Oracle Database

ngm

Power Member
Boa tarde,

Na disciplina de Bases de Dados, trabalhamos com Oracle/SQL num servidor remoto mantido pela universidade.

Ou seja, eu tenho instalado o Oracle SQL Developer (mas podia ser outro), faço ligação VPN com a universidade, e acedo ao servidor de Oracle onde tenho uma base de dados para poder desenvolver. Até aqui tudo certo...

O problema é que agora queria desenvolver uma base de dados para mim, em que não necessite de ter uma ligação à net para poder aceder/editar a base de dados e onde não andassem a "bisbilhotar nos meu dados".

Parece que vou ter que instalar uma base de dados Oracle no meu PC? É isso?

Estive a ver no site da Oracle e encontrei a Oracle Database 10g Express Edition... esta é a melhor para o meu caso?

E se um dia quiser colocar a minha base de dados acessível pela web, vou ter problemas? Como deverei proceder para o efeito?

Bem haja a todos.
 
Sim, se quiseres trabalhar localmente numa base de dados oracle tens que fazer o download e instalar dessa ou outra versão.

O Oracle Database 10g Express Edition é uma versão lite, que ocupa menos espaço e tá limitada em alguns aspectos que a ti não te devem interessar muito.
Essa versão é completamente gratuita e podes colocar a mesma em produtivo sem teres que pagar licensas.

Agora podes é ter o seguinte problema. Ou crias tu um servidor onde alojas a tua aplicação/BD ou dificilmente arranjas um serviço de hosting onde te suportem esse SGBD.

depende do que queres fazer...
 
Muito obrigado Kikas pela tua rápida e útil resposta.

Também estive a ler sobre o assunto e, como dizes, dificilmente encontrarei um hosting que suporte Oracle.

Ainda coloquei a hipótese de instalar o MySQL (presumo que os comandos de SQL em MySQL funcionem da mesma forma que em Oracle). O problema é que na disciplina em causa também iremos abordar o PL/SQL e penso que não é possível utilizar PL em MySQL. (estou certo?)

Portanto irei instalar o Oracle XE e irei desenvolver a minha base de dados neste SGBD. Quando quiser migrar para a web, arranjo maneira de passar a minha base de dados de Oracle para MySQL... presumo que não vá ter que o fazer "à pata"! :)

Mais uma vez, agradeço!
 
Back
Topo