1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Os Athlon XP keimam necessariamente se a fan do cooler falhar?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por S.T.E.E.L., 23 de Janeiro de 2004. (Respostas: 24; Visualizações: 1155)

1. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Estou aki a escrever este tópico pk acabei de apanhar um susto dakeles, cheguei há bocado a casa e o meu irmão estava aki a jogar no pc e disse-me k ele já tinha crashado duas vezes, eu nem liguei, pensei k ele tinha andado com experiências. Por acaso fui ver a temperatura algum tempo depois de ele ter saído do jogo e passei-me qdo lá vi 57 graus (de facto o sótão estava mais quente...:D) Nem kero imaginar a qto é k estaria qdo ele estava a jogar. Era o cabo da fan do cooler k estava a fazer mau contacto.

O k eu keria saber era se os Athlon XP (Palomino) morrem assim com frequência, se falhar a fan... Se é fatal, ou se é apenas menos seguro. Tenho medo k isto aconteça outra x.

2. Tafinho

Tafinho Power Member

Se falhar a fan, não necessáriamente. Se a motherboard tiver o mínimo de qualidade desliga, senão deve aquecer até crachar.

Se o cooler saltar ( alguém já vui isto acontecer...?) então sim, é normal que ele entregue a alma ao criador...

3. Biker_

Biker_ Power Member

Acho que há 1 ano ou 2 um user daqui teve o AXP a trabalhar 1 dia ou 2 (sozinho acho) com a ventoinha avariada.
    Quando deu conta estava a 110º salvo erro. Não lhe aconteceu nada. Sortudo. :-D

4. HyperRush

HyperRush Power Member

O dissipador lá salvou a vida do desgraçado do cpu... lá vai va lá... certo?:004:

5. frickazoide

frickazoide Power Member

olha posso dizer da minha experiencia que eu liguei a minha Epox 8RDA com um sk7 montado ao contrário, resumindo o CPu nem tava em contacto com o processador 2100+ com overclock pra 2600+. O que aconteceu é que liguei o pc ele ia prá bios e desligava.
    Conclusao o processador é o mesmo que estou a utilizar agora sem nenhum problema.

PS: a opcçao da bios pra desligar a uma certa temp estava desactivada.

6. UlTrA_Eagle

UlTrA_Eagle Power Member

Uma pergunta offtopic (mas dentro ao mesmo tempo :D ) o Athlon 64 já tem o diodo interno que detecta temperaturas elevadas do cpu? (como no caso dos P4)

7. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Tivemos sorte. :D

8. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

O diodo interno nos AMD vem implatados desde os palomino se ñ estou em erro.

9. UlTrA_Eagle

UlTrA_Eagle Power Member

Acho que não! No caso dos P3, se o cpu não tivesse cooler bloqueava mas não queimava, no caso do P4 o diodo detecta as temp elevadas e baixa a velocidade chegando a tar a 100mhz o suficiente para não bloquear e nem queimar.
    Os palomino/tbred queimavam logo!:rolleyes:

10. Elrond

Elrond To fold or to FOLD?

Queimavam logo?

mas quem é q te disse isso?

Desde os Palominos que a AMD tem um sistema de throtling(acho q n se escreve assim) o qual tambem baixa a velocidade do cpu para que este nao queime.

O que acontece, é q este sistema so era capaz de assimilar mudanças de temperaturas iguais ou inferiores a 1º/segundo, ou seja, quando se tira um dissipador a temperatura dispara para 1xxº ou mais em menos de 2 secs, logo o throtling nunca chegava a acontecer.

As boards minimamente tem todas uma funçao que quando a temperatura chega aos xxº(entre os 85 e os 100º, dependendo do fabricante) corta a energia, para n queimar o cpu..

Eu ja tive a brilhante ideia de arrancar um palomino numa EPoX 8K9A sem cooler, simplesmente so com o cpu na socket, ligava o pc, e ele imediatamente desligava e ficava a apitar...

O cpu nunca deu problemas...

Quanto aos A64, n sei mas penso que isso ja tenha sido revisto..

[]z

11. UlTrA_Eagle

UlTrA_Eagle Power Member

Hum, não sabia dessa!:rolleyes:

Então o diodo, não faz nada ali! Aquilo em poucos segundos atinge temperatura mesmo muito altas!:004:

Nos P4 resulta muito melhor!:D I got one!:001:

12. SUp3rFM

SUp3rFM Guest

SteelBoy19, porque é que te passaste quando o viste a 57ºC logo a sair de um jogo (algo que ocupa o cpu a 100%)?

57º C é um valor PERFEITAMENTE normal para um cpu AMD. Eles morrem nos 85º/90ºC - Palominos e afins.

Já tive um xp2000 nos 73ºC a full e a funcionar na boa.

13. Elrond

Elrond To fold or to FOLD?

ele a 73º funciona na boa em default, com OC ja n é bem assim...quanto mais quente mais dificil é te-lo estavel..

De qq modo aqui o meu quando so vai aos 48º quando ta a [email protected]/1.94Volts(varia entre isto..)

[]z

14. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Não, ele estava a 57 graus uns bons minutos depois de ter saído do jogo, o cpu já n estava a 100% há algum tempo, e claro estando habituado a ver a temp a 27 graus no desktop (agora no Inverno), é natural k estranhasse.

15. SUp3rFM

SUp3rFM Guest

Experimenta usar um palomino, numa caixa normal, ou seja sem extrafans, etc, etc, etc e com um cooler de origem da AMD.

Aliás, são assim que são vendidos MILHARES e MILHARES de computadores.

Sit back and enjoy. :)

16. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

17. Max[x]

Max[x] Power Member

O meu Palomino quando tinha o cooler de origem, rondava os 57º em idle, e em full andava na casa dos 60º e muitos... e ainda aqui está ;)

Agora com um SK7 e uma Enermax de 80mm (regulavel) com a rotação praticamente no minimo, ronda os 40º em idle. Se puser a rotação ao máximo, anda nos 30º (idle).

18. Tafinho

Tafinho Power Member

AXP 1800 , vulcano [email protected] rpm...
    O PC não se ouve, mas temperaturas de 64º a jogar são comuns, mas também não passa disso.

Mas viva o silêncio.

19. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

Bem, quanto a essa da fan ficar desligada o mais perto que tive disso foi deixar a bomba do Wc desligada e o cpu ter aquecido de tal modo até ao ponto da água quase ferver. pra terem uma de até onde chegou digo-vos que as mangueiras eram transparentes e com o calor ficaram brancas :P

Partilhar esta Página