1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Os domínios .pt são um bem de luxo ou de elites?

Discussão em 'Web Development' iniciada por Annie, 30 de Janeiro de 2008. (Respostas: 89; Visualizações: 9178)

1. Annie

Annie Power Member

A pergunta é quase retórica, mas faz-me alguma confusão tanto "aperto" em torno de um domínio .pt. Por um lado compreendo que haja "predadores" à caça de endereços milionários mas essa questão não seria facilmente resolvida em tribunal entre o detentor do registo da marca e o potencial usurpador?
    Por exemplo se eu quisesse ter um site pessoal, só para ter presença na web como acontece muito hoje em dia, tenho de ter marca registada e mais não sei o quê. Em portugal teria de registar o meu nome como marca?!

Segundo acompanhei as coisas iam num sentido positivo, mas esta notícia do jornal de hoje mostrou-me que não. Olhem, não sei... O plano tecnológico pelos vistos é distribuir computadores aos jovens e telemóveis aos velhinhos. :joker:

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1318117&idCanal=57

2. malato

malato Power Member

Tás em portugal colega...

3. aiken

aiken Power Member

Subescrevo o post acima, não vejo logica nenhuma em tornarem os ".pt" apenas para alguns mas de qualquer das maneiras duvido que registasse qualquer dominio meu em ".pt" visto pedirem quase o dobro do que consigo arranjar num ".com" e afins...

Acho que Portugal só perde com isto mas eles lá sabem...

Isso dos predadores de endereços milionarios é um bom hobbie e não me parece que possam por alguem em tribunal com o motivo de alguem ter um website com um "nome de uma marca registada" de alguém. E isso é o dia a dia de grandes empresas principalmente na area dos jogos em que por exemplo ainda estão a pensar no jogo mas já estão a registrar o dominio para os mesmos "predadores" como chamas não o roubarem.

É o mundo em que vivemos :D

4. DanielGomes

DanielGomes Power Member

A FCCN planeia liberalizar os dominios .pt acho que em Março ou Abril. Já li sobre isso algures.
    De qualquer das formas, para utilizadores comuns (páginas pessoais) podem registar com.pt.

Acho que a liberalização dos dominios vai facilitar muita coisa mas também vai trazer imensos problemas.
    Disputar dominios em tribunal é para quem tem dinheiro para pagar os processos.

Última edição: 30 de Janeiro de 2008
  5. RicardoMoreira

RicardoMoreira Power Member

Isso dos .pt é uma grande aldrabice.

É preciso ter marca registada exactamente igual ao nome do dominio (já me foram negados alguns registos de clientes devido a isto), mas até há pouco tempo atrás o carros.pt, automoveis.pt, casas.pt, livros.pt e muitos outros estavam registados e à venda pela mesma pessoa.
    A questão é, como é que essa pessoa conseguiu "registar" essas marcas, pois tal não é possivel. Portanto a meu ver existe aí no meio o factor "cunha".

6. wolftec

wolftec Power Member

Por um lado concordo com voces sobre o problema do registo dos dominios, é montes de burocracia para registar-lo, isso deveria ser mudado, assim como o preço elevado.

No entanto, é bom podermos confiar num dominio .pt pois sabemos que o dominio não pode ser registado á balda, evitando assim cybersquatting, e por vezes termos de pagar balurdios aos chantagistas que mantem os dominios de uma empresa refem, e obrigam a pagar fortunas.

Isto tudo sem facturas, numeros de contribuiente, etc. E sabendo oonde muitas vezes o dinheiro destes negocios obscuros vai parar.

There's allways 2 sides of the coin.

7. oscarolim

oscarolim Power Member

Podes registar tambem se for iniciais de uma marca. Acho que os .pt deviam continuar a ser apenas para empresas e marcas registadas, e não dar a torto e a direito. Mas quem sou eu.. provavelmente ainda aproveito para tentar caçar os tais endereços milionários.
    E 20€ (preço médio) não é assim tão caro... se forem liberizados, preparem-se para pagar muito mais.

8. spastikman

spastikman Banido

reparem no exemplo que o violetfluid deu, as coisas já não são assim tão certas. E já ouvi casos de burlas em lojas .pt

9. Santo38

Santo38 Power Member

Os particulares podem sempre registar o .com.pt sem que tenham de provar o que quer que seja.. Portanto onde é que está oproblema? A titulo de exemplo, em Inglaterra e no Brasil (entre outros paises) não podes registar o .uk / .br existindo para o efeito o .co.uk e o .com.br ... Aqui no nosso burgo por acaso podes registar o .pt mas tens de fazer prova que és o legitimo dono do nome que está a registar... não vejo nada de errado nisso.

