optimizaçao A64

Kal é afinal o melhor tipo de memorias pra A64 ?

  • baixa latencia (Cl2) e fsb mediano (leia-s bh5/6)

    Votes: 14 25,9%
  • latencia medias (cl2.5) e altos fsb (leia.s TCCD)

    Votes: 36 66,7%
  • latencias altas (cl3) e fsb bons (leia-s TCCC)

    Votes: 3 5,6%
  • Nada disto....

    Votes: 1 1,9%

  • Total voters
    54

APLinhares

OpenSource
boas. tb agora sou 1 dos novatos em A64...
mas continuando no mundo da AMD, ainda á duvidas k m confundem:
ao contrario dos P4, os amd n sao tao dependentes da performance das mesmas, certo ? logo eu axo ser importante os timings, ao contrario do k lê mts vezes... e tendo em contas os multiplos divisores fsb:ddr que a64 oferece, n tendo assim gd quebra pelo uso do mm...

senao, nestas 3 escolhas, opinem e justifikem sff.



citando este site por ex
On the Pentium 4 test system we sometimes use higher latencies in our tests, as latencies are not as important. With the AMD Athlon64 test system, the DDR RAM latency must run at 2-2-2-5, or the memory's tightest possible timings, as quick access is more important to the CPU design.
...
Remember that on AMD systems, timings play a very critical role in overall system performance! On the Intel side of things, the Mushkin memory is near the bottom, but it's still pretty good overall.
Abraço


P.S. pequena correcçao :
<table class="tborder" align="center" border="0" cellpadding="6" cellspacing="1" height="172" width="507"> <tbody><tr><td valign="top">
</td> <td class="alt1" width="50%">baixa latencia (Cl2) e fsb mediano (leia-s bh5/6) </td> <td valign="top">
</td> <td valign="top">
</td> <td valign="top">
</td> <td valign="top">
</td> <td valign="top">
</td> <td valign="top">
</td> <td valign="top">
</td> <td valign="top">
</td> <td valign="top">
</td> <td class="alt1" title="Votos" align="center">fsb +230 - 250
</td> <td class="alt2" align="right" nowrap="nowrap">
</td> </tr> <tr> <td valign="top">
</td> <td class="alt1" width="50%"> latencia medias (cl2.5) e altos fsb (leia.s TCCD, hynix DT-D5) </td> <td valign="top">
</td> <td valign="top">
</td> <td valign="top">
</td> <td valign="top">
</td> <td valign="top">
</td> <td valign="top">
</td> <td valign="top">
</td> <td valign="top">
</td> <td valign="top">
</td> <td class="alt1" title="Votos" align="center">fsb +250 - 275+

</td> <td class="alt2" align="right" nowrap="nowrap">
</td> </tr> <tr> <td valign="top">
</td> <td valign="top">
</td> </tr> <tr> <td valign="top">
</td> <td class="alt1" width="50%"> latencias altas (cl3) e altos fsb (leia-s TCCC, hynix D43/D5

</td></tr></tbody> </table>
 
Última edição:
boas, tb faço parte dos novatos amd64 :D
pela (pouca) experienca q tnh tido, e pelos testes q tnh lido parece-me que o ideal eh ter um fsb razoavel com cl 2.5 . Embora a discrepancia entre essas 3 opçoes nao seja assim tao grande, pelo q tnh visto tende mais um bocado para a opção do cl 2.5 com umas mems tccd.

cumps.
 
mas baixas latencia é tipo cl2-2-2-10 a 230-250fsb :x2: ... agora 2.5-3-3-10 é mta diferente a meu ver... sera k n compensa mm ?
pra gaming,encoding....

abraço
 
Última edição:
N há nada como umas BH5's boas (leia-se 270+ a 2-2-2-5), mas são mt dificeis de arranjar, por isso TCCD é melhor opção no caso de n arranjares BH5's dessas.
 
finalmemte alkem percebeu :D pois,tb sou dessa mm opiniao, mas mt boa gente so ve TCCD :S e os timings ? 2.5-3-3-xx sao alguma coisa d jeito ? cl2-2-2-xx rula :D

obrig pela opiniao :)
 
AndreAPL julgo que para tirares as dúvidas deves testar no teu sistema, e ver com os quais tens melhores scores. Vê ai uns benchmarks e compara :)
Eu dos que vi, constatei que em amd64 as mems com um fsb moderado a cl2.5 rendia mais do q cl2(fsb baixo) ou cl3 fsb alto.
Mas tb te digo que a diferença nao foi assim mt.

cumps.
 
