calhar devo procurar uma loja com boa fama na resolução de RMAs do que uma loja que procure vender barato e depois goste de descartar responsabilidades. Ou será que a garantia destes discos pode ser accionada directamente com o fabricante?

Já alguém experimentou algum discos destes? Opiniões para a escolha dum deles?

Thanks in advance,
    Cumps

Última edição: 2 de Dezembro de 2007
  2. Joao Tiago

Joao Tiago I quit My Job for Folding

Não achas melhor um disco com menos 50GB mas a 7200rpm? Ou precisas mesmo de 250Gb?

3. nulio

Acho que um de 7200rpm de 200GB fica ainda mais caro que um de 5400rpm de 250GB. E tenho receio que aqueça mais. Em termos de consumo energético não poderá aumentar também? Edit: por acaso não são muito mais caros, mas já vi consomem mais energia. Devem também aquecer muito mais. Resta saber se muito mais.

Por um lado prefiro também mais espaço.

4. miguelbarroso

miguelbarroso Power Member

5. nulio

Thanks, bastante útil.

O Hitachi 7200rpm 200GB é mesmo o mais performante mas é barulhento e gasta bastante.

Gostei do WD 250GB 5200rpm, boa performance até e muito silencioso, mas gasta muito ao início e já li um comentário dum user que isso lhe deu problemas por gastar muita energia ao iniciar. Os Seagate 5400rpm pareceram-me mais equilibrados, mas foi dos que ainda encontrei menos comentários.

6. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

7. nickie

nickie Power Member

Tenho esse Hitachi há cerca de 1 mês e não o acho barulhento nem notei diferença ao nível de consumo relativamente ao Seagate de 120gb que tinha. Claro que se tiver a trabalhar com bateria e a puxar muito pelo disco, gasta mais. Mas para a utilização normal em bateria (word, excel, net e uns mp3) não notei redução de autonomia. Se houve, foi negligenciável. Quanto ao aquecimento, tb não notei diferenças na utilização normal. Só notei qd meti o disco a trabalhar durante uma hora sempre a puxar e mesmo assim nao sei até que ponto o outro tb não iria aquecer igualmente.

8. balute

balute Power Member

Pelas reviews e opiniões que li, o mais rápido é o Samsung, seguido do Hitachi. E o Hitachi consome menos, seguido do Samsung. Todos são muito silenciosos e aquecem pouco, mas o WD é o que faz menos barulho.

9. nulio

Tou agora a pensar no tal samsung de cima o HM250JI, estou a meio duma review do Tom. Está bastante barato cá em Portugal. Sabem se podemos accionar a garantia directamente com a Samsung, como nos monitores deles?

Queria mesmo ver se encontro também mais detalhes dos Seagate 2.5" 5400 250GB.

A performance preocupa-me mas no meu caso vou dar prioridade ao consumo e silêncio (este mais difícil de saber por só aparecer em algumas reviews).

Vou mudar o nome do tópico :)

Cumps

10. AudigyMaster

AudigyMaster Power Member

Tenho um actualmente no meu M570RU, não sei como é que medem esse barulho pois eu não noto nada. Análises do estilo, escoste o ouvido á zona do palmrest onde se encontra o disco e analise o ruido, são do mais estúpido que há, pois não estou a ver alguém usar o portatil com o ouvido encostado ao plamrest. Outras do estilo, á o disco X tem mais 2dB... deve ser a gozar, nem o ouvido humano difere tal diferença.

Na review que referem diz:
    Claramente irrisório...

Aliás tenho aqui um disco externo, um Samsung 2,5" de 160GB 5400RPMs, e noto claramente quando ele está em tarefas de escrita/leitura porque ouve-se claramente o ruido das cabeças.

Em termos de gastar bastante, a diferença não é abismal ao ponto de diminuir drásticamente a autonomia.

Os ganhos de desempenho de um 7200RPMs face a um 5400RPMs são tanto nas taxas de transferencia como nos seek times, apresentanto menores latencias de acesso.

Em relação a marcas, a Hitachi tem a reputação de mais performance, e a Seagate e WD de menor ruido. A Samsung é um misto...

Temperaturas, anda sempre á volta dos 45/48 em tarefas pesadas, sendo que em idle baixa para 38/40. Não noto qualquer aquecimento desconfortável na zona em que o disco se localiza.

Por fim, recomendo!

Abraço ;)

11. nulio

Claro que 2.5dB/A não é muito, mas não é por isso que vou ignorar que disco X faz mais barulho que Y. No meu caso interessa-me mesmo tentar manter o máximo de autonomia do portátil, a diferença de 25% em load e de 100% em idle é bastante. Claro que não sei ao certo se mudará muito a autonomia do portátil mas penso que sempre ajudará um pouco.

Para o tipo de uso que lhe vou dar, prefiro algo um pouco mais silencioso (mesmo que não note ao início), que sei que me pode ajudar na autonomia, com mais espaço e um pouco mais fresco do que ter menos disto tudo por uma melhor performance. Claro que para outros utilizadores a performance será o mais importante.

Decidi esperar mais um pouco, a ver se começam a sair os Seagate. Agora talvez fosse po samsung, está bastante barato e parece bom também.

Cumps

12. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Bom post.
    O Hitachi tb tem 16MB de cache pelo que tb devem dar uma ajudinha. Espero que cheguem depressa cá ao burgo :)

13. xtr3me

xtr3me Power Member

Acho estranho, visto que até há bem pouco tempo acho a marca com os discos mais performantes era a WD, e era também a que tem os discos mais "barulhentos".

Quando se vai comprar um disco, tudo depende do que se faz com ele. Se temos tarefas de office, algumas operações de multimédia (filmes, audio, etc) acaba por ser mais importante o espaço, e o consumo energético do que velocidade dos acessos ou da pesquisa. Importante importante, é cache. Se se for para um disco de 5400, que seja com bastante cache.

14. nulio

Desenterrando o tópico...

Na altura acabei por não comprar qualquer disco para trocar o do meu MacBook.

Quem comprou o Hitachi 200GB 7200RPM está satisfeito?

Estou a pensar no novo WD 320GB 7200RPM. Está a um bom preço até e pelas reviews que encontrei até agora safa-se e bem!

Comparação WD 320GB e Hitachi 200GB

A única coisa negativa é que encontrei feedback de dois utilizadores que o meteram em MacBook Pro e sentem bastantes vibrações no portátil.

Cumps

Partilhar esta Página