Artigo Os jogos AAA estão condenados como os conhecemos?

Bugu1990

Power Member
Boas,
Acabei de ver este vídeo é achei extremamente interessante e o autor tem razão em bastantes aspectos:



Tenho quase 40 anos e jogo jogos de vídeo desde que tinha 6 anos.
Já assisti a muitas mudanças no paradigma dos jogos, mas recentemente estou de facto preocupado.
Com a direção que os jogos estão a levar, o abandono cada vez maior por parte das editoras de jogos e projectos single player e story driven em detrimento de projectos que possam ser monetizados e cheios de micro transações...
E ouvindo este vídeo, convenço-me ainda mais que realmente o futuro deste meu hobby poderá ser bastante negro...
 
Sem ter visto o vídeo , correndo o risco de estar a fugir ao tema , recolhemos agora o que plantámos no passado .

Os sinais foram sendo dados ao longo dos tempos . Primeiro eram jogos completos , depois expansões , depois DLC , depois pré-venda , subscrições , season passes , deluxe editions , loot boxes , micro-transacções , jogos por capítulos .

Os jogadores , no seu geral , apenas mostraram ás editoras que rende dar cada vez menos cobrando aos poucos o que antes era oferecido por inteiro .

Hoje em dia , jogos AAA veem , na maior parte dos casos , incompletos , cheios de erros , fracos de conteúdo , etc . Salvo raras excepções .

Pessoalmente deixei de comprar jogos AAA quando saem . Prefiro esperar por reviews para confirmar a qualidade e/ou por promoções que tornem o valor mais justo .
 
Sem ter visto o vídeo , correndo o risco de estar a fugir ao tema , recolhemos agora o que plantámos no passado .

Os sinais foram sendo dados ao longo dos tempos . Primeiro eram jogos completos , depois expansões , depois DLC , depois pré-venda , subscrições , season passes , deluxe editions , loot boxes , micro-transacções , jogos por capítulos .

Os jogadores , no seu geral , apenas mostraram ás editoras que rende dar cada vez menos cobrando aos poucos o que antes era oferecido por inteiro .

Hoje em dia , jogos AAA veem , na maior parte dos casos , incompletos , cheios de erros , fracos de conteúdo , etc . Salvo raras excepções .

Pessoalmente deixei de comprar jogos AAA quando saem . Prefiro esperar por reviews para confirmar a qualidade e/ou por promoções que tornem o valor mais justo .

Comprar jogos AAA depende muito do jogo e da produtora. Dando o exemplo, comprei GOW, Horizon Zero e Bloodborne (entre outros exclusivos da Sony) no lançamento e em momento algum me senti prejudicado ou achei que foi dinheiro mal gasto uma vez que para mim são jogos excelentes e que me trouxeram muito conteúdo.

No entanto se falarmos de jogos que vão sair, por exemplo o novo Star Wars, que tem a EA por trás, nunca na vida o compraria no lançamento porque já sei o que vem aí, é DLC aos montes, lootboxes, etc. Last of US 2, esse por exemplo compro bem no dia que sair, já conheço o histórico da produtora, sei a qualidade que têm.
 
Sempre haverão grandes jogos singleplayer, acho que não correm risco. Mas é um pouco preocupante o rumo sim. Antes não havia nada destas coisas, como dlc's, expansões e micro-transações e corre-se o perigo de no futuro olharem mais para o multi do que para o singleplayer.
 
Achei o vídeo um pouco vago, e não acrescentou nada mais do que já se anda a dizer há muito tempo. Mas tb como já foi dito, depende muito da editora, ou série de jogos. Está-se mesmo a colher o que foi plantado.
 
Comprar jogos AAA depende muito do jogo e da produtora. Dando o exemplo, comprei GOW, Horizon Zero e Bloodborne (entre outros exclusivos da Sony) no lançamento e em momento algum me senti prejudicado ou achei que foi dinheiro mal gasto uma vez que para mim são jogos excelentes e que me trouxeram muito conteúdo.

