Opteron LGA 1207 lançado

Por acaso sabes da importancia que tem as memorias Reg ECC no mercado server ?

[ironic] n, sou tonhó e comecei a brincar no outro dia com o pc lá de casa comprado na Vobis...[/ironic]

claro que sei ... mas n estou a falar das mems tou a falar do "soquete" ... esse sim é o primo do 940 e "cheira-me" que vai pelo mesmo caminho ... a n ser que a AMD lance um "soquete" novo para suportar o K8L para os pc's lá de casa and there we go again with the same old story... ( a do skt 939)
 
[ironic] n, sou tonhó e comecei a brincar no outro dia com o pc lá de casa comprado na Vobis...[/ironic]

claro que sei ... mas n estou a falar das mems tou a falar do "soquete" ... esse sim é o primo do 940 e "cheira-me" que vai pelo mesmo caminho ... a n ser que a AMD lance um "soquete" novo para suportar o K8L para os pc's lá de casa and there we go again with the same old story... ( a do skt 939)

Segundo a Amd, os futuros cpu socket AM3 serão compativeis com socket AM2.
 
Possivel Layout da plataforma 4x4, mas so com 4 desses 16 dims:

Since first mentioning of the 4x4 platform I was puzzled with the tough what will be layout of 4x4 motherboards. I mean, you need to place two sockets, and bunch of DIMM slots (although rumors are that 4x4 mb will have only 4, DIMM slots).

Looking at this Opteron (SocketF) mobo, it come to me that this would be perfect 4x4 design. This mobo is approximately 15mm wider then true ATX mobo which is not that much. But best of all it can host 8 DIMM slots, so theoretically with 2 GB DDR2- modules, you can go up to 16 GB of RAM!!

szk91.jpg


Can you guys attach some pics of dual socket ATX mobos, so that we can speculate little more? Or maybe can someone snitch a picture of true 4x4 mobo? ;)
http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=111759
 
Esse layout é de uma motherboard Extended-ATX.
Nem todas as caixas suportam esse formato.
Por acaso a minha Stacker antiga até suporta EATX sem problemas, mas numa caixa típica vai ser complicado.


Quero ver o que a AMD tem de sacrificar para ter dois sockets em formato ATX standard...

So é 15mm mais larga que uma board ATX.
Retirando 12 dos 16 slots de ram (deixam 4) e reorganizando o espaço sao capazes de so assim terem ja um mobo ATX.

Btw belo preço a Tyan da figura. 744 dolars :wow: (nao se percebe bem, mas depreendo que possam ser dolars. Senao sao yenes ou qq coisa parecida)
 
So é 15mm mais larga que uma board ATX.
Retirando 12 dos 16 slots de ram (deixam 4) e reorganizando o espaço sao capazes de so assim terem ja um mobo ATX.

Btw belo preço a Tyan da figura. 744 dolars :wow: (nao se percebe bem, mas depreendo que possam ser dolars. Senao sao yenes ou qq coisa parecida)

São Yen japoneses, e são 44940 (sim, quase 45 mil yen), que equivalem a ~386 dólares americanos.
Claro que no japão os preços são diferentes, mas mesmo assim é já o dobro de uma motherboard de topo para Athlon X2/FX, ou Core 2 Xtreme.

Imaginemos por cá...
 
Aquela board tem um ***** Serverworks HT1000, relativamente simples, que nem dissipador tem.
Um ***** (north+south) da nVidia ocupa sempre mais espaço.

Vai ser bem dificil colocar uma 4x4 em Atx.

http://www.tomshardware.pl/cpu/20051107/images/asus-k8n-dl-boardbig.jpg

Acho que esta é a board dual opteron mais pequena (sem contar com o SFF da iwill) e é E-Atx. Tem um layout........estranho.

Talvez a AMD trabalhando agora em conjunto com a ATI lance por si propria uma board para o 4x4 em vez de contar com a ajuda da Tyan ou outras empresas do genero.

Eu axo que é possivel fazerem uma boa board 4x4, mas so se for uma soluçao partindo de dentro da AMD agora ajudada pela ATI e tb poderá fazer uma parceria com outras empresas do genero para alcançar os seus objectivos.
 
Esta board não tem nada a ver com o 4x4!

16 slots de ram e ausencia de PCI-E, é uma board típica para storage server/web content...
 
Talvez a AMD trabalhando agora em conjunto com a ATI lance por si propria uma board para o 4x4 em vez de contar com a ajuda da Tyan ou outras empresas do genero.

Eu axo que é possivel fazerem uma boa board 4x4, mas so se for uma soluçao partindo de dentro da AMD agora ajudada pela ATI e tb poderá fazer uma parceria com outras empresas do genero para alcançar os seus objectivos.

Seja quem for que trabalhe coma Amd (e a Tyan nem sequer deve ter interesse no 4x4), vai ser sempre muito problematico colocar 2 cpu numa board Atx.

Pelo que já foi dito aqui, aquela board nem me parece ser bom exemplo para o 4x4.

Penso que será mais do género:
1738_large_nforce_pro_4.jpg


Tira-se o SAS, Pci-X, talvez só um ***** em vez de dois e temos um 4X4.
 
Aquela board tem um ***** Serverworks HT1000, relativamente simples, que nem dissipador tem.
Um ***** (north+south) da nVidia ocupa sempre mais espaço.

Vai ser bem dificil colocar uma 4x4 em Atx.

http://www.tomshardware.pl/cpu/20051107/images/asus-k8n-dl-boardbig.jpg

Acho que esta é a board dual opteron mais pequena (sem contar com o SFF da iwill) e é E-Atx. Tem um layout........estranho.


Nop a board mais pequena pra dual opteron é uma que ja tive, a MSI K8 Master2 era ATX.

Nemesis11 creio que essa board que mostras ai em cima :D é a menina dos olhos da Tyan/Nvidia -> K9WE
 
Esta sim, pode muito bem ser o primeiro indício do layout do "4x4":

http://tyan.com/products/html/thundern3600b.html

s2927.gif


Suporte SLI, dois sockets (aqui são LGA 1207, mas o AM2 não ocupa mais espaço), chipset Nvidia, formato ATX standard, etc, etc.

Nenhuma das que foi posta nesta tread vai ser a 4x4, mas todas elas têm eventuais semelhanças.
Essa tb nao pode ser pq possui 8 slots de ram ao inves de 4.

O chipset que vai ser usado tb ainda nao se sabe qual vai ser. Nem sequer se sabe por quem ou como vai ser fabricada.
 
Sim, o Uso de 8 slots de RAM numa plataforma "4x4" é overkill... Alem de ocupar imenso espaço na board...

Ou usa-se 2 slots por socket ou apenas 4 slots ligado a um dos CPU's e o outro vai buscar via HTT (como já é possivel agora com os 940).

O que tou a gostar de ver nestas boards e ninguem ainda falou é o uso já de DIGITAL PWM, que permite uma economia ENORME de espaço na board :D (E provavelmente menos calor dissipado).

Só espero que o 4x4 venha com uma solução interessante de por os 2 sockets lado-a-lado e permitir o uso de um unico "big cooler" ou bloco :D
 
Última edição:
Interessante que conseguiram um dual em Atx sem grandes problemas.
Basicamente é uma thunder n6650W , sem Sas, Pci-x, 1 *****, menos Pci-ex.

Mas bem vistas as coisas, uma board 4x4 ser EATX não é assim tão critico. Quem tem $ para comprar uma 4X4, também tem $ para comprar uma caixa que suporte EATX.
Seja como for, o layout dessa board está muito bom para o formato que é.
 
Back
Topo