1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Organização de Fotos

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por RadioMusic, 9 de Junho de 2012. (Respostas: 16; Visualizações: 1475)

1. RadioMusic

RadioMusic Power Member

Não sei se haverá ou não, mas é possível criar tipo uma pasta dentro da máquina para que armazene um determinado tipo de foto ?

Ou seja, por exemplo, se eu tirasse 800 fotos num dia, em que 300 eram de paisagem, outras 300 era de edifícios, e outras 200 de macro, quando fosse abrir a pasta de fotos iria aparecer tudo junto

O que quero saber é se é possível criar subpastas, ex ( paisagens, edificios, etc) para uma maior organização, e de certa forma de dispensarmos menos tempo, ao organiza-las.

Cumprimentos

2. irias perder mais tempo a organizar isso na maquina do que em casa copiando tudo e depois seleccionando/movendo no lightroom ou algum programa semelhante

outra solucao e andares com varios cartoes de memoria em vez de um gigante que se avariar perdes TUDO de uma vez.

3. RadioMusic

RadioMusic Power Member

É uma solução, mas os cartões mesmo que se estraguem têm uma função que dá para recuperar as fotos, mas às vezes...

Cumps

4. nao, os cartoes nao teem nenhuma funcao para recuperar fotos...

5. RadioMusic

RadioMusic Power Member

Tens razão, enganei-me, existem é softwares...

6. Drackey

Drackey Power Member

A melhor hipótese é a que o warlord sugeriu tens 2 ou 3 cartões e fica logo separado. Agora se for tudo num dia eu não aconselho pois estar a trocar cartões sempre acaba por ser cansativo e vais-te fartar...lol

Se usares lightroom na importação é fácil fazer a escolha.

7. RadioMusic

RadioMusic Power Member

A vossa organização de fotos é feita no lightroom ou é diferente ?

Costuma criar pastas para cada tipo de foto e subpastas para meter jpg's etc, etc ?

Tenho que organizar a minha pasta, mas não sei qual o melhor método

8. tenho pastas por ano e dentro do ano pastas por local. caso visite o local 2x no mesmo ano fica com uma pasta por data (tipo 2012_01_xx e 2012_07_xx). dentro do local posso ter 1 pasta para HDRs ou Panoramas.

9. Também organizo no disco por local e depois data (ano/mês/dia), depois importo para o LR.

10. eu tb fazia assim, ate que o catalogo do lightroom chegou ao 700mb

decidi entao mudar o esquema e criar o 1º nivel por ano, e assim cada catalogo lightroom corresponde a X anos.

a nivel de gestão de backups tb me parece mais simples.

ate gostava da organização antiga, mas agora percebo o porque de muita gente ter o 1º nivel com o ano, tem realmente algumas vantagens quando a coleccao de fotos começa a ser grande.

11. CoisaX

CoisaX Power Member

Eu organizo por categorias ( e são muitas... ) e dentro de cada uma pasta por ano.

É bem verdade que, dependendo da categoria, passo horas à procura de uma fotografia LOL

Nota: Guardo apenas RAW. JPG só quando faço fotografia nesse formato.

12. MEIA

MEIA Power Member

Eu no principio organizava por categorias, mas neste momento é só por datas e calendário do google.

13. RadioMusic

RadioMusic Power Member

Eu tenho tanta, mas tanta foto, e na altura eu não organizei. Agora estou aqui a organizar isto até dizer chega. Só me aptece eliminar isto tudo, e as novas fotos organizá-las. Vou é deixar escapar esta organização, e daqui para a frente começar a organizar senão, estamos mal.

Cumps

14. CoisaX

CoisaX Power Member

@RadioMusic: Eu na altura também tinha tudo ao molho, confuso... Mas dei-me ao trabalho de ver TODAS, e acabei por encontrar fotografias muito boas, e outras que até as vendi LOL.

15. MaxDamage

MaxDamage Power Member

Por aqui: Ano \ Ano_Mes_Dia_[Nome_Album]

16. Drackey

Drackey Power Member

Eu meto Numa pasta por ano exemplo 2013, depois numa pasta o sitio ou o evento com dia a seguir exemplo : 2013/ passeio a torres Novas 11-02-2013 Se tirar macros crio uma pasta a dizer macros e mudo para lá as fotos macros mas em geral faço assim. Já cheguei a ter pasta ano /mes / dia mas acabou por ser confuso quando se tira muita foto num ano, então tive que pegar nelas e organizar tudo de novo na altura tinha umas 50 000 fotos... foi um mês praí...

Ps: Já cheguei a ter primeiro 11-02-2013 passeio a torres Novas mas com muita foto eu no meu pensamento quero encontrar o passeio que fiz a torres novas e vejo logo, se eu tivesse tudo metadado correctamente talvez safa-se melhor mas até agora safo-me assim apesar de quando importo tento escrever qualquer coisa nas keywords...

Última edição: 11 de Fevereiro de 2013
  17. Eu tenho por ano, depois organizada por eventos ou locais (ex: Drave[01.02.2013]) e dpois meto lá as fotos para dentro :D

Partilhar esta Página