1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Orçamento de Logótipo

Discussão em 'Design e Multimédia' iniciada por Thunderbolt2, 11 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 54; Visualizações: 18821)

1. Thunderbolt2

Thunderbolt2 Power Member

Boas, peço que apenas respondam a este post profissionais/freelancers da area do design de comunicação.

Eis a minha duvida tenho uma empresa que está interessada em que eu lhe faça um logotipo.
    Mas n sei quanto é que ei de pedir :S. Quais são os preços que se praticam nas agencias ou por freelance? E qual o preço adequado para pedir visto que sou um estudante no 2º ano do curso de designde comunicação??
    Ah e ja agora pedia que me esboçassem um orçamento pois nunca elaborei nenhum.

Obrigado pela atenção.

2. ruimoura

ruimoura Power Member

3. Thunderbolt2

Thunderbolt2 Power Member

Vai ser feito de raiz. Como assim grau de comlexidade?

4. Revenant

Revenant Power Member

Pessoalmente em geral cobro pela shape e pelos outcomes. Normalmente faço um preço geral caso o cliente queira um logo para apenas uma função, que é normalmente o caso. Empresas que queiram imagem coorporativa têm tendencia a saber o que querem e onde vão necessitar do logo, os outros caso mais gerais é apenas um logo para por na janela da loja e nos cartões de visita que normalmente até já são eles próprios que montam.

Como não sei ao certo que cliente te está a encomendar o trabalho, nem tão pouco o nivel de exigencia eu diria que o trabalho que vais fazer é justamente o normal sendo que se baseará na shape e um outcome apenas. Pessoalmente vario o preço dos logos entre os 50 e os 100€ dependentemente do trabalho que é e do seu nivel de exigencia. Sendo que ainda não tens curso eu diria que não deverás puxar muito, mas também neste ramo como não existem tabelas de preços propriamente ditas vai até onde achas que o client está disposto a pagar. Como é lógico convem tambem pesares as tuas capacidades em relação ao preço para à ultima da hora o cliente não dar o fora e deixarte de trabalho inacabado na mão.

Cumps.

5. Bio Shadow

Bio Shadow Banido

50€ e 100€ é dado... a menos que o logo seja feito em 2/3 horas de trabalho que é quanto esse valor vale.

Numa empresa de design cobram de 500/1000€ para cima, até gráficas rascas cobram preços de 2500€ por um (mau) logo + aplicação no envelope e cartão de visita.

Eu geralmente cobro de 300€ para cima por um logo sem aplicações e mesmo assim é pouco mas mal acabe o curso subo imediatamente os preços. Outro método é cobrares à hora, defines um preço à hora e cobras o total de horas gastas.

6. ruimoura

ruimoura Power Member

Precisamente.

Para uma coisa simples, feita de raíz, que leve umas 12 horas no total a fazer (desde o desenho até ao produto final) um preço adequado seriam alguns 250/300 euros, mas para algo que efectivamente não dê assim um trabalho do outro mundo. Isto para alguém que quer começar, porque é um preço mesmo no limite.

Imho, ter ou não ter um curso não sei o que é que tem a ver com a questão, mas enfim, vocês lá sabem. "hey, faço-lhe 500 euros, mas daqui a 2 meses já sou licenciado e levo-lhe o dobro, pelo mesmo trabalho" ... Se isto tem algum cabimento vou ali e já venho ...

7. Revenant

Revenant Power Member

Também podes cobrar 2 milhões por cada logo que fazes, simplesmente não acho bem cobrar preços de empresa quando não é uma equipa que está a trabalhar para o logo mas sim apenas uma pessoa. É normal que depois as pessoas pensem que o design está caro... e assim não admira.
    Como referi tudo depende dos projectos em mão e da sua exigencia, também já cheguei a cobrar 180€ por um logo... tudo depende, simplesmente grandes trabalhos não aparecem todos os dias.

