1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

OPTIMIZAR_PAE:Extensão do Endereço Fisico

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por MKPlus, 2 de Setembro de 2006. (Respostas: 5; Visualizações: 2205)

1. MKPlus

MKPlus Power Member

Esta optimização consiste em activar o PAE - Phisical Address Extension

Em Português : Extensão do endereço fisico

Com este método a gestão da memória é mais eficaz e traz ganhos significativos , pois a taxa de repartição da memoria é alterada de 2:2 ( por defeito ) para 3:1 ( c\ o PAE activo ).

Como fazer ?

Primeiro de tudo vamos testar ... comprovar que a nossa máquina passa no "teste" e se aceita as novas configuraçoes.

Vamos ao C:\ ( raiz ) e procuramos pelo ficheiro "boot.ini ". <-sem aspas

Provavelmente este ficheiro estará oculto!

Para desocultar :

c:\ , Ferramentas > Opçoes de pastas > separador Ver > activar Mostrar ficheiros e pastas ocultos.

Uma vez no boot.ini ... vamos edita-lo da seguinte forma:

onde antes estava ( por ex.) :

[operating systems]
    multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect

vamos por :

[operating systems]
    multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect
    multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional -PAE-" /fastdetect /PAE /3GB

Depois .. é so gravar as alteraçoes ... ( Ficheiro > Guardar )

Seguidamente , reiniciar o pc ... e vamos reparar que vai aparecer um menu de selecção de sistemas operativos .. e lá está:

Microsoft Windows XP Professional

e

Microsoft Windows XP Professional -PAE-

Seleccionamos o windows com PAE activo .... se tudo correr bem , uma vez no windows , vamos a :

Menu iniciar > botão direito do rato sobre o icone " o meu computador " > e lá está:

Em baixo das info's de sistema aparece " Extensão do endereço fisico " .

Isto é uma prova de como a alteração foi efectuada com sucesso.

Outras provas serão :

- Melhores prestações

- Velocidade

- Estabilidade

Não só em programas em execução como em "background" , como também , do próprio Windows

AVISO :

-Esta modificação destina-se apenas para processadores Intel 32bit e Amd32bit.

Os Amd 64bit não necessitam desta alteração! Pois já vem activada por predefinição!

- Caso não tenham problemas com o windows c\ PAE activo , podem voltar ao boot.ini e apagar a linha

-Caso tenham problemas . Eliminar :

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional -PAE-" /fastdetect /PAE /3GB

Voila:002:

2. Lancaster

Lancaster To fold or to FOLD?

Heyas all..

Vi este post e achei bem interessante...então fui á procura do que era:

In http://members.shaw.ca/bsanders/WindowsGeneralWeb/RAMVirtualMemoryPageFileEtc.htm

Ainda tive a ver na URL="http://en.wikipedia.org/wiki/Physical_Address_Extension"]wikipedia[/URL], e pelo qe percebi, isto não trás grandes vantagens ao utilizador comum, pelo que me pareceu isto é uma extensão dos processadores para os sistemas suportarem mais memória ( > 4Gb ) pelo que percebi..

Eu não testei porque não tenho paciência agora...

Mas quem já testou que se chegue á frente e diga se teve resultados ou não...

Hasta all [[]]

PS: Para evitar mal-entendidos, MKPlus não estou a dizer que não tenhas razão, ou que és mentiroso ou coisa parecida, gostava era de esclarecer mais isto, porque não percebi lá muito bem como é que isto aumentaria a performance do computador...

3. viskonde

viskonde I quit My Job for Folding

nos CPUs de 64 bits isso ja vem activado ..
    se formos ao painel d controlo, sistema, ta la a dizer isso..

acho q isso ajuda a gerir a memoria e tal. n custa tentar :)

4. MKPlus

MKPlus Power Member

Eu uso e recomendo, não tenho tido nenhum problema!!
    Posso dizer que em ram ganhei quase 200mg , que o Wind estava a "mamar" lol
    O PC está mais estável, tem melhores desempenhos e mais velocidade!
    Como está referido acima " a taxa de repartição da memoria é alterada de 2:2 ( por defeito ) para 3:1 ( c\ o PAE activo ).

Gosto de "speed", ..lollll
    Por isso uso tudo o que possa amentar a performance da minha máquina!

5. kanguru

kanguru [email protected] Member

o ke é isso da taxa de repartição 2:2 e 3:1?

6. MKPlus

MKPlus Power Member

Pode-se dizer que é a taxa de repartição da memória que o Windows faz.

Agora, para os mais cépticos:...lol

Eu nunca iria fazer este post, sem antes testar na minha máquina.

Estou a usar Windows XP Professional -PAE-

E recomendo :)

Partilhar esta Página