Opty 144 e temps

Bem, eu ja' descobri o meu problema... Erro de Sensor de 13º ! Sim leram bem 13º... Até fiquei maluco... Agora ja' tenho temps normais ;) 39º em full load com 1.45v...
 
God_Lx disse:
Bem, eu ja' descobri o meu problema... Erro de Sensor de 13º ! Sim leram bem 13º... Até fiquei maluco... Agora ja' tenho temps normais ;) 39º em full load com 1.45v...

Apraz-me saber que resolveste o teu problema God_Lx.
Como continuo c/ o meu problema, apesar de já ter desmontado, limpo e voltado a montar, posso-te perguntar como descobriste esse erro de 13º no sensor? Era bom que o meu tb fosse isso...
 
Vi com o Central Brain Identifier... E confirmei com um sensor externo... Realmente estava a estranhar akelas temperaturas, pq senão de Stock cooler o CPU fritava... A diferença e' so' em LOAD, em idle e' de praí 3 graus...
 
Estou na mesma. no CBI dá-me um erro de -3º. ou seja a escrever este post estou nos 45º (core center 48º).
Só na sexta-feira passada em que o estore da janela sul ficou fechado é tive isto nos 40º.
Eu sei que esta neo2 é uma treta p/ as temps por isso ainda está tudo a default :(.
Amanhã mudo-lhe o cooler, pode ser que assim lá vá.
Já agora quais são as temps médias p/ um opty 144 (idle / load)?
 
Tás de stock cooler ? É que 40º de stock cooler num 144 parece-me +/- normal... Agora com um XP90c e uma Tornado não é nada normal... De qq maneira axo k o meu CPU mesmo assim tá a aquecer demais... Com 1.45 desliga-se com settings estáveis a 1.35v, portanto do calor... Já n sei o k hei-de fazer a isto... (Ker dizer sei, deixo-o com 1.35v a 2900Mhz...)
 
No meu zalman com o X2 3800+ atingo o max com o prime 95 a 32C, full load, normal @ 3.6 é 30C, zalman ainda funciona muito bem para mim, nao quero nem ninjas nem big typhons, ja experimentei
 
atlante, já experimentei maior parte dos coolers, e fiquei com o que tinha melhor performance :P

Estou intrigado como será k este CPU funcionava de stock cooler, eu arrisco-me a dizer que não funcionava... LOL
 
lol, ok ok, eu acho quando as performances nao superam 2,3 graus existem outros factores a ter em conta, tipo, peso, tamanho e cobre aluminio prata etc, parece que sou um grande sortudo em que o zalman me deu maio r performance, mas parece que em portugal as conclusoes sao outras, como profissional e graduado em marketing é algo que vejo e percebo, se calhar tenho que dar a mao à palmatória, ok uma vez mais, o mercado tem sempre razao so os politicos as vezes nao
 
atlante mas acredita k a diferença dum Zalman 9500 para um Ninja são mais k 2/3 graus... E ainda por cima o Zalman é bem pesado ;)
 
Pois realmente, pode acontecer isso... Mas não achas estranho pessoal k já os experimentou (não sou só eu) a dizer o mesmo ?
 
Claro, é bem possível que tenhas razao, na informatica ha poucos standards mas tambem nao ha milagres, dou a mao à palmatória
 
Arranjei o cooler de 4800+ e coloquei no 144 (c/ o pad original) e as temps ficaram exactamente na mesma :( (ver na página anterior)
Apesar de não ser recomendado pela amd http://www2.amd.com/us-en/thermal/DetailHandler/1,,30_182_869_9480^10667,00.html?queryID=91307 p/ este processador, pensei (mal) que ele aguenta-se melhor que o stock cooler de origem do 144.
Aqui http://forums.amd.com/lofiversion/index.php/t73378.html encontrei o mesmo cooler usado c/ um winchester 3500+. Pelo que li no "AMD Opteron Processor Power and Thermal Data Sheet" o thermal output é idêntico.
Agradecia que me dissessem as temps dos vossos 144 p/ poder comparar.

Review do cooler (Part Number: Z7U7414002):
http://www.thinkcomputers.org/index.php?x=reviews&id=320&page=1
 
Bem a massa térmica é logo a primeira coisa a mudar... Akela treta k vem agarrada ao cooler axo k só o faz akecer mais... Limpa aquilo e mete-lhe uma massa térmica normal/decente... Baixas logo uns bons graus... Depois mete uma boa fan em cima desse dissipador e já deves ter uns resultados melhores... Uma coisa k podes tentar é se tens o CPU a default ir baixando o vcore até ele deixar de estar estável... Provavelmente ele vai fazer os 1800Mhz com 1.2v ou até menos, o k já ajuda MUITO nas temperaturas...
 
Pasta térmica susbtituída, redução de 4º. Thanks God_Lx. Se houvesse dúvidas quanto ao uso de thermal pads...
Mas mesmo assim acho que 42º em idle é bastante. Não é?!
estou a correr o CPU Burn-in v1.01 (Disable error checking) e ele está estável nos 54º.
Qualquer coisita que faça isto sobe logo p/ os 50's e tais. Vou analisar como raio vou adaptar uma fan melhor neste cooler ou mesmo por cima desta. Se houver sugestões, são bem vindas.

Nota: está completamente fora de questão a aquisição de outro cooler.

EDIT: no Central Brain Identifier no tab Mobility c/ 1 duplo click em Current Temperature, altera-se a temp apresentada (42º, 34º, 21º). Podem por favor explicar o que é cada uma ou what ever.

EDIT: Em resposta a mim próprio, deduzi que serão as temperaturas dos diversos sensores (cpu, sys, hd...) Duh!
 
Última edição:
ainda leste o meu post...:x2:


eu tinha-me enganado.....mas espera que eu vou pôr uma thread e vais ter que me ajudar acerca do OC ao meu pc....

cump's
 
Back
Topo