1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Optimizar o BitTorrent para despistar traffic shaping de ISP ZON

Discussão em 'ZON (Arquivo)' iniciada por Rudetux, 17 de Agosto de 2012. (Respostas: 11; Visualizações: 6089)

1. Boas, já fiz a minha apresentação e este é o meu 1º tópico, por isso sejam meiguinhos :P

Como indica o título, o meu problema relaciona-se com TS na Zon.

Antes de fecharem a página ou irem para outro tópico, digo já que antes de criá-lo, lí tudo o que havia para ler no fórum sobre problemas de Traffic Shapping e P2P com a Zon.
    Também lí tudo o que havia para ler, acerca da qualidade de serviço prestada pela mesma enquanto ISP.
    Como cliente desde 2006 obviamente conheço os prós e contras da Netcabo.

Também lí as ofensas, as demonstrações de superioridade, etc de alguns membros e devo confessar que isso me deixou um pouco triste, porque já sigo o fórum há alguns anos (apesar de só agora ter decidido tornar-me membro) e apesar de nos últimos tempos não ter estado muito a par do que por aqui se passa, não era esse o espírito que eu conhecia desta comunidade.

Não sei se fui parar aos tópicos "errados", mas por ter visto o que ví (muita parra e pouca uva), decidi-me a criar um tópico dentro daquilo que eu acho que é o Zwame.

Dito isto, espero que quem decida contribuir aqui, se mentalize que o objectivo não é dizer qual é o melhor ISP, qual é o melhor Sistema Operativo, quem tem a melhor velocidade de internet ou as melhores habilitações académicas.

O objectivo é usar o conhecimento que se tem (sem inferiorizar ninguém) e que sejam aqui apresentadas soluções práticas para o problema, que pelo que constactei não é só meu.

O problema, pelo que tenho constatado é multi plataformas ou seja é igual, independentemente do OS e do cliente torrent utilizado.

Há cerca de 1 mes +- que pura e simplesmente não consigo enviar nem receber Torrents. Não se tratam de torrents piratas, tratam-se de conteúdos próprios que tento partilhar e receber de familiares e amigos.
    Obviamente verifiquei as configurações todas do cliente Torrent e estava tudo OK. Isto passou-se antes de ir de férias, pensei que fosse por falta de seeders, por isso não liguei muito, no entanto agora depois de voltar de férias o problema mantém-se.

Devo mencionar que não estou em nenhuma zona com HFC/FTTN congestionado/saturado e isto foi-me confirmado de dentro da Zon.
    Eu moro em Casal de Cambra, mas não tenho conhecimento de outras pessoas com o mesmo problema aqui.

Como esta situação não afecta FTP cheguei logo á infeliz conclusão de se tratar de TS. Andei a vasculhar o Zon Hub e não ví nada de anormal. Por isso andei a ver alguns tutoriais e cheguei á conclusão que tenho de canalizar o trafego do BitTorrent e encriptá-lo de forma a que o ISP não me faça TS.

Já consultei a lei nacional sobre esta matéria e a mesma não é impeditiva , pelo que não havendo ilegalidade, também não irá contra as regras do fórum.

Assim sendo, preciso de ajuda na configuração do cliente (estou a usar o BitTorrent 7.7) e do PuTTy.
    Estou a espera de autorização para poder usar uma Shell do GeekShells.org...porque muito sinceramente não estou para gastar dinheiro com o BTguard.
    Sinceramente não estou a perceber nada sobre o procedimento de configuração, porque não estou familiarizado com ele. Básicamente segui tudo o que vem no tutorial mas o BitTorrent informa-me que não consegue sacar o Torrent por erro na configuração do proxy e os testes de largura de banda dão-me erro de conexão falhada.

O tutorial que consultei foi o seguinte:
    http://howto.wired.com/wiki/Optimize_BitTorrent_To_Outwit_Traffic_Shaping_ISPs

O meu irmão e um colega de trabalho estão com problemas semelhantes (ambos usam o UTorrent e pensámos que fosse problema dos Magnetlinks ou dos peers, mas aparentemente não. Ambos são Zon e estão em zonas geográficamente díspares, tanto de mim como um do outro, testámos seeds uns dos outros e kaput).

Agradeço toda a ajuda, pois caso consiga resolver a minha situação, ajudarei mais 2 pessoas a resolver a delas de maneira semelhante.

2. Wildstar

Wildstar Power Member

Se o teu problema for TS (que eu acho que não é), não há forma de o contornar a não ser usar VPN. Porque o sistema da Zon (que julgo que usa DPI da Huawei) não funciona com "blacklists" mas sim "whitelists". Ou seja, não "bloqueia" P2P em específico, bloqueia tudo, excepto o que tem prioridade (VoIP, jogos, VPN, HTTP, FTP, etc).
    Portanto é excusado encriptar o BT porque o equipamento não está à procura dele sequer.
    Podes, todavia, usar uma VPN porque assim o tráfego vai encapsulado na VPN e VPNs sim têm prioridade.

Mas se dizes que os teus vizinhos não sentem TS então o problema não é esse. Experimenta, por exemplo, usar o modem de um vizinho.

3. AnarcoPunkRJ

AnarcoPunkRJ Power Member

Também acho que não há como contornar o problema com configurações.

