Os 30 paises com melhor ligação a rede.

Em relação a este, desculpa mas estás enganado. Em relação aos outros, eu já tinha referido que uma coisa é a cobertura das centrais, outra são as limitações da tecnologia...

limitaçoes tecnologicas??? achas normal nao haver cobertura na grande lisboa? só têm é que meter mais centrais remotas, é o minimo....ou nao ha dinheiro?

essas desculpas comigo nao pegam, e aqueles que vivem a 50metros da central e nao têm mais que 4mbits, recebendo uma justificaçao do ISP dizendo que se encontram muito longe da central?
 
limitaçoes tecnologicas??? achas normal nao haver cobertura na grande lisboa? só têm é que meter mais centrais remotas, é o minimo....ou nao ha dinheiro?

essas desculpas comigo nao pegam, e aqueles que vivem a 50metros da central e nao têm mais que 4mbits, recebendo uma justificaçao do ISP dizendo que se encontram muito longe da central?

o problema em lisboa é a maioria das centrais estarem cheias.

ahh e até podes morar ao lado da centra, não quer dizer que o teu cabo telefonico vá directo para lá, pode ir dar umas voltas ao bairro(é o mais comum)
 
limitaçoes tecnologicas??? achas normal nao haver cobertura na grande lisboa? só têm é que meter mais centrais remotas, é o minimo....ou nao ha dinheiro?

essas desculpas comigo nao pegam, e aqueles que vivem a 50metros da central e nao têm mais que 4mbits, recebendo uma justificaçao do ISP dizendo que se encontram muito longe da central?

Claro... e' so meter mais centrais... venham elas.

Alias acho que devia era haver uma central de 100 em 100 metros para a malta poder toda usar VDSL e ter tudo velocidades de 100MBits.

Deves ser o verdadeiro cliente informado até sabes em que centrais estão ligados os DSLAM e tudo...

So reclama quem não sabe o quanto se as coisas evoluiram nestes ultimos anos... eu queria ver o ppl a ter de usar modems de 9600b como os que usava para me ligar a BBS's, "Ah e tal esta muito lento, ah e tal é muito caro" vão ver o preço de manter uma ligação quando para um gajo se ligar à internet estava a pagar chamadas inter urbanas antes de começarem a haver os servidores POP, ou o preço de manter um acesso RDIS...

Portugal está bem e recomenda-se, alias sou da opiniao que temos acessos à internet demasiado bons para a qualidade de utilizadores de internet que temos.
 
Última edição:
Claro... e' so meter mais centrais... venham elas.


Deves ser o verdadeiro cliente informado até sabes em que centrais estão ligados os DSLAM e tudo...

bem mais informado que tu, até porque ja tive dentro da central da minha zona ( oeiras ), para entrar até foi preciso utilizar um cartão de identificação em conjunto com a impressão digital do técnico. Já tive á minha frente DSLAM e picoDLAM ...chega-te? aqui para estes lados nao aprecio carapaus de corrida caidos do ceu a tentar arranjar conflitos.

So reclama quem não sabe o quanto se as coisas evoluiram nestes ultimos anos...

sabes lá tu o que as outras pessoas sabem ou não deixam de saber. Quem muito fala, pouco acerta.

Portugal está bem e recomenda-se, alias sou da opiniao que temos acessos à internet demasiado bons para a qualidade de utilizadores de internet que temos.

recomenda-se a quem? 99% das centrais estao completamente congestionadas, os cabos exteriores estao completamente degradados com uma espessura de cobre inferior ao recomendado actualmente, já para nao falar da má distribuiçao das centrais bem como as aldrabices atiradas por parte dos ISP´s.


Achas normal pessoas com Atenuaçoes de 8 e 9dB e SNR de 17/18dB nao terem mais que 4mbits?... é ridiculo.

Só acredita quem quer nestas trafulhices, sempre fui contra os aumentos das velocidades, nao temos capacidade tecnica para tal. Já esta mais que provado.

Primeiro deveriam ter retirado os limites de trafego e reduzidos os preços, mas como os portugueses na generalidade sao burros, aumentaram as velocidades no papel, porque nao pratica é mentira e ficaram todos contentes.
 
Realmente há muita gente com uma ideia completamente distorcida da realidade das comunicações.
Acham portanto que os japongas andam todos a sacar a 100 megas pra Europa ou pra qualquer lado fora da terra deles (ou até mesmo dentro da terra deles).

Capacitem-se de uma coisa, os recursos são finitos, ponto.
As tecnologias de comunicações de dados actuais não foram pensadas para todos os utilizadores usarem toda a capacidade todo o tempo. Não há recursos que aguentem os 24 ou até mesmo 4 megas de 1000 ou 2000 utilizadores ao mesmo tempo a usarem a capacidade máxima do circuito.

