Opteron, o primeiro processador sério da AMD

LOL Ferreira o teu topico deve ser pra rir nao ? Queres dizer que todos os processadores antes do Opteron nao eram "serios" como lhes xamas ? lol :-D

Ja agora quando meteres uma cena destas, mais vale ires traduzi-la 1º :


da " a tempestade conversa " é asas excedentes do supercomputer japonês

O supercomputer legendário supercomputer-Schmiede Cray Inc.. desenvolvido para os laboratórios nacionais de Sandia um supercomputer com os processadores de AMDs Opteron depois que uma barreira do relatório do jornal da rua deve apontar assim a máquina com um desempenho máximo de 100 Teraflops ao simulador da terra de NEC nas barreiras e ao restore o self-assurance prendido dos americanos. Os detalhes técnicos do 90-Millionen-Dollar-Projektes " não falam a tempestade " são até agora well-known, estão entretanto hoje em uma conferência de imprensa em Albuquerque a ser introduzido.
Com a adição para o 64-Bit-Prozessoren AMD pode registrar uma vitória técnica importante sobre o concorrente Intel do minério. As mensagens boas vêm exatamente no tempo direito, porque após a semana teve que anunciar um menos grosso de 254 milhão dólares de E. U. ou centavos 74 por a parte a AMD quando no terceiro quarto 2001 ainda 187 milhão dólares de E. U. estavam (wst / c't)
 
E la Intella a tentar copiar o Clawhammer com o projecto ultra-secreto (mas pouco ;)) Yahmill. :rolleyes:

Poix é, foi preciso a AMD lançar o Athlon a 1 GHz para la Intella lançar o P4 com a tecnologia Netbust (no pun intended) e agora la Intella vai uma vez sair a reboque da AMD nos processadores x86-32 / x86-64. :D

Qq. dia la Intella tem de assinar a True Performance Iniciative :002:

É como o merveillose processador de 64 bits da la Intella: o <b>Itanic</b>...

<i>Itanic hits Iceberg, Iceberg sinks</i>
 
Há gajos que não pescam menos nada disto!!

Há anos que a Intel tem processadores e boards que
suportam 2,4, 8, 16, etc processadores.
Mas que mania de comparar uma empresa como a Intel
que lançou dezenas de bons processadores com a AMD
que até hoje só lançou um bom processador. A linha Athlon.

A Intel já lançou há bastante tempo o seu processador de
64 bits embora a coisa ronde o fracasso. No entanto, o Itanium
não deixa de ser um dos processadores mais rápidos do
momento e aquele com melhor IPC.

O unico processador de jeito da AMD é o Athlon e com
este só se montam máquinas duais. Ora com isto só
dá para montar cluster médios mas para supercomputadores
não servem, como é óbvio.

Os supercomputadores tem recorrido aos Alpha, Sparc e
a uns processadores vectoriais da NEC, coisas caras.

O Opteron vai ser um processador barato, de media performance
mas com uma vantagem sobre a concorrência.
O Hypertransp simplificará bastante a ligação de + 4
processadores. (não basta bater com uma marreta para
enfiá-los nos 4, 8 ou mais sockets. Tem de haver
pessoas inteligentes que façam as boards porque as coisas
não caem do céu)
 
Originally posted by iJFerreira
a AMD
que até hoje só lançou um bom processador. A linha Athlon.

E quais foram os grandes processadores que a Intel lancou ...?
o PentiumPro ...? que há quase 10 anos que se usa a sua arquitectura ... e tirando esse , onde estão os outros ??

Originally posted by iJFerreira
Os supercomputadores tem recorrido aos Alpha, Sparc e
a uns processadores vectoriais da NEC, coisas caras.
Falta aqui qualquer coisa .... será um INTEL !?!? ooops , pois é ...

Benvindo de volta ferreira, que tal os states ...?
 
Originally posted by iJFerreira
Há gajos que não pescam menos nada disto!!