ai ai... agora com Mushkin 1GB PC3200 Level 2 Rev. 2 Dual Pack , a 250e n sei mm :S ai k bh5 vai cair em desuso :-D

Rated timings: 2-2-2-5 1T @ DDR400

Hand tested Samsung 4ns TCCD ICs screened and tested for 400mhz operation
2.5V - 2.75V
Aluminum heatspreader- color may vary
3.2GB/s memory bandwidth per module
Double Bank
64Mx64 Module
32Mx8 chip density
Unbuffered
Jet Black 6-Layer PCB
Gold contacts
184-pin
#
Lifetime Warranty
http://www.octools.com/index.cgi?caller=articles/mushkin/pc3200L2V2/L2V2_4.html

cl2-3-3-7 at DDR500 :wow: isto sim...
 
Última edição:
Tabém tens estas da ***** que dizem que são muito boas ***** TCCD SERIES 2x512MB PC3200 CL2 e são baratinhas em relação as outras so não trazem é heatspread ou então estas que e as que eu tenho e são excelentes PATRIOT 2x512 XBLK 2-2-2 PC3200+ DUAL CHANNEL ou então essa que vai dar ao mesmo :D e a escolha do freguês ;)

Fiquem bem.
 
Essas mems não são nada de especial pelos testes apresentados.

Em 1º lugar tens de tentar ver quais são as memórias que se dão bem com a tua board. As boards para A64 são muito esquisitas no que respeita a RAM. RAM boa numa board não significa necessariamente que seja boa noutra board diferente.

Depois tens de ver se queres mems para benchar ou para o dia a dia.

Se queres benchar nada que chegue a umas boas BH5 mas aí estás limitado a 2x256 e precisas de grandes voltagens para o vdim (3,6 e acima). Este tipo de voltagens para o dia a dia acabam por stressar componentes por isso não recomendo.

Actualmente e para o dia a dia com alguma capacidade de benchar, nada melhor que umas boas TCCD, capazes de fazer 280 e acima a 1:1 2,5-3-3-6 2,8V 1T DC. (eu testei umas ocz 4200 que davam estáveis 295 :) )

Teres cas 2 ou 2,5 em A64 para o dia a dia é praticamente a mesma coisa.

O mais importante de tudo, como disse ao princípio, é assegurar que a RAM que escolheres trabalhe bem na tua board...
 
obrig pelas opinioes.
ojdr2001,kais dizem n ser nd d especial ?

a mim pra uso diario (jogos e encoding mpg) keria saber s m valia mm apena apostar em timings cl2 ou s cl2.5 seria suficiente...
e obrig pela tip ;)
 
as minhas adata vitesta pc4500 2x512(tccd) fazem 2.5 3 3 6 270/275 na msi ke8neo 2,mas na dfi ut 754 davam 285/290 com os mesmo timings ha e voltagens de 2.8 as minhas tccd sao das primeiras quando as comprei so no dia seguinte ouvi falar desses chips e vi no forum q as minhas ja vinham com tccd =),acho as tccd exelentes tb ja tive ca bh5 e bh6 bh5 tipo n valia a pena pq sem voltagens extremas n vai la,bh6 sao mto irregulares e as tccd ate agr foram as melhores
 
a vantagem pra mim era fsb 250 a 2-2-3-7 ou mm 2-2-2-7 :x2:
mas ja tenho visto algumas tccd a 300 com 2.5-3-3-6... mas isso pra mim n tem interesse tt fsb :x2:
mal ainda tarem mt valorizadas... :(
dfi rula pra memorias :D k digam estas k agora tenho :-D 1s tokes e tal :007:


as muskin tb sao TCCD... por akele valor entao kais aconselham ?

abraço
 
Última edição:
por exemplo eu no meu intel de certeza k nao vou notar tanta diferença em ter cas2 ou cas2.5 vou notar mais os fsb por isso eu optava por TCCD..

...kuanto as bh5, tu ja viste o k é 3.6v no dia a dia??so pa ter 2.2.2.5....claro k depende do uso k das ao pc mas eu po uso k faço (só as vezes faço benchs e jogo) nao me compensaria... :007:
 
3.1v por ex diario n1s c/bh5/6, n é mt, kem ja teve sabe mt bem isso. as minhas antigas muskin lev2 pc3200 akeciam menos com 3.1v k estas k tenho com 2.85v... os xips em si conta mt... claro k 3.6v ja é tlvz exagerado, mas ja vi mt gente a fazer 3.5v diarios :x2: ou 3.7/3.8v pra testes... isso sim é voltagem :D :p

é k senao ate meto estas a ver kt dao em cl3... assim ja devem dar DDR500 :x2:
e n troco d mems :lol:
 
Back
Topo