Aliás se querem ter uma noção da realidade vejam por exemplo os gráficos de acesso público do tráfico do GigaPIX para terem uma noção da realidade.
 
Realmente há muita gente com uma ideia completamente distorcida da realidade das comunicações.
Acham portanto que os japongas andam todos a sacar a 100 megas pra Europa ou pra qualquer lado fora da terra deles (ou até mesmo dentro da terra deles).

Capacitem-se de uma coisa, os recursos são finitos, ponto.
As tecnologias de comunicações de dados actuais não foram pensadas para todos os utilizadores usarem toda a capacidade todo o tempo. Não há recursos que aguentem os 24 ou até mesmo 4 megas de 1000 ou 2000 utilizadores ao mesmo tempo a usarem a capacidade máxima do circuito.

Aliás se querem ter uma noção da realidade vejam por exemplo os gráficos de acesso público do tráfico do GigaPIX para terem uma noção da realidade.

para fora da rede deles nao me parece, mas dentro da rede deles é bem possivel, não é por nada mas os gajos tem disponivel para o mercado residencial 1gbit........aquele grafico que mostra 60mb é a media......
 
Claro... e' so meter mais centrais... venham elas.

Alias acho que devia era haver uma central de 100 em 100 metros para a malta poder toda usar VDSL e ter tudo velocidades de 100MBits.

Deves ser o verdadeiro cliente informado até sabes em que centrais estão ligados os DSLAM e tudo...

So reclama quem não sabe o quanto se as coisas evoluiram nestes ultimos anos... eu queria ver o ppl a ter de usar modems de 9600b como os que usava para me ligar a BBS's, "Ah e tal esta muito lento, ah e tal é muito caro" vão ver o preço de manter uma ligação quando para um gajo se ligar à internet estava a pagar chamadas inter urbanas antes de começarem a haver os servidores POP, ou o preço de manter um acesso RDIS...

Portugal está bem e recomenda-se, alias sou da opiniao que temos acessos à internet demasiado bons para a qualidade de utilizadores de internet que temos.
Acho que tá tudo dito!!!

Sejamos sinceros, temos ligações bastante boas que dá para tudo.

Temos ligações de até 24 mbps, com gigas e mais gigas de tráfego e/ou ilimitado ou quase... Vcs queriam era 200% ilimitado para que? Sakar rips de HD-DVD ou BLU-RAY aos molhes, aka pirataria a força toda?

A ainda poucos anos atráz, andava eu de 56k, a estoirar 50-60 mensais e sakar um ficheiro de 10 mb era um martírio, e sakar algo de 500 megas era uma verdadeira "maratona" e acima disso nem pensar:007:

Agora com "apenas" 4 megas os mesmos 500 megas vem em... 20 minutos (~400 k/s):x2:
 
Acho que tá tudo dito!!!

Sejamos sinceros, temos ligações bastante boas que dá para tudo.

Temos ligações de até 24 mbps, com gigas e mais gigas de tráfego e/ou ilimitado ou quase... Vcs queriam era 200% ilimitado para que?


epah, destr0yer as coisas nao sao bem assim! Já nem falo na distancia á central, nao peço milagres, mas a verdade é que ha muitos mas mesmo muitos clientes a terem velocidades abaixo daquelas que podem ter fisicamente porque onde deveriam estar por exemplo 100 clientes estao 120. As centrais estao congestionadas.

E o que interessa o trafego com limite ou sem limites? Tirando Sapo/Telepac, todas as outras praticam traffic shaping alguns de forma abusiva em determinados protocolos.
 
epah, destr0yer as coisas nao sao bem assim! Já nem falo na distancia á central, nao peço milagres, mas a verdade é que ha muitos mas mesmo muitos clientes a terem velocidades abaixo daquelas que podem ter fisicamente porque onde deveriam estar por exemplo 100 clientes estao 120. As centrais estao congestionadas.

E o que interessa o trafego com limite ou sem limites? Tirando Sapo/Telepac, todas as outras praticam traffic shaping alguns de forma abusiva em determinados protocolos.
Fisicamente era possível termos todos 10 gigas, achas que isso era viável?
O que os ISP's fizeram foi dar ao povinho o que eles queriam. Bufaram que queriam ligações de 20 megas, e eles deram-lhes 20 megas. O que o povinho se esqueceu é que não há milagres, e a não ser que existissem 100 ou 200 circuitos agregados de 10 gigas a fazer peering com backbones estrangeiros, e esses backbones tivessem 1000 ou 2000 circuitos iguais, e fossem gastos milhares de milhões em equipamentos para dar uso a esses circuitos (sem retorno diga-se), não há rede que tenha capacidade para ter milhares de utilizadores a leecharem banda feitos malucos.