Pelos vistos os gaijos da Intel têem deixado mt a desejar em termos de pesca, senão vejamos:

- O erro nos FPU's (unidades de cálculo de vírgula flutuante) do Pentium original <a href="http://www.intel.com/support/processors/pentium/fdiv/index.htm">link</a>;
- O Caminogate (Intel i820) em que 1 chipset foi lançado no mercado com erros suficientes que obrigaram a um recall que custou mais de 200 milhões de dólares <a href="http://news.bbc.co.uk/1/hi/business/744648.stm">link</a>;
- O PIII a 1.13 GHz (lembram-se deste?) la Intella mete um processador overclockado no mercado só para contrapor o Athlon 1,1 GHz e depois é obrigada a mais um recall;
- O lançamento antecipado do P4 enquanto estava sensivelmente a meio do período de desenvolvimento (aliás, IMHO, o verdadeiro P4 é algo entre o stepping C1 do NW, que corrige todos os bugs dos steppings e cores anteriores, e o que vai sair agora com HyperThreading), o que provocou um daqueles processos à americana (class-action suit) contra a Intel, Dell, HP, Compaq e Gateway por publicidade enganosa.


Há anos que a Intel tem processadores e boards que
suportam 2,4, 8, 16, etc processadores.
Mas que mania de comparar uma empresa como a Intel
que lançou dezenas de bons processadores com a AMD
que até hoje só lançou um bom processador. A linha Athlon.

As boards e processadores Intel não suportam 8 e 16 way à tantos anos quanto isso, acho que devias ler melhor antes de mandares essa calinada para o ar.
A AMD já lançou outros processadores antes do Athlon e se fossem tão maus como tu pensas a AMD teria tido o mesmo destino que os outros fabricantes de processadores x86.


A Intel já lançou há bastante tempo o seu processador de
64 bits embora a coisa ronde o fracasso. No entanto, o Itanium
não deixa de ser um dos processadores mais rápidos do
momento e aquele com melhor IPC.

O Itanic foi apresentado na IDF em 99 e hoje estamos em 2002 e apenas uma minoria de sistemas baseados neste processador foram dados/vendidos.

O Itanic só vai ser um bom processador a 64 bits quando a Intel copiar os esquemas do Alpha (ou seja lá para a versão Itanic 6 ou 7)


O unico processador de jeito da AMD é o Athlon e com
este só se montam máquinas duais. Ora com isto só
dá para montar cluster médios mas para supercomputadores
não servem, como é óbvio.

Tás completamente por fora da realidade do mercado.
À semanas tive com um colega meu que é designer gráfico e trabalha em Los Angeles para uma empresa que faz apresentações em 3D para Arquitectura, Televisão, Cinema, entre outros, e ele disse-me que cada vez mais são as empresas destas áreas a substituir os caríssimos SGI e Sun por clusters baseados no Athlon MP.
Os processadores AMD servem bem para SuperComputadores, existem já várias universidades americanas que optam por contruir clusters em Beowulf usando dual-Athlons pq. são mt. mais competitivos (custo/desempenho) que qualquer outro processador x86 no mercado.


Os supercomputadores tem recorrido aos Alpha, Sparc e
a uns processadores vectoriais da NEC, coisas caras.

São todos processadores produzidos por la Intella lá isso é verdade.


O Opteron vai ser um processador barato, de media performance
mas com uma vantagem sobre a concorrência.
O Hypertransp simplificará bastante a ligação de + 4
processadores. (não basta bater com uma marreta para
enfiá-los nos 4, 8 ou mais sockets. Tem de haver
pessoas inteligentes que façam as boards porque as coisas
não caem do céu)

Deixa-os pousar e depois daqui a um ano ou dois conversamos outra vez sobre se este Hammer não esmagou a arrogância, o FUD, o vapourware, o marketing de la Intella.
 
nagger,

"--------------------------------------------------------------------------------
Originally posted by iJFerreira
Há gajos que não pescam menos nada disto!!
--------------------------------------------------------------------------------

Pelos vistos os gaijos da Intel têem deixado mt a desejar em termos de pesca, senão vejamos:

- O erro nos FPU's (unidades de cálculo de vírgula flutuante) do Pentium original link;
- O Caminogate (Intel i820) em que 1 chipset foi lançado no mercado com erros suficientes que obrigaram a um recall que custou mais de 200 milhões de dólares link;
- O PIII a 1.13 GHz (lembram-se deste?) la Intella mete um processador overclockado no mercado só para contrapor o Athlon 1,1 GHz e depois é obrigada a mais um recall;
- O lançamento antecipado do P4 enquanto estava sensivelmente a meio do período de desenvolvimento (aliás, IMHO, o verdadeiro P4 é algo entre o stepping C1 do NW, que corrige todos os bugs dos steppings e cores anteriores, e o que vai sair agora com HyperThreading), o que provocou um daqueles processos à americana (class-action suit) contra a Intel, Dell, HP, Compaq e Gateway por publicidade enganosa."


