1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: A partir das 9:00 (8:00 nos Açores) deste Sábado, 15 de Dezembro, haverá um breve período de inacessibilidade ao fórum e restantes sites da ZWAME (Comparador, Jogos, Portal, etc).
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Oracle Linux 6 - Repo YUM publico

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Ketheriel, 11 de Junho de 2012. (Respostas: 3; Visualizações: 1097)

1. Ketheriel

Ketheriel Power Member

Gostaria de deixar aqui alguma informação sobre o Oracle Linux; No passado penso que foi o Nemesis11 que disse que estava gratuito e eu contestei porque após a instalação do Oracle Linux 6 era necessário preencher a informação do ULN; Sem este passo era impossível aceder aos repositórios. Hoje numa pequena reunião que tive com os experts da empresa onde trabalho fiquei a saber que afinal a Oracle disponibiliza um repositório publico YUM. Existem diferenças entre o producto pago e o YUM publico para além do suporte...

Para aqueles que estejam interessados, fica aqui o endereço do repositório publico da Oracle:
    As instruções para adicionar o repositório encontram-se na página.

Última edição: 11 de Junho de 2012
  2. tangram

tangram Power Member

Assim de repente parece o base repo, equivalente ao CentOS-6 - Base.

3. Ketheriel

Ketheriel Power Member

Yeah... RHEL, CentOS, SL e Oracle Linux é tudo derivado do RHEL; a maior diferença entres os ultimos e o original é a estrutura layered do RHEL.

4. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Já aqui tinha deixado quando do lançamento do repositório público:
    http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=712738

Ao certo, não sei quais as diferenças para os repositórios de quem paga, mas até o que difere do Red Hat se encontra nos repositórios públicos.
    A meu ver, a parte interessante está no repositório UEK (http://public-yum.oracle.com/repo/OracleLinux/OL6/UEK/base/x86_64/):
    - Kernel desenvolvido pela Oracle. Cheguei a comparar mysql com este kernel e há diferenças com o kernel base da Red Hat, que chegaram a ser de 10 %.
    - Suporte Btrfs e Lxc, duas tecnologias interessantes, mas não sei se devem ser usadas em produção. A meu ver, ainda não.
    - Ocfs2 e uns quantos firmwares.

É alguma diferenciação do upstream e é bom ver que eles não fazem apenas uma cópia.
    A meu ver, se querem ganhar mercado, vão ter que se diferenciar cada vez mais do Red Hat.

Partilhar esta Página