1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Oracle's open source buying spree

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por kingdom, 21 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 5; Visualizações: 545)

  1. kingdom

    kingdom 1st Folding then Sex

    Já que estamos numa de discutir esses assuntos e que de facto a TechZonePt é o fórum onde essas discussões são mais produtivas e onde todos os interessados aprendem mais coisas, cá fica mais lenha para a fogueira.

    http://business.newsforge.com/article.pl?sid=06/02/16/144237&from=rss

    Acontece que a Oracle, depois de comprar a Innobase em Outubro e a Sleepycat na semana passado, pode estar a apontar os seus fundos para a Zend ou JBoss. Trata-se de uma possibilidade, de um rumor, no entanto depois de ver este tipo de acção por parte das empresas de software proprietário, pergunto: o que será das empresas de software open source daqui para a frente? Serão capazes de resistir e continuar a competir com os gigantes? Ou serão engolidas e farão com que as empresas de software proprietário abram os caminhos ao open source?
     
  2. kingdom

    kingdom 1st Folding then Sex

    Bem, cá fica uma entrevista ao senhor Douglas Levin, que trabalha na Black Duck e tem alguma experiência na área da compra e venda de empresas de software.

    http://searchopensource.techtarget.com/originalContent/0,289142,sid39_gci1167137,00.html

    Encontram-se aqui respostas a algumas perguntas, no entanto não deixa de ser a opinião do entrevistado. Apesar disso, gostei de algumas expressões, das quais destaco esta:

    De facto, é verdade. A grande questão é: o que irá acontecer ao código?
     
  3. greven

    greven Folding Artist

    A Oracle também queria comprar o mySQL, mas estes não aceitaram.
     
  4. LeeMan

    LeeMan Power Member

    Uma só palavra: € (neste caso $)
     
  5. El_UnO

    El_UnO 1st Folding then Sex

    Projectos open source geralmente estao protegidos pela licença GPL. Para comprarem uma empresa tipo o mysql, mudarem a licença e fecharem o codigo teriam que pedir autorizacao a TODOS os que contribuiram para o projecto e TODOS teriam que concordar...

    Portanto, nunca vai acontecer nada :)
     
  6. falco

    falco Power Member

    O que acontece com licenças de Software Livre é que a partir do momento em que publicas algo como Software Livre, mesmo que no futuro mudes a licença para uma licença proprietária, alguém já o obteve como livre e por isso pode continuar a distribuir como Software Livre essa versão que obteve com uma licença de Software Livre, e a comunidade pode também criar um fork e continuar a sua vida como se nada tivesse acontecido.


    O facto de estas empresas terem sido compradas é completamente irrelvante. Isso não impede a continuação da existência do software que elas criavam como sendo Software Livre. Para além disso a Oracle até já publicou algum software como Software Livre como por exemplo um sistema de ficheiros distribuido para clusters. Por isso se não têm contratos com essas empresas não dêm importância à sua aquisição.
     

Partilhar esta Página