Só acontece a quem está no mercado e lança vários produtos.
Ou já te esqueceste que a AMD praticamente só vende
processadores baseado na arquitectura Athlon?


"As boards e processadores Intel não suportam 8 e 16 way à tantos anos quanto isso, acho que devias ler melhor antes de mandares essa calinada para o ar."

Em vez de armares em chico esperto acho que devias
informar-te melhor sobre aquilo que opinas.


"A AMD já lançou outros processadores antes do Athlon e se fossem tão maus como tu pensas a AMD teria tido o mesmo destino que os outros fabricantes de processadores x86."

Os processadores pré-Athlon eram tão maus que os
resultados da AMD andaram sempre no *vermelho tórrido*.


"O Itanic foi apresentado na IDF em 99 e hoje estamos em 2002 e apenas uma minoria de sistemas baseados neste processador foram dados/vendidos.

O Itanic só vai ser um bom processador a 64 bits quando a Intel copiar os esquemas do Alpha (ou seja lá para a versão Itanic 6 ou 7)"

Isso invalida o que eu disse é? Para já, custos à parte,
o Itanium é um dos processadores mais rápidos do mercado
para o mercado para o qual foi desenvolvido.


quote:
--------------------------------------------------------------------------------

O unico processador de jeito da AMD é o Athlon e com
este só se montam máquinas duais. Ora com isto só
dá para montar cluster médios mas para supercomputadores
não servem, como é óbvio.

--------------------------------------------------------------------------------



"Tás completamente por fora da realidade do mercado.
À semanas tive com um colega meu que é designer gráfico e trabalha em Los Angeles para uma empresa que faz apresentações em 3D para Arquitectura, Televisão, Cinema, entre outros, e ele disse-me que cada vez mais são as empresas destas áreas a substituir os caríssimos SGI e Sun por clusters baseados no Athlon MP."

Desconfio que não saibas interpretar português.
Vou repetir mais uma vez, "...Ora com isto só
dá para montar cluster médios mas para supercomputadores
não servem, como é óbvio."

Isso que o teu amigo usa é um pequeno/médio cluster.

"Os processadores AMD servem bem para SuperComputadores, existem já várias universidades americanas que optam por contruir clusters em Beowulf usando dual-Athlons pq. são mt. mais competitivos (custo/desempenho) que qualquer outro processador x86 no mercado."

Sem dúvida, mas isso são clusters médios.
Leste o que eu escrevi?
""...Ora com isto só dá para montar cluster médios mas para supercomputadores não servem, como é óbvio."
Creio que não.

Supercomputadores ou massively cluster são outra história.
Há problemas de consumo de energia e arrefecimento
de massive clusters que são difíceis de resolver quando se
usam Athlon ou Pentiuns 4.




quote:
--------------------------------------------------------------------------------

Os supercomputadores tem recorrido aos Alpha, Sparc e
a uns processadores vectoriais da NEC, coisas caras.

--------------------------------------------------------------------------------



"São todos processadores produzidos por la Intella lá isso é verdade."

Não são mas se consultares o TOP500 http://www.top500.org/
vais encontrar lá para os lugares 30 a 40, clusters
com 320 Itaniuns e outros com 1024 Pentiuns III 933 Mhz.
Enfim, para processadores tão rascas até que são
boas máquinas.




quote:
--------------------------------------------------------------------------------

O Opteron vai ser um processador barato, de media performance
mas com uma vantagem sobre a concorrência.
O Hypertransp simplificará bastante a ligação de + 4
processadores. (não basta bater com uma marreta para
enfiá-los nos 4, 8 ou mais sockets. Tem de haver
pessoas inteligentes que façam as boards porque as coisas
não caem do céu)
--------------------------------------------------------------------------------



"Deixa-os pousar e depois daqui a um ano ou dois conversamos outra vez sobre se este Hammer não esmagou a arrogância, o FUD, o vapourware, o marketing de la Intella."

