1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Orçamento Fotografia de espectáculos

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por stikerr, 28 de Maio de 2012. (Respostas: 5; Visualizações: 939)

1. stikerr

stikerr Power Member

Boas pessoal
    Bem preciso de começar a arranjar uns trocos e como tenho alguma experiência em fotografia , especialmente neste tipo , pensei em lançar-me como uma espécie de freelancer e tentar ir fotografar alguns concertos de bandas recentes e assim.
    A minha grande duvida era : Quanto devo de pedir por tirar umas fotos nestes eventos? tendo em conta que me quero focar mais para bandas recentes e com pouca visibilidade (mais underground) e que possivelmente não têm muita disponibilidade de pagar balurdios pelo trabalho... (claro tudo depende daquilo que a banda quer) mas assim uma estimativa geral

SE houver por ai pessoal com experiência nesta área que de uma apitadela e ajude aqui o vosso amigo :D

Bem por agora e tudo cumprimentos

2. pitogas

pitogas Power Member

Não peças orçamentos a pessoas que fazem o mesmo trabalho que tu, nem sempre os preços serão justos.
    Começa por fazer o teu próprio orçamento, os pontos mais importantes são:
    - O deslocamento;
    - O tempo que vais lá estar;
    - A pós produção (com isto quero dizer o tempo que vais gastar a processar as fotografias).

O deslocamento: Se vais gastar alguns trocos em deslocamento tens de cobrir essa despesa, incluí no orçamento o dinheiro gasto em gasolina, transportes, whatever...
    O tempo que vais lá estar a fazer a cobertura: Se queres entrar no mundo da fotografia de espectáculos, vais trabalhar principalmente de noite, logo de certeza que vais ter que te ausentar da tua família ou não vais poder fazer coisas que gostas. Tens de fazer um preço justo para cobrir esse prejuízo, neste ponto também não te podes esquecer da qualidade do teu trabalho, quanto maior melhor.
    A pós produção: Aqui depende do nível de pós produção que vais aplicar às imagens, se por exemplo aplicares um pp que basicamente é corrigir o contraste, cor, etc, não vais pedir um valor exorbitante. Mas se o nível de pós produção aplicado for uma coisa mais profunda, aí terás de certeza que compensar o tempo que gastaste e fazer novamente um preço justo para o cliente.

Ao teu orçamento junta também outros custos adicionais como a comida, por exemplo.

3. stikerr

stikerr Power Member

oi pitogas.
    Desde ja um grande obrigado pelas dicas.
    Mas a minha grande duvida, sim tendo ja em conta tudo isso e todos os valores que devo ou não acrescentar conforme as deslocações, comida etc..
    As fotos em si, quanto e que valem cada uma por exemplo ?
    não tenho mesmo noção de o preço de uma sessão de fotos num concerto ou outro espectáculo qualquer..

4. pitogas

pitogas Power Member

Vais entregar as fotos em papel ou em digital?

Normalmente não se faz o orçamento para uma única foto neste tipo de trabalhos, faz-se sim o orçamento pelo set completo, em média rondam as 80-150 fotos.

5. stikerr

stikerr Power Member

e um set desses ronda quanto? €€ sabes me dizer assim mais ou menos?

6. pitogas

pitogas Power Member

Eu não sou a pessoa mais indicada para te dizer preços, ainda não explorei a área comercial da fotografia.

Os preços dependem da superfície onde tiras as fotos (discotecas, concertos, peças de teatro, etc), mas os preços devem andar acima dos 80€/100€ se não estou em erro.

Partilhar esta Página