Opty144 + DFI NF4 SLI-D

K

kispo

Guest
boas

adquiri recentemente um Opteron 144 para acompanhar a DFI SLI-D. Com voltagem default consigo ir até 281x9 e correr superpi 1M, mas se aumento o FSB por exemplo para 285 o pc breaka logo.

timings com 281x9: ( para correr a 315x8 preciso de aumentar obrigatoriamente o max async para 9, mas não consigo fazer este aumento para 9 se tiver a 281x9 : o pc não arranca para o win)
a64tweakerng3.jpg


Tb experimentei com outros multis, eis os resultados: 281x9 | 315x8 | 298x8.5 | 380x6 | 420 x5 (o LDT foi sempre ajustado para dar a volta dos 1000HT e estes são valores k arrancam com o windows! ) tenho a impressão k se colocasse o multi a 4x ia aos 450FSB, mas no máximo só daria para ter o cpu a volta dos 2000mhz.

Agora, pk é k o pc se recusa a passar dos 281FSB com o multi a 9x quando o antigo dono deste cpu já deu 2900mhz com vcore default e com uma DFI NF3?
O que é tb curioso é que aumentando a voltagem do cpu até 1.6v (1.56 lidos no smart), consigo ir no máximo a 308x9.

utilizei tanto as Mushkin PC3200 Level II como as twinmos pc3200 e os resultados são identicos. Já alterei uma data de configurações mas nada. relativamente a bios idem aspas (agora estou com a 623-2)

Já li praticamente todo o tópico "explorando a DFI NF4 ultra" e não mes estou a safar...

I need some help! :'(

agradeço a quem se deu ao trabalho de ler isto tudo ;)

Cumps
 
Última edição pelo moderador:
não acredito muito que tenha feito 2900mhz com vcore default. para isso deve precisar praí de 1,5 ou 1,55, foi assim que no meu CABGE os fiz, com umas ocz pc4800 Elite.
estás a usar stock cooler? aumenta o vcore para 1,45 +/- a ver como fica.
 
kispo disse:
O que é tb curioso é que aumentando a voltagem do cpu até 1.6v, consigo ir no máximo apenas a 295x9.

.... e tou com um Arctic Cooling Freezer 64 - temps iddle de 30ºc e full de 38ºc

edit: afinal vai até aos 308x9 (2772mhz) com 1.6 (1.55*1.04) metidos na bios (1.56 lidos no smart), mesmo assim para os 2900mhz a vcore default....

será k NF3 é melhor que NF4 em termos de OC ?
 
Última edição pelo moderador:
Acho que vai ter de ficar assim para o dia-a-dia (verão):

Opteron 144 (CABGE 0536)
@ 2600
@ 1.4v (1.450 colocados na bios)
@ 31º (iddle)
@ 39º (full)



com esta voltagem, se subo mais 1FSB já não entra no windows...
 
Última edição pelo moderador:
Boas. E pá os 144 a partir de determinada voltagem, pelo menos o que eu tinha, vão-se abaixo. Eu só consegui ir no máximo a 1.75 se não etsou em erro, com wc, a partir daí passava-se. E para estabilizar a correr spi era com estes volts e a 2980 apenas. Se arranjares mais frio para isso vai mais à frente. No frio é que está o segredo. Cumps
 
eu ainda não lhe dei mais de 1.6v
acredito k baixando a temperatura conseguia mais OC, mas com uma temp ambiente de 28ºc e 31ºc no cpu em iddle (air) é complicado baixar mais :'( o antigo dono fazia 2900mhz @ 1.4v a ar! por isso as temps devem ser semelhantes. tou convencido que só pode ser da board >(
 
Eu tenho o meu Opty 144 ultimamente a trabalhar a 290*9 com 1.45v na BIOS, já que para te-lo a 300 tinha que por 1.47v ou mesmo 1.50v, pois mais não consigo porque estou limitado pela Board (1 Gigabyte K8NS Ultra NF3). Só cheguei aos 2955Mhz com 1.65v na BIOS, mas só para a foto :-D
 