O vosso fanatismo pela AMD faz com que não consigam
racionalmente ver as coisas como elas são.
Por outro lado creio que não te apercebes dos pormenores
técnicos que fazem com que uma ou outra arquitectura seja
boa ou não.
Eu penso que o Opteron vai ser um sucesso se houver apoio
por parte de terceiros para que possa nascer uma arquitectura
estável. Os fanáticos é que falam em *esmaganços* o que
é uma calinada de todo o tamanho sobretudo porque
despreza o *grande monstro* que é a Intel.
 
o fanatismo pela AMD de uns e o fanatismo pela intel de outros....

mas o certo é que alguns fanáticos da intel já abrem threads a dizer que a AMD vai ter cpu's de jeito. o que para uma empresa com menos tempo no fabrico de cpu's e com menos meios até não é mau tar ela por ela no mercado residencial e começar a equilibrar a balança no mercado empresarial a "sério". mm para o mercado residencial ainda queria mais uma marca ao barulho, a transmeta (ainda tá um bocado verde, mas vamos a ver o futuro).
 
Para começa, explica-me lá então ó Inteluminado como é que a AMD existe como empresa à mais de 35 anos.
Se só vende processadores desde o Athlon, a AMD só devia existir desde 1999 right?

Que eu saiba e mostra-me um link para provares o contrário la Intella só tem sistemas 8-way e 16-way desde finais de 2000. Portanto não é à tantos anos quanto isso.

O Itanic só vai ser bom pq. a HP e a Compaq cometeram o Alphacide (o homicídio do Alpha), pq. se vires os roadmaps dos processadores Alpha nem no ano 3000 o Itanic chegava-lhe aos calcanhares.

Eu não conheço a tua definição de pequeno/médio cluster, para mim tudo o que tem acima de 500 processadores é um cluster acima da média e no caso da empresa onde ele trabalha pensam ter até ao final de 2003 (a funcionar) um cluster de 700 processadores.

E mais uma coisa, então vais buscar a lista dos supercomputadores quando tens um cluster de AMD's a 1,2 GHz à frente de todos os clusters Intel, ou será que a lista tá errada? Epá e não vi o cluster de 512 processadores a 1,4 MHz já são 2 clusters com AMD's à frente de tudo o que é Intel.

Ninguém disse que os processadores da Intel são rascas, portanto não venhas com essa.

Enquanto ao caso do esmagamento e calinadas, eu ainda me lembro de uma célebre feira de informática onde andavam funcionários da Intel (sim, funcionários da Intel) a arrancar toda a publicidade e material de propaganda da AMD, e isto não foi à mt. tempo, foi em 1999.

Quanto à Intel ser um grande monstro, as palavras ficam com quem as escreve, na minha opinião é uma empresa como as outras, mas que tenta ser monopolista no mercado em que está inserida e como sou contra monopólios, paciência.
 
Última edição:
Não sabia dessa dos empregados da intel andarem a arrancar postrs da concorrencia hehe, se a moda pega, as companhias vão gastar 10x mais em publicidade ;)
 
mas o certo é que alguns fanáticos da intel já abrem threads a dizer que a AMD vai ter cpu's de jeito.
É uma frase um bocado contraditória :) Penso que o iJF já não é tão Intel biased, e em certas coisas até concordo com ele.

Mas tenho uma pequena correcção quando ele diz que o Athlon é o único processador de jeito lançado pela AMD. Em 1992/3 aquando do lançamento do Pentium original a AMD tinha arrebatado quase metade do mercado dos 486. E lançou também o (muito específico!!! Mas um processador na mesma ;) )AMD 29000 que:
The 29K was an exceptionally elegant, high-performance RISC design
 
Estou muito satisfeito com o meu k6-2 já por 3+ anos. Se havia problemas de estabilidade com os k6-2, com o meu não houve!
 
Back
Topo