No entanto se falarmos de jogos que vão sair, por exemplo o novo Star Wars, que tem a EA por trás, nunca na vida o compraria no lançamento porque já sei o que vem aí, é DLC aos montes, lootboxes, etc. Last of US 2, esse por exemplo compro bem no dia que sair, já conheço o histórico da produtora, sei a qualidade que têm.

Sim . Concordo com tudo isso .


Eu , mais do que os dlc , preocupo-me com a crescente falta de conteúdo que vem nos jogos AAA . Dar 60 ou 70 euros por um jogo que oferece 4 ou 5 horas de gameplay é simplesmente gozar na cara de quem compra .

Não me incomoda minimamente comprar DLC substancial ( exemplo dark souls ou witcher 3 ) que realmente acrescente algo ao jogo , mas ver muitos AAA que já planeiam retirar conteúdo ao jogo propositadamente para poderem vender em separado é ridículo .
 
Primeiro eram jogos completos , depois expansões

Não, as expansões que os jogos tinham nem de perto nem de longe chegam ao patamar do que temos agora. Nem sequer sei se se pode chamar de um sinal, até porque aquilo que eles davam/acrescentavam ao jogo era enorme. Assim de cabeça uma das poucas excepções que quebrava a regra era um The Sims por exemplo, que naquele caso sim a EA já mostrava algum sinais dos tempos de hoje.
 
Última edição:
Não, as expansões que os jogos tinham nem de perto nem de longe chegam ao patamar do que temos agora. Nem sequer sei se se pode chamar de um sinal, até porque aquilo que eles davam/acrescentavam ao jogo era enorme. Assim de cabeça uma das poucas excepções que quebrava a regra assim de cabeça tens um The Sims, que naquele caso sim a EA já mostrava algum sinais dos tempos de hoje.

Se calhar expressei-me mal . Eu estava a tentar referir a evolução da forma como foram encontrando formas de ir buscar mais dinheiro ao bolso dos consumidores .

Inicialmente tínhamos jogos completos , depois expansões , etc .
 
As expansões "sempre" existiram, mas não com a conotação que lhe damos hoje. Eram um grande acrescento de conteúdo e qualidade aos jogos, na sua generalidade, e não tinham uma conotação negativa. Por exemplo o Diablo II, já de si um excelente jogo, atingiu o seu pleno com a saída do Lord of Destruction. Como este existem 1001 exemplos de boas expansões, mas já lá vão 18 anos. Agora o que temos são "expansões" em que basicamente o que fizeram foi cortar conteúdo do jogo principal para vender aparte.
 
As expansões "sempre" existiram, mas não com a conotação que lhe damos hoje. Eram um grande acrescento de conteúdo e qualidade aos jogos, na sua generalidade, e não tinham uma conotação negativa. Por exemplo o Diablo II, já de si um excelente jogo, atingiu o seu pleno com a saída do Lord of Destruction. Como este existem 1001 exemplos de boas expansões, mas já lá vão 18 anos. Agora o que temos são "expansões" em que basicamente o que fizeram foi cortar conteúdo do jogo principal para vender aparte.


Concordo plenamente com o que dizes. Apesar de eu achar que este "boom" de dlc, microtransações e etc, surgiu tb mais com a evolução dos modos online dos jogos, com melhores servidores ,com mais modos de jogo. Com a qualidade dos jogos a aumentar cada vez mais entendo que as editoras façam render a "fruta" assim .
 
Qualidade dos jogos aumentar cada vez mais? Não se está a falar do contrário? Cada vez menos conteúdo? E DLC para adicionar pouco? Aliás, as expansões regrediram para DLC, por ser pouco mais, como o nome indica, do que conteúdo transferível.
 
Ele não está a falar da quantidade de conteúdo, se entendi bem. Era mais com a melhoria nos restantes níveis: visual, audio, jogabilidade, quantidade de modos de jogo, etc.

No entanto não penso que uma coisa tenha relação directa com a outra. Os jogos podiam ter evoluido nestes aspectos todos, sem trazer os aspectos negativos já relatados aqui. Estes apareceram (a meu ver) porque o "mundo" abriu os olhos para quanto $$$ se consegue fazer facilmente no mundo dos videojogos. Porque "nós" papamos tudo. Porque vão piorando e ganhando cada vez mais dinheiro. Se nós lhes damos permissão para se safar com práticas pouco éticas, porque raio haveriam eles de parar?