Eu tenho o meu Opty 144 ultimamente a trabalhar a 290*9 com 1.45v na BIOS, já que para te-lo a 300 tinha que por 1.47v ou mesmo 1.50v, pois mais não consigo porque estou limitado pela Board (1 Gigabyte K8NS Ultra NF3). Só cheguei aos 2955Mhz com 1.65v na BIOS, mas só para a foto :-D

então estás +/- como eu.... mas k fiquei um bocado decepcionado fiquei :'(

Acabei de mudar a grafica para o slot mais a baixo mudando os jumpers para ficar a x8... a temp do chipset baixou uns 3º mas em termos de OC ficou na mesma... estranho... assim se não é prob de chipset será k é mesmo a minha board que não gosta do Opty?

agora, em full tou com as seguintes temps:
CPU - 38º
PWMIC - 39º
chipset(NB) - 42º
 
Última edição pelo moderador:
eu ainda não lhe dei mais de 1.6v
acredito k baixando a temperatura conseguia mais OC, mas com uma temp ambiente de 28ºc e 31ºc no cpu em iddle (air) é complicado baixar mais :'( o antigo dono fazia 2900mhz @ 1.4v a ar! por isso as temps devem ser semelhantes. tou convencido que só pode ser da board >(

nao acredito mt q esse cpu desse mais com o antigo dono numa dfi nf3...
o processador devia dar pelo menos tanto na tua board(nf4), senao mais
a menos q estivesse a usar extreme cooling(acho nao é o caso)
 
Já tentaste dar 1 vista de olhos na na DFI Street ?

Eu não sei, mas por exemplo com o meu e com este calor, quando lhe dou os 300*9 ele não fica muito estável...de vez em quando lá aparece o belo do BSOD, mas com o tempo mais fresco é na boa.

Quanto a temps estás bem melhor que eu :) o meu aqui a foldar salta para os 43ºC com um TT Big Thyphoon e com a fan a full speed.
 
Última edição:
eu ainda não lhe dei mais de 1.6v
acredito k baixando a temperatura conseguia mais OC, mas com uma temp ambiente de 28ºc e 31ºc no cpu em iddle (air) é complicado baixar mais :'( o antigo dono fazia 2900mhz @ 1.4v a ar! por isso as temps devem ser semelhantes. tou convencido que só pode ser da board >(

link de validação para isso há? é que eu não acredito muito nisso.
 
já agora aqui fica um SS: (não está tanto calor como ontem :P )

http://valid.x86-secret.com/show_oc?id=117447

o máximo k consigo dar para correr SPI 1M é 2890mhz (1.7v - 38ºiddle)
O suicide foi tb com 1.7.... de 1.65 para 1.7 os ganhos são mt poucos e por isso mesmo nem me atrevo a dar mais de 1.7v, só com outro tipo de cooling


cumps
 
Última edição pelo moderador:
Pois, lá isso é verdade. Isso era na altura da febre dos optys que o pessoal metia 2.9Ghz on air só para vender mais caro que validação nunca se via. LOLOLOLOL
pois, eu 2900mhz a ar também fiz, mas não foi com stock voltage, tive que lhe dar voltagem e bem, por isso acho treta essa dos 2900mhz a stock voltage. Nem no xtremesystems havia quem fizesse isso a ar com stock voltage, lembro-me perfeitamente.

@kispo: dar mais do que 1.55v a ar não aconselho nada, para o dia a dia. para benchs o max que dei foi 1.65v aos opterons.
 
@kispo: dar mais do que 1.55v a ar não aconselho nada, para o dia a dia. para benchs o max que dei foi 1.65v aos opterons.

concordo contigo, eu hj dei-lhe mais de 1.65v para conhecer melhor o cpu e de facto, como já disse, os ganhos são minimos de 1.65 para 1.7 o que já quer dizer alguma coisa ;)

Para benchar tb não conto dar mais de 1.65v
Agora no verão não vou passar dos 1.4 (2600)
no inverno tou a pensar ir até 1.5 - 1.55 (~2700-2750 - ei de testar melhor)
 
pois, eu 2900mhz a ar também fiz, mas não foi com stock voltage, tive que lhe dar voltagem e bem, por isso acho treta essa dos 2900mhz a stock voltage. Nem no xtremesystems havia quem fizesse isso a ar com stock voltage, lembro-me perfeitamente.

@kispo: dar mais do que 1.55v a ar não aconselho nada, para o dia a dia. para benchs o max que dei foi 1.65v aos opterons.


http://img137.imageshack.us/my.php?image=stressprime29006vy.jpg

Para quem se kiser entreter... E ainda dá um pouco mais... Nem todos faziam isso mas haviam bastantes...
 
Back
Topo