Análise Organizar o Registo com:CCleaner e EasyCleaner

Card7Fire

Power Member
ORGANIZE O REGISTO COM O CCLEANER

O Windows é um sistema complexo. Com o Windows 95, apareceu um dos seus elementos mais complicados: o Registo. É essencialmente uma base de dados gigantesca para todas as suas definições. Guarda uma enorme quantidade de informação acerca da instalação do sistema operativo, desde os números de série dosprodutos à aplicação que deve ser utilizada para abrir um determinado tipo de ficheiro. Na verdade, vai muito mais loonge, pois informa o Windows quanto à localização de certos ficheiros ou aplicações, o hardware que está instalado e até que programas devem ser executados no arranque.

CHAVES PERDIDAS
Para ver o número de operação de leitura e escrita efectuadas no Registo, façam o download do Regmon a partir de http://*****.com/5nqcqk. O programa mostra cada operação do Registo e qual o programa ou serviço que está a efectuar essa mesma operação, o que pode ser grande surpresa.
Experimentem correr o programa e instalar ou remover software e verão quantas chaves do Registo são criadas ou removidas. Isto põe em evidência um dos problemas mais comuns no computador: erros no Registo devido a entradas antigas, em falta ou inválidas.
Não é invulgar que surjam problemas aquando da instalação de um programa, é ainda mais comum não ser passível desisntalar correctamente um programa, ou a opção de desinstalação faltar pura e simplesmente.
Quando isso acontece, o Registo fica cheio de entradas partidas, o que não só aumenta o seu tamanho, como também causa problemas quando se acede a essas chaves inválidas. è muito difícil removêlas manualmente, razão pela qual precisamos de recorrer a programas de limpeza do Registo. O problema é que estes programas gozam de uma espécie de reputação mista, pois são conhecidos por causarem tantos problemas quantos os que resolvem.

A PROTECÇÃO DA CÓPIA DE SEGURANÇA
Antes de correr um programa de limpeza do Registo, tente resolver o problema através da cópia de segurança do Registo. Para tal, prima F8 quando iniciar o Windows e escolha Last Known Good Configuration. Isto restaura a cópia de segurança do Registo e resolve frequentemente os problemas causados pela instalação de novo software ou controladores de harwdware. Podem também tentar utilizar o Restauro do Sistema para fazer o Windows regressar a um estado anterior de funcionamento sem problemas. No entanto, se acham que a única opcção é limpar o Registo, experimentem dois programas gratuitos: CCleaner com o EasyCleaner. Antes de executarem qualquer um destes programas façam uma cópia de segurança do Registo.


LIMPEZA DO REGISTO EM SEGURANÇA

1º Passo - CRIAR UMA CÓPIA DE SEGURANÇA DO REGISTO
Cliquem em iniciar, executar (ou na caixa de procura no Vista), escrevam regedit e primam Return. Agora selecionem ficheiro, exportar e guardem o ficheiro num local seguro.

2º Passo - LIMPEZA RÁPIDA
Iniciem o CCleaner e cliquem no ícone azul, referente ao registo. Aparece uma lista de itens das áreas a verificar. Deixem todos selecionados, ou então assinalem apenas as áreas onde têem problemas.
ccleaner_beta.png

3º Passo - CORRIGIR AS ENTRADAS
Depois de terminarem a verificação, cliquem em Fix. Se quiserem limpar outras áreas do disco, escolham antes a ferramenta Cleaner.
ccleaner.gif


PODEM USAR O CCLEANER PARA LIMPAR O REGIUSTO, MAS O PROGRAMA FOI CONCEBIDO PARA FAZER MUITO MAIS DO QUE ISSO

LIMPEZA MAIS PROFUNDA
Embora possam usar o CCleaner para limpar o Registo, o programa foi concebido para fazer muito mais do que isso. Podem utilizá-lo para desinstalar programas antigos e limpar a cache do browser de Internet, cookies e ficheiros temporários guardados algures no disco rígidos numa localização oculta.
Apesar de o Firefox e o Internet Explorer terem ferramentas integradas para limpar estes ficheiros, o CCleaner pode servir para fazer um trabalho igualmente bom, se não mesmo melhor - e tudo a partir de um único sítio.
O easyCleaner possui as suas próprias vantagens e fornece alguns dados interessantes sobre a utilização do disco. Além disso, o programa consegue ajudá-los a localizar ficheiros duplicados, bem como atalhos antigos e inválidos, dando-lhe a possibilidade de libertar ainda mais espaço no disco. Ofereçe também um melhor acesso à lista Adicionar ou Remover Programas, ao permitir a remoção de todas aquelas entradas irritantes que teimam em ficar muito depois de se ter removido os respectivos programas associados.

DICA - DESFRAGMENTAÇÃO
A par da limpeza do Registo e da eliminação dos ficheiros temporários, a desfragmentação do disco rigido é igualmente essencial para repor os níveis de desempenho do computador.

Podem fazer o download do CCleaner e do EasyCleaner aqui:
- CCleaner: www.ccleaner.com
- EasyCleaner: http://*****.com/2dg5d

Espero que apreciem a nálise e o programa vos possa ajudar imenso em determinados aspectos.
 
Back
Topo