Não me canso de partilhar este comic, que reflecte bem o quão burro o consumidor é actualmente:

howw-every-awful-video-game-thing-was-born-nj-how-22608531.png


Não acho que existam menos jogos AAA, ou de qualidade. O que existem é muitos mais jogos de caca a entupir, o que faz com que em termos relativos os bons sejam poucos. Antigamente (números tirados do cu) havia 1 jogo bom em 20. Hoje em dia há um bom jogo em 1000, tal é a quantidade de porcaria.
 
E AAA não significa mesmo qualidade. Tenho ignorado muito esse tipo de jogo ultimamente, pq é demasiada poluição em termos quantitativos, e crivar é um bocado complicado, principalmente quando não se está com paciência. E detesto mesmo a implementação do p2w cada vez mais nestes jogos singleplayer, que torna por vezes um jogo ridículo de jogar, se for de graça.
 
Mas hoje tens acesso à informação com muito mais facilidade, consegues perceber se o jogo vai ser bom ou não antes do mesmo sair, reviews, pessoas que têm acesso ao jogo antes dele ele sair oficialmente, e conseguimos ser mais seletivos.
 
Acesso à informação nada tem a ver com decisões tomadas. Como consegues perceber se o jogo vai ser bom ou mau antes de sair? Com trailers? Gameplays que nem sequer depois saem no jogo principal? E mesmo com historial de porcarias, sai um trailer, e o pessoal vai feito estupido pagar por algo antes de sair, para ter uns dias mais cedo, ou "conteúdo" exclusivo.
 
Ele não está a falar da quantidade de conteúdo, se entendi bem. Era mais com a melhoria nos restantes níveis: visual, audio, jogabilidade, quantidade de modos de jogo, etc.

No entanto não penso que uma coisa tenha relação directa com a outra. Os jogos podiam ter evoluido nestes aspectos todos, sem trazer os aspectos negativos já relatados aqui. Estes apareceram (a meu ver) porque o "mundo" abriu os olhos para quanto $$$ se consegue fazer facilmente no mundo dos videojogos. Porque "nós" papamos tudo. Porque vão piorando e ganhando cada vez mais dinheiro. Se nós lhes damos permissão para se safar com práticas pouco éticas, porque raio haveriam eles de parar?

Não me canso de partilhar este comic, que reflecte bem o quão burro o consumidor é actualmente:

howw-every-awful-video-game-thing-was-born-nj-how-22608531.png


Não acho que existam menos jogos AAA, ou de qualidade. O que existem é muitos mais jogos de caca a entupir, o que faz com que em termos relativos os bons sejam poucos. Antigamente (números tirados do cu) havia 1 jogo bom em 20. Hoje em dia há um bom jogo em 1000, tal é a quantidade de porcaria.

Isto é "spot on" !!

É que chegámos a um ponto ridículo mesmo ... São tantas as manobras e tão evidentes que é de mandar facepalms até ao infinito ao ver tanta gente que parece não se importar com nada disto ...

Tenho acompanhado aquele caso em tribunal das loot boxes e é hilariante as coisas que as empresas dizem para defender o caso . Até em tribunal se riem com os argumentos apresentados ...

Mas hoje tens acesso à informação com muito mais facilidade, consegues perceber se o jogo vai ser bom ou não antes do mesmo sair, reviews, pessoas que têm acesso ao jogo antes dele ele sair oficialmente, e conseguimos ser mais seletivos.

O problema é que não consegues . Reviews e testers são manipulados ( na sua maioria ) , quando dão más reviews nunca mais recebem nada para teste ou levam com copyright claims .

Vídeos do jogo em desenvolvimento são muitas vezes diferentes do produto final .

Demos e betas são cada vez mais raras ou reservadas a quem fizer pre-order .

É por isso que não gosto de comprar day-one . Posso esperar uma semana e ver várias streams do jogo para formar uma opinião .
 
