Artigo Os jogos AAA estão condenados como os conhecemos?

Não podemos confundir o dar lucro com o dar imenso lucro, jogos Single Player dão lucro, claro, mas não dão os valores que as empresas procuram. Não há volta a dar, as empresas publicas têm que dar cada vez mais lucro, é uma obrigação legal, não importa que gaste 10M num jogo e receba 20M de lucro, tem é que lucrar mais do que no ano fiscal anterior, por isso um outro jogo de 10M tem que lucrar 30M, e se não há forma de espremer o jogo então não vale a pens sequer investir nele.

Olhem para a Chinese Blizzard, agora prefere fazer um Mobile Diablo do que o Diablo 4, um Diablo 4 iria vender muito bem, mas sai muito mais barato pegar num jogo que já existe, espetar-lhe o nome Diablo e lucrar 10x mais por um decimo do investimento.

Não é preciso ir longe, há 10 anos trabalhava numa empresa ao qual recebemos um e-mail da sede "Maravilhoso, obtivemos lucros fenomenais", ao qual segue-se um e-mail da minha delegação "Pessoal, a Sede quer cortar nos gastos, vamos ter que apertar o cinto"....
 
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Quanto às opiniões todos temos a nossa, ao dar a minha tive como foco o título do tópico e se li bem não fala lá em nada específico mas sim em insinuação de decadência dos jogos AAA.
Sinceramente hoje em dia muito por causa da competitividade a saturação dos mercados a forma como se aborda este tipo de questões envolve muitos factores de qualquer forma para o usuário comum saem jogos suficientes e de qualidade média ou acima da média e de tempos a tempos saem pérolas, no meu caso sendo casual gamer não tenho razão de queixa pois se não ficar contente com um título tenho facilmente acesso a outros coisa que no passado não podia fazer porque não havia tanta oferta e facilidade de acesso.
Apenas quis frisar que o pessoal hoje fala de barriga cheia, sou de acordo que temos que fazer pressão e abolir as más práticas que visam prejudicar o consumidor, agora dizer que os jogos estão em decadência ou a qualidade dos mesmos não me parece muito realista, apenas há tanta oferta e cada vez há mais complexidade e exigência que automaticamente empresas que caem em desleixo ou praticam politicas mais agressivas para "chular" o consumidor são logo atacadas, até nisso acho que somos uns privilegiados.

Quanto à questão da monetização dos titulos AAA..., isso tudo têm uma origem e razão, esse tipo de práticas primeiro surgiu nos primeiros titulos online onde as empresas lançavam os jogos e em paralelo havia empresas "piratas" a usar os mecanismos do jogo para vender itens e dinheiro virtual em troca de dinheiro real, e isso acontecia porquê? Porque havia quem gastasse e ainda gasta dinheiro nesses serviços e que provavelmente gerava mais lucro que a venda do titulo em si ou melhor tinham um lucro constante.
As empresas apenas pegaram nessa ideia e transformaram de uma forma legal a forma de gerar lucros pois só tendo em conta a pirataria e concorrência há que arranjar formas de gerar lucro para pagar aos empregados.

Talvez a solução passe por criar serviços como os que já existem de subscrições mas uma coisa é certa, seja que jogo for apenas é lançado porque existe mercado e é pensado para gerar lucro e na realidade têm que gerar se não é lógico que não é viável.

Falam mal dos jogos tipo fifas e afins mas devem ser dos jogos mais jogados e com grande número de fãs, como é que queriam ter um jogo desses actualizado, lançavam um jogo em 2005 por 15€ e nunca mais se pagava por conteúdo e actualização do mesmo?
Há abusos mas também têm que haver senso apenas acho que há muito drama tendo em conta que cada vez temos mais oferta e facilidade como tenho vindo a dizer, com a nova geração a fasquia vai subir ainda mais, eu tou em paz XD.
 
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Ridículo foi o que aconteceu por exemplo com o Burnout Paradise. Quem não comprasse dlc's não tinha acesso a parte do mapa, tinha carros piores e etc. Pessoalmente estou-me a lixar para os DLC e outros "extras" como armas com skins fancy no cs go. Desde que não arruinem a experiência dos jogadores que não compram os DLC ou que não dêem vantagens a quem os compra...

Acrescento ainda que o exemplo do CS GO até está bem feito. As skins em nada beneficiam quem as compra. Se há algum parvo que dá 20 contos por uma cena inútil é problema dele
 
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