Última edição pelo moderador: 11 de Fevereiro de 2009
  8. mags

mags Power Member

e mesmo o PS nem é muito indicado (bitmap) , mas cada um faz onde quer.
    nao faças preços à hora... isso é muito enganador....imagina o que é trabalhar por hora e depois aparece-te a Vodafone... certamente que não lhe vais fazer um preço por hora.
    se conheces a empresa, vê até onde eles podem ir...vê se eles te vão pedir mais trabalho no futuro...se é uma empresa grande vê se pode ser bom para a tua imagem...etc, etc.

eu amanha tenho na uni uma apresentação de um logótipo para um serviço da câmara Municipal (pediram à minha uni)... e vai ser de graça. Escolheram-me, e porque disse que o fazia?
    1. Um trabalho para o meu portafolio
    2. Ver o meu trabalho na rua
    3. Conhecer melhor os processos de impressão das aplicções, etc
    4. "olha, foi aquele rapaz que fez"
    5. "vou pedir os serviços dele"
    6. :D xD :P

Última edição: 11 de Fevereiro de 2009
  9. LProlog

LProlog Power Member

Apesar de não ser da área, esta foi a resposta mais inteligente que encontrei. O preço é sempre relativo.

10. michael c

michael c Power Member

Essa pergunta é a chamada "million dollar question". :) São tantos os factores que influenciam no preço final de um logotipo que nem vale a pena ninguém te avançar preços. Tu melhor que ninguem deves saber quanto vale um logotipo e quanto o cliente estará disposto a pagar por ele.

Deixem-me apenas dizer mais duas coisas que tenho de dizer. Criar logotipos e suportes de comunicação tem muito pouco a ver com photoshops e outros programas mas sim com saber analisar, saber ver e depois criar. Mas isto é outra conversa. Desenganem-se se pensam que é dinheiro fácil e são "duas horas em frente ao pc" para receber 200€. O dinheiro que se ganha em logotipos geralmente é bem suado e para chegar a algo original é preciso passar por alguns momentos de amargura. Não é tão fácil como se pode pensar. Como diz o outro, a questão não é o parafuso, é saber qual parafuso apertar.

Daí que, na minha modesta opinião, trabalhar na concepção de algo original e receber em troca 50 ou 100€, só se estivesse desesperado e precisasse do dinheiro para comer. Caso contrário estaria fora de questão. A menos que fosse uma situação excepcional em que pudesse tirar dividendos futuros disso...mas mesmo assim, só vendo e analisando muito bem.

Cumps,
    michael c

11. Bio Shadow

Bio Shadow Banido

Não, as pessoas pensam que o design está caro por precisamente haver pessoas como tu que cobram 50€ por um logo, é por isso que a pessoa comum pensa que o design está caro, não é por mais nada. O bom design paga-se, tal como se paga a boa arquitectura, enfim, a mentalidade dos portugueses ainda tem muito que evoluir.

É que criar um logo, profissionalmente, não passa apenas por abrir um programa, perder 30 minutos, desenhar um símbolo ao acaso e adicionar tipografia, essa é apenas uma pequena parte na concepção de um logo, antes disso há todo um processo conceptual, de (muita) pesquisa, de criação de lettering, sketches, referências fotográficas, etc, claro que isto é o que um profissional faz e acredita que todo este trabalho não equivale a 50, 100, 150 ou mesmo 300€.

De resto é como o michael c disse, é muito dificil dizer-te como fazer um orçamento, há demasiadas variáveis mas nunca na vida cobres 50€, estás a matar o mercado ainda mais, isso é quase tanto o que eu cobro por hora.