4. RuiSousa881

RuiSousa881 Suspenso

Como referido a solução é só mesmo usando VPN. Não sei como funciona a detecção de protocolos da Zon, mas mesmo com o tráfego encriptado é possível verificar se é P2P ou não. Pois cada protocolo funciona de uma maneira especifica. P2P tem tempos de ligações, etc. Específicos. Logo a Zon nem tem que olhar para o tráfego, mas sim como a ligação está a ser feita. Se algum tempo atrás encriptar tráfego resolvia grande parte dos problemas hoje em dia não te serve de muito, pois as tecnologias evoluíram...

5. Obrigado pela resposta Wildstar,
    por acaso já me tinham dado essa informação acerca das "whitelists" e o problema de estrangulamento do P2P é do conhecimento geral, mas tinha ideia que pudesse contornar a situação da maneira que esse artigo que mencionei, indica.
    Pensei que fosse aselhice minha a nível de configurações, andei a testar da parte da tarde outras configurações e como o AnarcoPunkRJ anteviu, não resolvi o problema.

Eu sei que o que na Zon pelo menos, o uso do P2P é secundário. Usas o que sobrar depois do que é alocado aos prioritários: VoIP, Jogos, VPN, HTTP, FTP, Etc e por acaso não tinha pensado numa VPN. Deve ser do Jet lag...
    Basicamente cheguei hoje de férias e comecei-me a debruçar no assunto mais afincadamente, porque antes de sair de casa andei no "deixa andar".
    O que me levou a estar mais preocupado com o assunto (para além do que referi no meu post inicial), foi ter tido uns TTK abertos no apoio ao cliente da Zon que só hoje ficaram resolvidos (já lá vão 2 semanas e meia...).

Se for problema meu, tenho que descobrir o que se passa, antes de poder efetivamente reclamar para com eles por incumprimentos contratuais.
    Eu sei que eles não dão suporte a P2P, mas também sei que são obrigados pela Anacom a manter um nível de serviço mínimo. E eu pura e simplesmente náo consigo ter trafego.
    Portanto se não estiverem a cumprir, a melhor maneira de descobrir é ao contornar o obstáculo, neste caso com a VPN (como mencionado).
    Neste momento o meu raciocínio é, caso com a VPN não funcione (da mesma maneira que não funcionou com configurações a nível do cliente Torrent), então o problema é do lado deles e posso reclamar com direito.

Sendo assim, o que me aconselham em termos de VPN?
    Não estou familiarizado com VPN's para P2P. Como é que configuro o cliente Torrent para funcar dessa maneira.
    Sei que o Windows tem um cliente VPN embutido mas nunca usei, falaram-me uma vez do OpenVPN que é open source, mas só o cheguei a usar uma vez para testes.

Não tenho maneira de testar com os vizinhos (é o mal do século XXI, os vizinhos ou só se falam no elevador ou mal se conhecem).
    Mas tenho ideia que num desses fugazes encontros de elevador, já teria ouvido algum cochicho se houvesse problemas desse género...Além do mais no meu prédio, malta nova sáo só 3 ou 4 condóminos, a contar comigo...o resto é tudo pessoas com mais idade e ninguém tem filhos ou netos a viver com eles em casa (por isso duvido que usem P2P, lol).

6. RuiSousa881 a detecção de protocolos na Zon funciona como foi referido anteriormente. Pelo menos, pelo que sei era assim até há bem pouco tempo. existia a maneira que mencionei, mas "camuflava" o P2P e não era garantido que funcionasse em todos os ISP. Como referi anteriormente, já constatei que no meu caso não funciona, resta a VPN. (Ler o meu post anterior).

Obrigado e cumprimentos

Última edição: 17 de Agosto de 2012
  7. RuiSousa881

RuiSousa881 Suspenso

Na minha zona aquilo não funcionava por "sobras". A limitação da velocidade máxima era fixa com horários fixos.

Em relação ao VPN tens várias empresas que prestam isso a preços acessíveis. Eu usava a VPN do Hidemyass.

Mas lá está eu só alugaria uma VPN se não tivesse (como não tinha) alternativa à Zon. Na minha zona mal chegou a Clix Fibra dei um pontapé no rabo à Zon e mudei... Resumindo se tiveres alternativa nem te metas alugar serviços extras muda logo de operador.

8. Speciale

Speciale Power Member

Também tens a hipótese de contratar Seedbox ao invés de VPN. Também resolve o problema de TS em P2P.

9. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Nem usa Huawei nem usa whitelists.

Alias em Portugal para o efeito, os providers usam duas marcas.

Cisco e Sandvine.

10. danielandrade

danielandrade Power Member

Já vi muita coisa de VPN's e a melhor (range de ip's/paises, interface de utilização, partilha de vpn, velocidades razoaveis,...) é a HMA

11. Wildstar

Wildstar Power Member

12. TuxBoss

TuxBoss Power Member

É exactamente ao contrário das whitelists, com "blacklists".

Só os protocolos definidos é que são "martelados".

Isto é feito ao tráfego global de uma zona e não ao utilizador individual.

Por exemplo a PT já usa o método que colocaste aí da Sandvine (aliás eles usam Sandvines).

O esquema da PT é (quanto a mim) mais injusto porque analisa individualmente cada utilizador e cria listas de top users e vai colocando esses users em packages com tráfego mais limitado nos packages de protocolos que eles definem.

Por um lado é melhor porque só actua em caso de haver congestão, por outro é pior porque se tiveres numa zona considerada congestionada muito tempo há sempre pessoal a levar marteladas mesmo que não faça nenhum abuso de tráfego.

Aliás os períodos de amostra são de 15 minutos (por default).

Partilhar esta Página