Ordenados Design e Multimédia

Boa tarde, vi um tópico aqui no forum sobre eng informatica e fiquei interessado e gostaria de colocar a mesma questão ao pessoal que trabalha em Design e/ou Multimédia. Vou agora iniciar o mestrado nesta area e gostaria de saber qual o tipo de ordenado posso estar á espera. Sei que muitos são freelancers e mesmo esses gostaria de saber o que é para eles um mês bom e um mês mau.


Salário limpo (já com subsídio almoço e tirando a seg.social e tirando impostos)=
Extras (tipo telemóvel ou carro) :
Anos de experiência na empresa :
Anos de experiência antes da actual empresa:
Área da Empresa:
Localização:

Formação:
Universidade:
Média de Curso:
 
Não tenho formação académica na área e vou trabalhando por casa como freelancer. Não tenho preço fixo, adapto-me ao cliente. Já fiz coisas a 5€/hora, já fiz coisas a 40€/hora. Acho que o salário depende sempre também do valor que dás ao tempo que dispensas para realizar o serviço.

Acho sempre que é um bocado relativo. Um designer com trabalhos de qualidade pode estar a ser mal pago com 30€/hora mas um que não seja tão bom já estará a ganhar um balúrdio. Acho sobretudo que na selva tens de ser o predador. Tens de arranjar forma de ter clientes (caso optes pelo freelancing) e de conseguir criar um preço que maximize quer a tua utilidade, quer a do cliente. (Aqui tens de ter uma boa retórica :D )

Como é óbvio, pelas minhas características, não tenho experiência numa empresa nesta área. Mas creio que em Portugal (ainda) não dão muito valor a áreas gráficas. Pelo que vejo é 8 ou 80. Há óptimos estúdios que cobram valores "estrangeiros". Mas também se vê muita pequena empresa, muito pequeno negócio, a colher os clientes mais fáceis de surpreender mas a cobrar preços irrisórios (o trabalho muitas vezes também não vale mais...).

Resumindo, irás encontrar de tudo. Certamente se contribuírem neste tópico perceberás que há diferenças.
 
Muito obrigado pela tua resposta penso que é sempre uma grande ajuda e esclarece sempre algumas dúvidas. Espero que as pessoas contribuam para este post como tu para ver entao as diferenças e ficar a conhecer melhor a área.
Também há muita gente que trabalha para fora ou está mesmo fora de Portugal penso que era muito interessante saber o que fazem e como é a nível monetário.
Um abraço
 
Sou UI/UX Designer, trabalho numa agência de médio tamanho no Porto (~30 pessoas). Onde estou agora, ganho acima da média para este tipo de profissão. Não considero que ganhe maravilhosamente apesar de ser acima da média, simplesmente paga-se muito mal a designers em Portugal, mesmo em agências/ateliers onde o design seja o foco principal (se calhar aí até é onde se paga pior...). Design pra mim é uma paixão, e sinto-me um privilegiado por poder fazer isto da vida e ser pago o suficiente para ter uma vida confortável. Infelizmente sinto por vezes uma falta de opções muito grande a nível de futuro, porque há muito poucos sítios que estejam dispostos a pagar-me mais do que aquilo que recebo, de tal forma entranhado está este tipo de pensamento. Acaba por ser difícil fazer um upgrade à minha carreira sem ter de me virar para freelancer, com todos os riscos que isso acarreta (nem toda a gente tem o perfil de freelancer, nem tem de ter necessariamente), ou ir para outro país tipo UK, com todas as mudanças que isso também acarreta.

Antes do sítio onde trabalho atualmente estive numa empresa de software bem maior mas onde o design não era de todo uma prioridade, e isso ressentiu-se na minha satisfação com o que fazia, e foi isso que me levou a mudar. O importante (e que idealmente será algo automático) é nunca te contentares com "mais do mesmo", e assim que sintas que estás a estagnar procura mudar isso de alguma forma, seja com trabalhos freelance ou até projetos pessoais que te dêm gozo e te permitam evoluir, seja com uma mudança de emprego. Nenhuma empresa ou atelier merece (nem devia potenciar) a tua estagnação profissional.
 
Última edição:
Não tenho formação académica na área e vou trabalhando por casa como freelancer. Não tenho preço fixo, adapto-me ao cliente. Já fiz coisas a 5€/hora, já fiz coisas a 40€/hora. Acho que o salário depende sempre também do valor que dás ao tempo que dispensas para realizar o serviço.

Acho sempre que é um bocado relativo. Um designer com trabalhos de qualidade pode estar a ser mal pago com 30€/hora mas um que não seja tão bom já estará a ganhar um balúrdio. Acho sobretudo que na selva tens de ser o predador. Tens de arranjar forma de ter clientes (caso optes pelo freelancing) e de conseguir criar um preço que maximize quer a tua utilidade, quer a do cliente. (Aqui tens de ter uma boa retórica :D )

Como é óbvio, pelas minhas características, não tenho experiência numa empresa nesta área. Mas creio que em Portugal (ainda) não dão muito valor a áreas gráficas. Pelo que vejo é 8 ou 80. Há óptimos estúdios que cobram valores "estrangeiros". Mas também se vê muita pequena empresa, muito pequeno negócio, a colher os clientes mais fáceis de surpreender mas a cobrar preços irrisórios (o trabalho muitas vezes também não vale mais...).

