Optimus Home relançado com preços promocionais

RavenMaster

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"A SonaeCom vai colocar já amanhã no mercado o serviço Optimus Home, que oferece aos clientes residenciais comunicações de voz sem mensalidade fixa com base na rede GSM. O relançamento do serviço acontece depois da aprovação do mesmo pela Anacom, na passada sexta feira.

Para incentivar a adesão ao serviço a empresa está a fazer uma campanha promocional, válida até 15 de Abril, em que os clientes pagam 49,9 euros de adesão, já com 15 euros de chamadas. Os utilizadores que fizeram o pré registo no serviço quando este não estava ainda activo podem ter o Optimus Home sem qualquer custo, já que recebem uma oferta de 50 euros em chamadas.

Hoje durante a conferência de imprensa para apresentação dos resultados financeiros, Luís Reis, Administrador da SonaeCom, destacou a elevada expectativa da empresa neste serviço, para o qual recebeu 50 mil pré-registos de clientes.

Recorde-se que o serviço Optimus Home esteve suspenso para apreciação da Anacom, que acabou por dar a sua aprovação definitiva na sexta feira passada embora limitando a mobilidade da comunicação de voz à morada do clientes, ou mais especificamente, a uma determinada antena de comunicações da rede Optimus.

O serviço Optimus Home junta a Novis, operadora da rede fixa da SonaeCom, e Optimus, operadora móvel, para garantir um serviço que dispensa o pagamento da assinatura mensal e garante um preço de 0,05 euros nas chamadas para a rede fixa nacional e 0,3 euros para redes móveis em qualquer dia e a qualquer hora.

O consumo mínimo mensal é de 12,5 euros, valor que tem de ser pago na factura se o cliente optar pelo serviço pós pago, ou carregado no cartão no caso do pré-pago. Porém, se o valor não for consumido em chamadas é acumulado para os meses seguintes.

Apesar de usar a rede GSM da Optimus a numeração atribuída ao Optimus Home é baseada na da rede fixa e o cliente pode portar o actual número de telefone.

Ainda hoje a PT Comunicações vai anunciar aos jornalistas um "novo conceito tarifário a ser lançado brevemente no mercado", refere o convite enviado às redacções. "

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MAS...​

"A Anacom publicou na passada sexta feira relatório e decisão final para o reinicio do serviço Optimus Home, que tinha suspendido no final do ano de 2004. A entidade reguladora do mercado de comunicações impõe algumas limitações e condições à prestação do serviço mas admite a utilização da rede GSM para a comunicação de voz a partir de um local "fixo".

Recorde-se que a Optimus tinha iniciado o serviço de telefonia fixa para o mercado residencial em Novembro, tendo a Anacom decidido suspender o mesmo no final desse mês, alegando que o serviço não era conforme com o Plano Nacional de Numeração. A Anacom dizia ainda que o Optimus Home "apresenta todas as características e funcionalidades essenciais de um serviço móvel, com a particularidade de a mobilidade ser restringida, através de limitações associadas, nomeadamente, ao cartão SIM do cliente, a uma determinada área geográfica”.

Depois desta decisão a Novis e a Optimus acabaram por fazer alterações à proposta, recebendo a 12 de Dezembro um voto positivo da Anacom, que no entanto foi posteriormente sujeito aos procedimentos de consulta e análise regulamentares. Só na sexta feira, dia 25 de Fevereiro, a Anacom publicou o relatório e deliberação final.

Neste o regulador faz saber que a Optimus poderá usar a frequências GSM para que a Novis - empresa de telecomunicações fixas do mesmo grupo - possa oferecer o serviço Optimus Home, mas obrigando a algumas condições. A restrição da mobilidade, através da ligação do número a uma única BTS (estação base que suporta a antena), é uma das condições base, já antes definidas no sentido provável de decisão de 12 de Dezembro.

A Optimus terá agora que apresentar, no prazo de 15 dias, a descrição do processo técnico conducente à selecção das BTS, sendo também obrigatória a manutenção de um registo de todos os terminais e BTS utilizadas por parte da empresa de rede móvel da SonaeCom e da Novis. Esse registo deve conter a morada, número de telefone e data de activação do serviço, assim como as coordenadas geográficas da BTS associada ao terminal.

A Anacom obriga ainda as operadoras a apresentarem uma "informação clara e transparente" aos utilizadores finais sobre as características do serviço, nomeadamente na garantia de que o acesso ao serviço é assegurado exclusivamente na morada declarada pelo utilizador final para esse efeito. Deve ainda ser explicada as limitações eventuais à qualidade de sinal dentro de casa e do impacto da localização do chamador nas ligações para o número único de emergência europeu. "

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