Optimizar SSD no linux

Running_Wild

Power Member
Andei a ver pela net e encontra montes de informação acerca disto, mas valerá mesmo a pena??
Eu segui um pouco este guia e fiz só algumas coisas, o noatime no fstab, limit sawp wear e a cache do firefox a 0Mb.
Alguém fez alguma coisa
 
segundo dizem os entendidos vai melhorar a longevidade do disco....
Como os novos ssd conseguem aguentar uma grande capacidade de escrita se calhar nem vale a pena fazer alguma coisa, não sei...
 
Tenho um samsung 850 evo tem suporte de TRIM e no cron.weekly tem o comando fstrim à partida faz o trim semanalmente.
Quando está a fazer o TRIM nota-se alguma coisa no sistema ou nem por isso, nunca dei conta que é feito. é possível saber isso?
 
Tenho um samsung 850 evo tem suporte de TRIM e no cron.weekly tem o comando fstrim à partida faz o trim semanalmente.
Quando está a fazer o TRIM nota-se alguma coisa no sistema ou nem por isso, nunca dei conta que é feito. é possível saber isso?
Nop. Pelo menos no continuo não se dá por nada, no periódico como é o teu caso talvez sintas um ligeiro abrandamento, que sendo o SSD mal se nota.
Entao mas o trim nao é automatico?
Depende da definição de automático. Automaticamente configurado por certas distribuições? Maybe
Ativado por defeito no kernel? Nope
 
Então dos passos existentes, quais recomendam efectuar? Todos? Não tenho paciência para seguir aquele tutorial completo... =\
 
Então dos passos existentes, quais recomendam efectuar? Todos? Não tenho paciência para seguir aquele tutorial completo... =\
Verificas se tem suporte a TRIM:
hdparm -I /dev/sda | grep TRIM

Para continuo é meter "discard" (sem aspas) nas opções do fstab.
Note-se que:
Warning: Users need to be certain that their SSD supports TRIM before attempting to mount a partition with the discard flag. Data loss can occur otherwise! Unfortunately, there are wide quality gaps of SSD's bios' to perform continuous TRIM, which is also why using the discard mount flag is recommended against generally by filesystem developer Theodore Ts'o. If in doubt about your hardware, #Apply periodic TRIM via fstrim instead. Also be aware of other shortcomings, most importantly that "TRIM commands have been linked to serious data corruption in several devices, most notably Samsung 8* series." After the data corruption had been confirmed, the Linux kernel blacklisted queued TRIM command execution for a number of popular devices as of July 1, 2015. Read Samsung Finds, Fixes Bug In Linux Trim Code on Slashdot for more recent updates.

Para períodico vai depender da distribuição, deves de ter um servico para o Systemd, mas o nome pode mudar.
No caso do Arch é "fstrim.service and fstrim.timer", mas pode não ser noutras.

O periodico é fail proof , o continuo tem melhor performance(não sei se por muito, mas não deve de ser) visto que vai fazendo o trabalho distribuido pelo tempo.
 
https://sites.google.com/site/easylinuxtipsproject/ssd
Apareceu no motor de busca.

A julgar pela internet os ubuntus mais recentes trazem o tal serviço que faz o TRIM periodico.
O Mint é Ubuntu 14.04, por isso não deve de aplicar ainda.

Já tinha referido esse guia no 1º post, segui esse, e como diz no ponto 8 o trim está já activo por defeito no cron.job é feito semanalmente. Mas também refere outros métodos de o fazer.
 
Isto do TRIM ainda está um pouco confuso porque cada um defende uma forma de o fazer eu pessoalmente como já referi só editei mesmo o ficheiro fstab e está a funcionar direitinho ate ao momento, já tive o xubuntu, linuxmint, manjaro e agora arch e em todos fiz o mesmo.
 
Isto do TRIM ainda está um pouco confuso porque cada um defende uma forma de o fazer eu pessoalmente como já referi só editei mesmo o ficheiro fstab e está a funcionar direitinho ate ao momento, já tive o xubuntu, linuxmint, manjaro e agora arch e em todos fiz o mesmo.
Vai dar tudo ao mesmo, a única diferença é que um tem uma melhor performance o outro garante que o TRIM não come pastas e incendeia a casa caso o firmware seja buggy.
 
Back
Topo