Resumindo, irás encontrar de tudo. Certamente se contribuírem neste tópico perceberás que há diferenças.

Concordo inteiramente com o SneaD.
 
Existem empresas que coitadas, tem que concorrer com os freem*erdas como voçes que fazem concorrencia desleal com empresas de design... as empresas tem que pagar bastantes impostos, enquanto o freelancer que ganha um trocos em casa depois do trabalho passa um verde e só paga IVA, nem SS precisa de pagar... qualquer um pode ser um freem*rdas e copiar um logotipo de outro lado etc etc, nunca vi area mais m*rdos* como o design... vejo trabalhos muito maus... se fosse um canalizador ou eletrecista não trabalhava de casa e tinha que ficar tudo bem feito...

Acho que devias ter mais respeito pelos outros que por opção ou necessidade recorrem ao trabalho freelancer, os quais poderão ter a mesma ou mais formação que tu..... Como tudo na vida não esperes que as coisas te apareçam, tens que lutar por elas, e mesmo tendo sido o melhor aluno da tua "escola" no mercado de trabalho isso ainda tem que ser provado e aprovado.
 
eu trabalho e faço freelancer também e, olha que esse "iva" que do meu lado é irs (pois não passo os 10mil em recibos nem lá perto) ainda são 25%. em 500€ por exemplo ficas com 375€...olha se ainda tivesse o iva. Por vezes é frustrante trabalhar extra tempo para ver um valor assim cortado. Num salário ainda temos alimentação, duodécimos, ferias, natal, prémios para disfarçar....em freelancer se não trabalhas não recebes.
Neste momento tenho 3 empresas com propostas à minha frente mais a minha actual, mas isto é reflexo de 7 anos de trabalho e sem nunca dizer um "não" a uma ajuda/ solicitação de trabalho. Como nunca virei as costas, por vezes vamos recolhendo depois estes frutos. Assim fosse sempre que uma pessoa está a ir para o desemprego.
Outra coisa que me leva a fazer é por ainda ter saúde para isso mesmo, a fazer o esforço é agora, porque depois "de velho" não é aí que vou conseguir dar o litro e até se calhar ter trabalho em relação aos mais jovens.
Estou a tirar o trabalho a outras pessoas com freelancer? pah, não fui eu que pedi, foram as empresas. Para eles é mais barato o meu freelancer que contratar uma pessoa....no entanto essas mesmas são as que me querem a tempo inteiro agora.
Eu também fui o melhor aluno do meu ano, no entanto em mais de 50 candidaturas tive 2 respostas.
Nisto também é preciso sorte e quando se a tem temos de agarrar.
Eu não estive 3 meses à "experiência", mas estive duas semana para mostrar o que valia para poder ficar e ter o estágio.
 
fui o melhor aluno da minha escola e só me ofererem 3 meses curricular a 300€ e depois se passar ainda vou a estagio profissional... empresas de merd* e design...

"Melhor aluno da tua escola" é completamente irrelevante para o mercado de trabalho nem te garante absolutamente nada. Tens muito que provar e muito que te esforçar. O que não faltam são pessoas que não eram as melhores alunas mas que lutaram e chegaram longe, e são essas pessoas que te vão contratar.
 
O que não faltam são pessoas que não eram as melhores alunas mas que lutaram e chegaram longe, e são essas pessoas que te vão contratar.

Concordo.. Exemplo tive na minha turma até... Um colega meu em 4 anos, em 2 não tinha notas para passar e mesmo assim deram-lhe 2 vezes a opurtinidade...
Fez um estagio numa multinacional de tecnologias medicais e após o curso acabou por ser contratado .. Enquanto que outro colega que era um dos melhores, após um ano e tal ainda não tem trabalho...
 
eras o melhor porquê? tinhas as melhores notas? e as restantes competências? :)
um freelancer trabalha tanto ou mais do que um profissional numa empresa. pensa bem antes de falar @josearagao5. as empresas não concorrem connosco. até recorrem a freelancer, vê lá. :)
 
Alta raiva que vai ai contra o freelancing.

É normal que o freelancer tenha um custo menor para o cliente.

Afinal pagas a uma pessoa pelo seu trabalho.
Se recorres a uma empresa o ordenado do gajo q vai fazer o trabalho tem que dar para a empresa, manager, o gajo q efetivamente faz o trabalho e sabe-se lá mais a quem. Para no fim receber menos que o freelancer.

