1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

orçamentos em design

Discussão em 'Design e Multimédia' iniciada por zepplin_design, 25 de Novembro de 2009. (Respostas: 83; Visualizações: 66366)

1. Kevin04PT

Kevin04PT Power Member

Boas,

Estou agora a começar um projeto freelancer nesta área, mas ainda não tenho bem ideia de preços a praticar. Contar por horas é muito complicado porque nunca sei quantas vou demorar.

Quais os valores corretos, ou melhor, mais comuns, para:

- Criação de logótipos (com e sem estudo de empresa)
    - Criação de flyers
    - Criação de cartões de visita
    - Criação de stickers

Para já estou a fazer para pequenos negócios pelo que sei que não posso abusar muito nos valores sob risco de perder os clientes. Por outro lado, não quero cobrar a menos e ser "escravo". Que valores se costuma praticar, de forma a poder ter uma base de maneio. Falo valores sem IVA, isso depois acrescentaria à parte.

Obrigado!

2. sneaD

sneaD Power Member

@Kevin04PT

Acho que não há preço.
    Como já falei em vários tópicos o preço irá depender dos teus clientes e da tua disponibilidade. Começar por praticar preços baixos para criares o teu portefólio acho que acaba por ir de encontro à prática de muitos freelancers. Depois é uma questão de ires aumentando até a um ponto óptimo, onde tu retiras máximo valor da tua qualidade e tens clientes.

Basicamente, se os teus trabalhos não tiverem grande qualidade, podes começar a perder clientes se fizeres um logo acima dos 50€. Por outro lado, se tiveres qualidade, podes continuar a obter clientes a fazer logos por mais de 200€. Não existem preços, existe sim um mercado de oferta e procura.

Tenta encontrar um bom nicho, tenta de alguma forma desenvolver um estilo próprio, onde te reconhecem o trabalho mesmo sem ter a tua assinatura.

No final acabas por ter sucesso se tiveres um bom portefólio (quando associado a empresas/individuais conhecidos melhor) e a uma boa divulgação do teu trabalho. Regista-te em plataformas como o Behance e o Dribbble, tenta ganhar exposição ao máximo, e não te limites unicamente ao mercado português (claro que o podes fazer, mas não deverá ser tão fácil arranjar trabalhos e receber bem por eles).

Outra coisa que pode ajudar para criar uma primeira carteira de clientes é registares-te em plataformas como o UpWork e o Fiverr (sendo que aqui tens de brincar um pouco com os pacotes). Há pessoal que critica esta ideia do Fiverr mas eu consegui criar uma boa carteira e mais de 50% dos trabalhos que vou efectuando são de clientes que gostaram do trabalho que fiz e voltam (grande parte provém do Fiverr e... não cobro $5. Raramente faço um logo abaixo dos 150€. Retórica, bom trabalho e simpatia ajudam-te a conseguir bom emprego do teu tempo).

Importa referir que a tua carteira de clientes que te pagam neste momento um preço baixo nunca serão os teus clientes no futuro. Objectivo é escalares e procurares os "bons" clientes, que procuram trabalho de qualidade e que sabem que a qualidade se paga.

Boa sorte :)

3. Kevin04PT

Kevin04PT Power Member

@sneaD

Muito obrigado pela excelente resposta.

Este projeto freelance está a ser feito em conjunto com um parceiro, pelo que acabamos por trabalhar como se fosse uma empresa. Nenhum de nós tem curso na área, o que acredito que possa ser limitativo. Mas temos gosto na área e vontade de aprender e investir.

Vou tentar seguir as tuas dicas, começar com valores baixos e tentar escalar. Ao mesmo tempo aproveito para ganhar experiência e definir o nosso estilo.

4. quim_roscas

quim_roscas Power Member

Olá malta! Antes de mais, excelente tópico!
    Recebi hoje um briefing para uma lona ~200cm x 400cm. A lona vai servir de base e nela vai ser impresso um gigante 'jogo da glória' (aka. jogo c/ casas e dados). Já não faço grandes formatos há algum tempo e não faço ideia quanto deverei pedir de budget. É para um evento infantil e pretendo fazer algo clean/flat.

Peças: 1x lona (jogo), 1x roll-up (c/ instruções de jogo/prémios) e 2x t-shirts para promotoras (c/ patrocínios+info estampados)
    Deadline: 22/06/2017 (3 dias)

1. Quantos dpi devo aplicar na lona?
    2. Budget apenas da arte-final? (gráfica não entra nas contas)
    2.1. Este novo cliente vale muito a pena, por isso, o preço terá que ser decente no começo!

Partilhar esta Página