12. 3dhouse

3dhouse Power Member

O que normalmente faço é calcular todas as despesas que tive ao fazer o logotipo, podem ser electricidade, internet, deslocações, material de papelaria, chamadas telefónicas, o que for... Claro que tens que fazer algumas contas se quiseres ser honesto. Depois defines um valor que aches justo para o teu trabalho por hora e deves também precaver uma ou outra cláusula como cancelamento do trabalho ou modificações inesperadas. Isto não só te ajuda no teu trabalho, como vais passar uma imagem de profissionalismo ao cliente ao detalhar tudo isto na factura além de dignificar a nossa profissão que a ver se de uma vez por todas deixamos de ser os gajos que fazem bonecos no Photoshop!
    E nunca, nunca confies em ninguém neste mundo do design

13. Revenant

Revenant Power Member

Claramente a experiencia que tens no ramo não é muita e eu não venho aqui para receber lições.
    Eu cobro 50/100€ por um logo se for preciso porque contabilizo o meu trabalho e vejo o tempo que perco com ele, simplesmente não adiciono facturas irreais para poder chular mais dinheiro ao cliente. São preços pessoais que não pratico em termos empresariais, há que separar as duas realidades.

O processo de criar um logótipo depende de trabalho para trabalho e não é uma coisa que possa ter um preço minimo de 200€ nem nada que se pareça, porque realmente existem logos que não dão trabalho quase nenhum para quem já está habituado a faze-los. É preciso manter a seriedade e ser honesto no que se faz, mas isso já é uma coisa que vem de cada um.
    Prefiro fazer logos mais baratos se forem trabalhos faceis e saber que na próxima vez o cliente vem ter comigo para fazer o resto da imagem coorporativa. E aí então posso ter mais rendimento, é preferivel a largar clientes insatisfeitos por todo o lado que depois só vão denegrir o meu trabalho, mesmo que este seja bom, simplesmente porque achou o preço demasiado alto.
    Mais trabalho = melhor portfolio = mais clientes = mais satisfação e sucesso.

No meio desta questão toda existem duas faces da moeda: Existe uma que reflecte a ignorância de quem não sabe nada sobre a àrea em portugal, e pensa que o design é só fazer meia duzia de riscos e existe a outra face de muitos designers que muitas vezes não percebem um chuto de design e praticam preços como se fossem alta empresa de gabarito internacional só porque acham que o seu design deve ser caro.

O bom design paga-se e como é claro envolve muita coisa, mas o que se está a falar aqui não é de arte de topo mas sim de um simples projecto que pode aparecer no dia a dia. E tu se vais com essa postura para a tua empresa no futuro acredita que te vais queimar muita vez. Acabas com os mesmos incomes que outras empresas mas com portfolio e carteira de clientes bem mais pobre.
    É preciso saber escolher os trabalhos e saber onde facturar.

É apenas a minha opinião e não adianta avançar nem com mais nem com menos retórica. Cada um sabe o que faz.

Cumps.

Última edição: 12 de Fevereiro de 2009
  14. fadeout

fadeout Power Member

Se não formos nós a valorizar o nosso trabalho mais ninguém o vai fazer. Eu não sou designer a full-time (whatever that means) mas faço alguns trabalhos de vez em quando. No entanto trabalho também numa área criativa (fotografia) e o cenário é o mesmo que no Design. Fazer um logo por 50€ ou 100€ parece-me o mesmo que ir fazer um trabalho fotográfico que não demora mais que 30min e cobrar 50€. É claro que o cliente diz logo que mais que isso é caro e que é muito dinheiro para tão pouco tempo. Mas o trabalho de um fotógrafo ou designer mede-se apenas pelo tempo gasto? E todo o know-how aplicado ao trabalho? Toda a experiência? Já sem contar com custos reais claro está (materiasi, internet electricidade etc). Não quero ofender ninguém, claro, mas parece-me que qualquer coisa entre 50 a 100€ é dado.

EDIT: Ao dar uma vista de olhos pelo link deixado pelo ruimoura encontrei esta página que me parece bastante apropriada Aqui

15. Revenant

Revenant Power Member

Em termos empresariais sem duvida que é pouco, mas o caso que se trata aqui não é empresarial, simplesmente é um "desenrrasque". Nem tão pouco o criador em questão é "credenciado" nem existe garantias de um trabalho profissional. Por isso referi esses preços, que por vezes são os que pratico mediante os "desenrrasques" que faço de vez em quando.

As outras questões que referi são apenas a evolução da questão mediante a sua utilização no mundo real de trabalho.

