Orçamentos em Design

Boas,

Estou agora a começar um projeto freelancer nesta área, mas ainda não tenho bem ideia de preços a praticar. Contar por horas é muito complicado porque nunca sei quantas vou demorar.

Quais os valores corretos, ou melhor, mais comuns, para:

- Criação de logótipos (com e sem estudo de empresa)
- Criação de flyers
- Criação de cartões de visita
- Criação de stickers


Para já estou a fazer para pequenos negócios pelo que sei que não posso abusar muito nos valores sob risco de perder os clientes. Por outro lado, não quero cobrar a menos e ser "escravo". Que valores se costuma praticar, de forma a poder ter uma base de maneio. Falo valores sem IVA, isso depois acrescentaria à parte.

Obrigado!
 
@Kevin04PT

Acho que não há preço.
Como já falei em vários tópicos o preço irá depender dos teus clientes e da tua disponibilidade. Começar por praticar preços baixos para criares o teu portefólio acho que acaba por ir de encontro à prática de muitos freelancers. Depois é uma questão de ires aumentando até a um ponto óptimo, onde tu retiras máximo valor da tua qualidade e tens clientes.

Basicamente, se os teus trabalhos não tiverem grande qualidade, podes começar a perder clientes se fizeres um logo acima dos 50€. Por outro lado, se tiveres qualidade, podes continuar a obter clientes a fazer logos por mais de 200€. Não existem preços, existe sim um mercado de oferta e procura.

Tenta encontrar um bom nicho, tenta de alguma forma desenvolver um estilo próprio, onde te reconhecem o trabalho mesmo sem ter a tua assinatura.

No final acabas por ter sucesso se tiveres um bom portefólio (quando associado a empresas/individuais conhecidos melhor) e a uma boa divulgação do teu trabalho. Regista-te em plataformas como o Behance e o Dribbble, tenta ganhar exposição ao máximo, e não te limites unicamente ao mercado português (claro que o podes fazer, mas não deverá ser tão fácil arranjar trabalhos e receber bem por eles).

Outra coisa que pode ajudar para criar uma primeira carteira de clientes é registares-te em plataformas como o UpWork e o Fiverr (sendo que aqui tens de brincar um pouco com os pacotes). Há pessoal que critica esta ideia do Fiverr mas eu consegui criar uma boa carteira e mais de 50% dos trabalhos que vou efectuando são de clientes que gostaram do trabalho que fiz e voltam (grande parte provém do Fiverr e... não cobro $5. Raramente faço um logo abaixo dos 150€. Retórica, bom trabalho e simpatia ajudam-te a conseguir bom emprego do teu tempo).

Importa referir que a tua carteira de clientes que te pagam neste momento um preço baixo nunca serão os teus clientes no futuro. Objectivo é escalares e procurares os "bons" clientes, que procuram trabalho de qualidade e que sabem que a qualidade se paga.

Boa sorte :)
 
@sneaD

Muito obrigado pela excelente resposta.

Este projeto freelance está a ser feito em conjunto com um parceiro, pelo que acabamos por trabalhar como se fosse uma empresa. Nenhum de nós tem curso na área, o que acredito que possa ser limitativo. Mas temos gosto na área e vontade de aprender e investir.

Vou tentar seguir as tuas dicas, começar com valores baixos e tentar escalar. Ao mesmo tempo aproveito para ganhar experiência e definir o nosso estilo.
 
Boas, as gráficas costumam dar orçamento para cartões de visita já com design incluído ou fazem uma diferença de preço para quem tem já design e quem não tem? Existe tanta concorrência e tanta gente a fazer preços ridículos que torna-se difícil fazer orçamentos que justifiquem um bom trabalho sem perder clientes.
 
Boas, as gráficas costumam dar orçamento para cartões de visita já com design incluído ou fazem uma diferença de preço para quem tem já design e quem não tem? Existe tanta concorrência e tanta gente a fazer preços ridículos que torna-se difícil fazer orçamentos que justifiquem um bom trabalho sem perder clientes.

há os dois casos
tanto podem só imprimir e tu dás o design, como pode fazer o design e impressão caso tenham gabinete de design.
numa gráfica a "sério" normalmente até nem fazem design, o pessoal que têm é para abrir os trabalhos e preparar para impressão.
pelo menos das gráficas que já conheci
 
... a não esquecer que difere sempre a gramagem do papel, assim como o acabamento, o facto de quereres ou não cantos redondos etc... Eu sou apologista de apoiar o comercio local, mas, já usei serviços online, neste momento com a "Existe tanta concorrência e tanta gente a fazer preços ridículos" os preços já acabam por ir todos dar ao mesmo.

Se for da tua area, desenha os cartões, caso contrario, avança com alguém de confiança.
 
Não sei se é o tópico indicado, mas utilizam algum template para apresentar os vossos orçamentos? Tenho de fazer um pela primeira vez e não faço ideia de como apresentar isto ao cliente.
 
Boas,

Sou estudante de multimédia, próximo de me formar, e recentemente um conhecido descobriu que sou da área e pediu me se lhe fazia uns trabalhos, neste caso o pedido são 3 flyers semanais para publicação nas redes sociais. A questão é que nunca fiz nada deste género e não faço mínima ideia de quanto cobrar, e gostava de ter umas luzes... Sei perfeitamente que dificilmente me vão dizer um valor e vão dizer que eu é que sei quanto vale o meu trabalho bla bla bla mas estou mesmo perdido e só queria ter uma ideia de que valores seriam razoáveis para esta situação, não querendo aproveitar me de ninguém porque a experiência não é assim muita ainda. Qualquer opinião será bem vinda.
Obrigado,

Cumps.
 
Boas,

Sou estudante de multimédia, próximo de me formar, e recentemente um conhecido descobriu que sou da área e pediu me se lhe fazia uns trabalhos, neste caso o pedido são 3 flyers semanais para publicação nas redes sociais. A questão é que nunca fiz nada deste género e não faço mínima ideia de quanto cobrar, e gostava de ter umas luzes... Sei perfeitamente que dificilmente me vão dizer um valor e vão dizer que eu é que sei quanto vale o meu trabalho bla bla bla mas estou mesmo perdido e só queria ter uma ideia de que valores seriam razoáveis para esta situação, não querendo aproveitar me de ninguém porque a experiência não é assim muita ainda. Qualquer opinião será bem vinda.
Obrigado,

Cumps.


A acrescentar a este trabalho, tenho que fazer um vídeo de 5 horas que é projetado numa parede, em que passam fotos das noites da semana anterior (capturadas e editadas por outra pessoa), os flyers dos dias seguintes, algumas frases, parceiros etc. Já tenho o modelo e para cada dia só tenho que alterar as fotos e os flyers. Demoro 5-10m a fazer as alterações, 25 para renderizar, 1h para fazer upload. Os flyers que faço são 3 por semana e devo demorar 1-2h a fazer os três. Estive a ver olhando para o preço hora que falam entre os 15 e os 35€ que sei que não deve ser levado à letra, e cheguei à ideia de que talvez deva cobrar 120/130€ mensais... É o meu primeiro trabalho pago, raramente envolve deslocações, acham que este valor é algo dentro do aceitável?
 
Back
Topo