O mal é que a maioria das pessoas não faz ideia nem dos custos de criar e gerir uma infraestructura de dados, nem tão pouco faz ideia da diferença de lucro entre um "home leecher" que não rende porra nenhuma a uma empresa, e um contracto com uma empresa média que rende 1000x mais e consome 1/10 da banda.

Metam na cabeça, quanto maior for a velocidade, maior vai ser o controlo de qualidade necessário para manter a rede utilizável e mais se vai fechar a torneira a aplicações e protocolos que comam banda desmesuradamente.
 
claro que nao é viavel, eu sempre fui contra o aumento disparatado das velocidades.


Preferia que todos tivéssemos ligações mais baixas e com maior qualidade, bem como um preço mais acessivel.
 
Mas o que é que tu consideras como sendo uma ligação com maior qualidade?

Para mim uma ligação com qualidade é:

a)- Baixo preço

b)- Sem Traffic Shapping

c)- Sincronismo á velocidade contratada

d)- Pings baixos para fora da rede através de boas rotas contratadas entres os varios ISP´s

e)- taxas de contenção melhores para o publico em geral

f)- Limite de trafego, para uso dentro dos limites legais nao precisamos tráfego ilimitado, apesar de ja estarem melhores. No caso da PT, retirar a obrigatoriedade de adesão ao Debito directo e Factura electrónica para ter um maior volume de tráfego disponível.

g)- melhores velocidades de upload, muitas pessoas têm mais que um computador a utilizar a internet e velocidades como 128 e 256 sao ridiculas para a partilha de uma rede.
 
Estranho a Austrália não constar entre os primeiros. Recordo-me de ler notícias na BBC sobre a implementação da ADSL 2 em todo o território australiano, notícias essas datadas de 2004/05. Seria de esperar um contínuo melhoramento das suas redes, que tinham, à data, um largo avanço sobre outros países. Também estranho é ver a Noruega listada várias posições abaixo da portuguesa.

No entanto, no que se refere ao preço médio por 1Mb, aí a listagem parece concordante com a nossa percepção das performances, embora tudo relativamente nivelado.

Mais interessante seria ler sobre os mesmos índices num período alargado de 10 anos.
 
Para mim uma ligação com qualidade é:

a)- Baixo preço
Dá-me um exemplo de um pacote que aches ter um bom preço.
b)- Sem Traffic Shapping

c)- Sincronismo á velocidade contratada
voltamos há mesma conversa.
Ou tens velocidades consideradas baixas pela maioria da pessoas e TS menos visível ou altas velocidades e consequentemente TS agressivo.

d)- Pings baixos para fora da rede através de boas rotas contratadas entres os varios ISP´s

e)- taxas de contenção melhores para o publico em geral
Se sabes como é que funciona uma rede de dados, a pergunta que se coloca é qual é para ti uma politica de classificação de relay de pacotes aceitável?
Aleatória, pray-it-gets-there, qual? É que o "ping" é uma coisa muito vaga. Queres uma baixa latência em relação a que tipo de pacotes? É que para uns chegarem mais depressa outros têm de chegar mais devagar.

Quanto ás taxas de contenção, vê a questão anterior

f)- Limite de trafego, para uso dentro dos limites legais nao precisamos tráfego ilimitado, apesar de ja estarem melhores. No caso da PT, retirar a obrigatoriedade de adesão ao Debito directo e Factura electrónica para ter um maior volume de tráfego disponível.
Neste ponto (as frases a seguir ao bold) estás a misturar coisas que não têm nada a ver umas com as outras.

g)- melhores velocidades de upload, muitas pessoas têm mais que um computador a utilizar a internet e velocidades como 128 e 256 sao ridiculas para a partilha de uma rede.
O que é que usas que necessite de mais de 256 k's ?
 
epah, destr0yer as coisas nao sao bem assim! Já nem falo na distancia á central, nao peço milagres, mas a verdade é que ha muitos mas mesmo muitos clientes a terem velocidades abaixo daquelas que podem ter fisicamente porque onde deveriam estar por exemplo 100 clientes estao 120. As centrais estao congestionadas.

E o que interessa o trafego com limite ou sem limites? Tirando Sapo/Telepac, todas as outras praticam traffic shaping alguns de forma abusiva em determinados protocolos.
Isso de centrais congestionadas é problema do ISP, também não acredito que "lá fora" seja tudo limpinho...

De qualquer forma, não devemos "apenas" olhar para os outros e "lamentar", temos que ver o que era antes ou o depois...

Há cenas por melhorar, sim, mas que estamos muito melhor em termos de acessos que a poucos anos, nem há dúvidas...

Outra coisa, as redes de telefone antigas, não se troca uma rede gigante de cobre que nunca foi feita a pensar para ADSL e afins de um dia para o outro... Ainda um dia destes aqui perto de casa estavam a instalar cabos de fibra optica, como aqui não TV por cabo e não avisaram, presumo que seja mesmo telecomunicações.
 
Back
Topo