Boas,
Acabei de ver este vídeo é achei extremamente interessante e o autor tem razão em bastantes aspectos:



Tenho quase 40 anos e jogo jogos de vídeo desde que tinha 6 anos.
Já assisti a muitas mudanças no paradigma dos jogos, mas recentemente estou de facto preocupado.
Com a direção que os jogos estão a levar, o abandono cada vez maior por parte das editoras de jogos e projectos single player e story driven em detrimento de projectos que possam ser monetizados e cheios de micro transações...
E ouvindo este vídeo, convenço-me ainda mais que realmente o futuro deste meu hobby poderá ser bastante negro...



O choro do costume,novamente. Essa dos single players é um mito.O que já não se faz de forma tão comum é jogos AAA apenas single player lineares(assim de repente a Bethesda com os Wolfenstein vem-me à cabeça).Nos dias que hoje correm tem de ter um suite multiplayer adicionadaou serem open world. Essa é a forma de combater os jogos com foco multiplayer e o replay value que eles oferecem.
E mesmo os jogos com foco no single player podem ser facilmente monetizado. Basta olhar para os Assassin's Creed.



Dito isso,e já que estamos numa de futurologia eu gostava de ver a reacção ao seguinte futuro:nada de DLC pago,nada micro-transaçoes mas os jogos são a 120 euros preço base e não há mercado de usados.
 
agora ou no futuro? É que podem ser reacções diferentes. E isso já acontece agora, ao comprar por 120€, versão Deluxe ou quê, os DLC ficam grátis, se comprares na steam, não há mercado de usados.
 
Isto é "spot on" !!

É que chegámos a um ponto ridículo mesmo ... São tantas as manobras e tão evidentes que é de mandar facepalms até ao infinito ao ver tanta gente que parece não se importar com nada disto ...

Tenho acompanhado aquele caso em tribunal das loot boxes e é hilariante as coisas que as empresas dizem para defender o caso . Até em tribunal se riem com os argumentos apresentados ...



O problema é que não consegues . Reviews e testers são manipulados ( na sua maioria ) , quando dão más reviews nunca mais recebem nada para teste ou levam com copyright claims .

Vídeos do jogo em desenvolvimento são muitas vezes diferentes do produto final .

Demos e betas são cada vez mais raras ou reservadas a quem fizer pre-order .

É por isso que não gosto de comprar day-one . Posso esperar uma semana e ver várias streams do jogo para formar uma opinião .

Eu não vou comprar o próximo pokemon devido a previews que vi, e depois tens sempre youtubers que vão ao encontro dos teus gostos e podes seguir o que dizem. Mas também concordo com o que dizes, comprei o magia 3 day one porque pensei que ia adorar, devido ao tema explorado, banda sonora, etc, e nem o consegui acabar. Day one agora é em empresas/equipas que se pode confiar.
 
Isto é "spot on" !!

É que chegámos a um ponto ridículo mesmo ... São tantas as manobras e tão evidentes que é de mandar facepalms até ao infinito ao ver tanta gente que parece não se importar com nada disto ...

Tenho acompanhado aquele caso em tribunal das loot boxes e é hilariante as coisas que as empresas dizem para defender o caso . Até em tribunal se riem com os argumentos apresentados ...



O problema é que não consegues . Reviews e testers são manipulados ( na sua maioria ) , quando dão más reviews nunca mais recebem nada para teste ou levam com copyright claims .

Vídeos do jogo em desenvolvimento são muitas vezes diferentes do produto final .

Demos e betas são cada vez mais raras ou reservadas a quem fizer pre-order .

É por isso que não gosto de comprar day-one . Posso esperar uma semana e ver várias streams do jogo para formar uma opinião .


Sim, hoje em dia apesar de não ser ainda facil distinguir o "beta" ou um trailler do produto final , é bem mais facil de quando não existia youtube....e tinhamos que no contentar com reviews das revistas.
Eu gostava de saber é se o custo/lucro de um jogo AAA hoje em dia é comparavel com um custo/lucro de um Sonic ou um Shinobi nos anos 90.
 
Back
Topo