Também concordo que existem, ou parecem existir uns abusos.... Mas isso já é outra história, pois é possivel registar dominios .pt apresentando o documento de pedido de registo de marca ainda sem a aprovação final. Por outro lado a triagem aos dominios .pt é feita por amostra e não a 100% dos dominios registados o que faz deixar passar algumas situações pouco claras.

Depois existem alguns truques adicionais para fazer passar o registo de um dominio .pt sem que exista marca ou empresa por detras...

No todo, até não é um sistema mau. Exige papelada (apenas o .pt pois o .com.pt é muito simples e rápido de registar), não é dos mais baratos, mas mesmo assim não está mal de todo.

Saudações

10. TechnoZombie

TechnoZombie Power Member

Eu não sei como isso está agora mas há coisa 4 anos fui contratado para a elaboração, gestao e manutenção de um site para uma escola pública com domínio .pt e, pelo menos na nossa parte, não foi preciso nada disso...
    A empresa de alojamento foi quem tratou do processo junto da FCCN e do nosso lado foi só preciso declarar quem era o responsável da escola pelo site e o webmaster (no caso, eu!).
    Suponho que uma escola pública não é equiparável a uma empresa e o domínio foi atribuido exactamente como eu queria, não pelo nome completo mas pelas iniciais (por exemplo: Escola Superior La de Cima --> www.esldc.pt)!

:cool:

11. grandenaboverde

grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

12. Radeon Force

Radeon Force I fold therefore I AM

Os dominios .pt vao ser liberalizados este ano, ou seja qualquer pessoa poderá ter um sem ter marca registada ou empresa, de momento as marcas tem prioridades nesse registo ate abril, após isso qualquer pessoa poderá registar um dominio .pt.

Última edição: 30 de Janeiro de 2008
  13. [knap]

[knap] Power Member

Há quanto tempo existe o .pt?

As empresas que realmente estavam interessadas em registar o seu domínio já tiveram muito tempo para o fazer, se não o fizeram é porque não estão interessadas.

Se não existir o nomedaminhaempresa.pt existe sempre uma alternativa.

Era bonito se todos os outros domínios tivessem esta política.

14. grandenaboverde

Novos domínios na Hora @ dns.pt

[​IMG] [​IMG]

bela-dormecida.pt
    monstro.pt
    fénix-branca.pt
    baixo-aragon.pt
    essa-é-boa.pt

empresas?

isto nas últimas 24h.

15. grandenaboverde

ou não.

» http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1318117

16. Radeon Force

Realmente so neste país. Na europa a grande maioria dos paises tem os dominios próprios ao dispor de qualquer cidadao desse país e aqui em Portugal é a "maravilha" que se ve.

17. anjo2

anjo2 Power Member

Isso é publicidade enganosa da dominios.pt, em Portugal é tudo normal...

Não é permitido o pré-registo de domínios .pt, que parece que nem vai ser a 1 de Maio. Depois da liberalização, o registo é feito pelo primeiro a chegar, ninguém vos garante que será a dominios.pt

18. Radeon Force

Sim os pré registos sim, nem sei se isso é permitido por lei, o problema é a liberalização do dominio, eu concordo que qualquer pessoa possa ter um dominio do seu país e nao ter um conjunto de regras impostas, lá fora na grande maioria da europa como eu ja referi qualquer cidadao desse país pode adquirir o dominio com a terminação do seu país.

19. Santo38

Santo38 Power Member

Errado. Em inglaterra não podes adquirir um dominio .uk. Existem outros paises que seguiram o mesmo modelo que existe aqui em Portugal, mas com menos papelada.

Saudações

20. R.Raposo

R.Raposo Power Member

Ja a frança tambem tem de se ter uma empresa para registar um fr. Acho que se devia deixar estar essa politica de registo.

Ja agora
    Este é o sítio: essa-é-boa.pt

Este domínio foi atribuído à empresa titular, no âmbito da iniciativa Empresa na Hora do Ministério da Justiça em colaboração com a FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional.

Partilhar esta Página