Da mesma maneira que já fiz logos por 50€, já também desenrrasquei layouts para webdesign que me duraram duas horas a fazer por 300€. Tudo é relativo à questão em que estamos e à exigencia pretendida no trabalho.

Não quero de forma alguma tentar baixar os preços do design nem de outra àrea qualquer. Muito pelo contrário também concordo a 100% quando dizem que o design criado hoje em dia em portugal encontra-se em baixo preço; é uma verdade. Simplesmente existem muitos factores económicos e financeiros a ter em conta nessa questão, mas esse não é propriamente o tópico que está a ser falado aqui.

16. Bio Shadow

Bio Shadow Banido

Revenant desculpa lá mas nenhum profissional pratica esse tipo de preços, isso é um atentado à área do design e acredita que o design em Portugal está mal visto por esse tipo de "designers" que, nada sabendo de design, praticam preços ridiculamente baixos.
    Põe-te na pele do cliente, tem dum lado um puto que sabe mexer no photoshop e lhe faz um logo amador por 50€ em 30 minutos, do outro lado tem um designer a sério que lhe faz um trabalho profissional por umas centenas de euros, que vai o gajo escolher? Vai para o mais baixo obviamente porque não tem noção do que está a fazer e são esse tipo de pessoas que andam a minar a vida dos que realmente praticam design.

Ao dares preços desses o que estás a dizer ao cliente? Basicamente estás-lhe a dizer que não tens confiança no teu trabalho e que estás desesperado, o cliente a quem tu cobras 50€ nunca mais irá aceitar um preço superior a esse, vais ficar marcado. O que eu faço é pedir um preço um pouco acima do valor "real" para ter espaço para negociações e poder baixar o preço se necessário, é este o tipo de atitude que se deve ter, acredita que cobrar um preço alto é bem mais vantajoso que pedir uns míseros 50€, isso é suicídio, ninguém te vai levar a sério.

A minha experiência não é muita? Quem o diz? Tu?

E já agora, um orçamento não é só composto pelo número de horas gastas, há muitos mais factores e o tempo / dinheiro gasto numa licenciatura / estudos é um dos factores, tal como o "nome" do designer e a urgência do projecto, entre muitos outros.

17. Revenant

Revenant Power Member

Ainda não leste como deve ser o que disse pois não? Volta a ler.

Não me entendas mal que não estou aqui para gerrilhar. Apenas estou a apontar a questão de Trabalho empresarial vs Trabalhos menores pessoais.

E cada um é como cada qual. Praticas como queres e outros igual. Cumps.

18. Bio Shadow

Bio Shadow Banido

Li, caso contrário não tinha respondido.
    Define trabalho empresarial, isso inclui freelancing? Se não, onde se insere o freelancing? Nos "trabalhos menores pessoais"?

Segundo o teu ponto de vista um freelancer nunca deve cobrar "preços de empresa" (o que até está certo mas tu falas em 50€, o que é ridículo) apenas porque trabalha sozinho?

19. fadeout

fadeout Power Member

Também sem querer entrar em despiques essa frase não faz muito sentido. Venderes um carro a uma empresa ou a um particular o preço e valor do carro não é o mesmo?

20. Revenant

Revenant Power Member

A questão de trabalho empresarial vs trabalhos menores não tem a ver com o ser freelancer. Como é lógico um freelancer é profissional; ou pelo menos deveria ser sempre.. mas isso é outro caso.
    O que me parece com o tópico é que o user não é designer, está apenas a desenrrascar um amigo ou conhecido, e como é de esperar o trabalho não será na minha opinião categorizado como um trabalho profissional e sim será antes integrado na pasta que falei antes dos "desenrrasques". É a isso que me refiro e nada mais. Atenção que não estou a menosprezar o trabalho de ninguém, muito pelo contrário, também já disse que também me aparecem trabalhos destes e que tenho sempre todo o gosto em os fazer. São apenas trabalhos menores que não dão o trabalho de um logo profissional por não terem o mesmo background todo que já foi referido.

Partilhar esta Página