E ainda chamas a pessoas que correm o risco de ficar por sua conta de freemerdas.
Foste o melhor aluno da tua faculdade, mas ainda te falta crescer muito...tens uma mentalidade muito pequenina
 
Alta raiva que vai ai contra o freelancing.

É normal que o freelancer tenha um custo menor para o cliente.

Afinal pagas a uma pessoa pelo seu trabalho.
Se recorres a uma empresa o ordenado do gajo q vai fazer o trabalho tem que dar para a empresa, manager, o gajo q efetivamente faz o trabalho e sabe-se lá mais a quem. Para no fim receber menos que o freelancer.

E ainda chamas a pessoas que correm o risco de ficar por sua conta de freemerdas.
Foste o melhor aluno da tua faculdade, mas ainda te falta crescer muito...tens uma mentalidade muito pequenina

É isto, um freelancer tem um risco associado muito maior, se um projeto correr mal, ardeu, não tem a estrutura de uma empresa para assegurar o seu salário regular. É preciso o freelancer fazer de comercial, gestor de projeto, designer, etc., gerir as suas finanças, orçamentos, tudo sozinho.
 
Existem empresas que coitadas, tem que concorrer com os freem*erdas como voçes que fazem concorrencia desleal com empresas de design... as empresas tem que pagar bastantes impostos, enquanto o freelancer que ganha um trocos em casa depois do trabalho passa um verde e só paga IVA, nem SS precisa de pagar... qualquer um pode ser um freem*rdas e copiar um logotipo de outro lado etc etc, nunca vi area mais m*rdos* como o design... vejo trabalhos muito maus... se fosse um canalizador ou eletrecista não trabalhava de casa e tinha que ficar tudo bem feito...

Para 35 anos (alegadamente) parece que tens uma idade mental de 15.

Não percebo o porquê desta raiva toda. E também não percebo, se foste o melhor aluno da tua escola, como é que dás erros básicos de português. Espero que os projetos que realizaste não tivessem estes erros, senão se calhar tens aí um motivo para não te terem contratado.

E se julgas que ser freelancer é pêra doce experimenta... vais ver que vais mudar de opinião.
 
Existem empresas que coitadas, tem que concorrer com os freem*erdas como voçes que fazem concorrencia desleal com empresas de design... as empresas tem que pagar bastantes impostos, enquanto o freelancer que ganha um trocos em casa depois do trabalho passa um verde e só paga IVA, nem SS precisa de pagar... qualquer um pode ser um freem*rdas e copiar um logotipo de outro lado etc etc, nunca vi area mais m*rdos* como o design... vejo trabalhos muito maus... se fosse um canalizador ou eletrecista não trabalhava de casa e tinha que ficar tudo bem feito...

Bem-vindo à selva.
Foste o melhor aluno da tua faculdade mas isso é completamente irrelevante se não te adaptares ao mercado ou se não fores bom naquilo que fazes. Aliás, se és assim tão bom, nem percebo porque precisas de entrar numa empresa que te paga mal. Se és tão bom, podes estar a ganhar 75€+/hora como freelancer. São opções.
 
mas eu sou o best lá do curso... só não gosto é de ursos nas entrevistas... dos free retiro o que disse e sorry!
Função:
– Designer de Comunicação;
– Desenvolvimento de conteúdos gráficos
– Criação de objectos gráficos editoriais, publicitários, coorporativos, etc;
– Dominio dos programas: Adobe Photoshop, Illustrator, inDesign, Premier -Edição de video ( serão valorizados ) assim como aptidão para estágio curricular


Que eu saiba estagio curricular é feito com ligação da escola a uma empresa... e não é feito por meio de anuncios na internet... o mais comico dominio do programas... quem é que domina programas quando é estagiario???

Reforçamos que estamos somente a recrutar para estágio curricular.
Todas as candidaturas que não preencham os requisitos acima indicados não serão levadas em conta no processo de seleção.
Importante referir que, durante o período de 4 meses, poderás contar ainda com uma remuneração mensal para ajudas de custo.


Mais uma espetacular ainda podes contar com um prato de arroz...

Enfim marketing e design tratam o pessoal como qualquer m*rdas que pode ser substituído por outro estagiario lol...

Mais vale ir trabalhar para o Pingo Doce, ao menos ganha-se bem mais! Essas empresas devem ser umas microempresasecas que tem 20 anos de existencia e ainda tem 4 funcinarios, que nem tem dinheiro para pagar a um estagiario para servir a mesa... :P

já agora o marketing tem muita procura lá fora nas empresas grandes... como em portugal é só empresas da cac* ou não ligam ao marketing, é mais dificil arranjar algo de jeito...
mais comico é empresas de marketing e design, mas que de marketing não percebem nada...

quem é que domina programas quando é estagiário? quem trabalha durante o curso, digo eu...
estás com uma atitude tão errada! se parares de ofender tudo e todos e aproveitares a oportunidade para provar que és assim tão bom, é muito melhor! :)
 
Back
Topo