Guia Optimizar o computador com Ferramentas do Windows

redshot

ElectroUser
Boas, vou aqui explicar como se limpa o Windows utilizando apenas as ferramentas que já vêm nativas com o sistema operativo.

Limpeza do Disco


Descrição


A limpeza do disco é uma ferramenta que garante uma limpeza básica de alguns ficheiros do sistema que não são mais necessários e estão a ocupar espaço e a causar lentidão. São eles:
  • Ficheiros Temporários;
  • Ficheiros de Hibernação;
  • Reciclagem;
  • Logs;
  • etc.
Para iniciar a limpeza do Disco: Iniciar, “Computador”/”O meu computador”, clicar com o botão direito em cima do disco de sistema e seleccionar “Propriedades”.
menupropriedades.jpg


De seguida, clicar em “Limpeza do Disco”.
propriedadeslimpeza.jpg



Ele vai automaticamente analisar e procurar os ficheiros que podem ser prejudiciais ao desempenho do sistema, e que não são mais necessários.
limpezascan.jpg



Na próxima janela que aparecer, é preciso fazer algumas escolhas. No meu caso, eu selecciono as caixas todas, mas agora vocês têm de ver se querem ou não eliminar determinadas coisas, como os ficheiros da Reciclagem ou os logs.
limpezaok.png



Depois de seleccionados, carreguem em “OK” e ele vai limpar os ficheiros que seleccionarem. Pode demorar algum tempo até estar concluído.
limpando.png




Desfragmentar o Disco

Descrição

Para terem uma ideia do que é a desfragmentação, imaginem que o disco rígido é uma biblioteca. A bibliotecária, conforme vai recebendo os livros, vai metendo-os nas estante todos seguidos, uns atrás dos outros. Se um cliente chega e pede o livro “X”, a bibliotecária vai ter de andar à procura do livro, e pode demorar algum tempo até o encontrar. Supondo que garantidamente o encontra ;)

Agora imaginem que a bibliotecária, farta de perder tempo à procura de livros, resolve ordenar a biblioteca, colocando os livros ordenados por nome. Demora o seu tempo, mas assim o cliente pede o livro e a bibliotecária vai direitinha à estante onde ele se encontra, porque a organização fica muito mais simplificada.

Para desfragmentar o disco, temos de ir ao Menu Iniciar, “Computador”/”O meu computador”, clicar em cima do disco principal (ou o disco do sistema), “Propriedades”, separador “Ferramentas”, e em “Desfragmentação”, clicar em “Desfragmentar agora”.

Na janela que aparece, cliquem em cima do disco de sistema, e carreguem em “Analisar”.

O sistema vai analisar o disco, e verificar se ele precisa de ser desfragmentado. Em caso positivo, cliquem em “Desfragmentar agora”.

E pronto, agora é só esperar. O tempo de espera é proporcional ao tamanho do disco e à quantidade de dados fragmentados.

Nota: Ainda em construção, faltam imagens e mais umas coisas.
 
Última edição:
Back
Topo