Final Fantasy XII não pelo jogo em si mas pela lufada de ar fresco que trouxe o novo modo de batalhas
O sistema híbrido de
real-time/turn-based já existia no Final Fantasy X-2, para não falar que já haviam J-RPGs no mercado com uma aproximação semelhante à do Final Fantasy XII, para mim esse jogo representou tudo o que pode acontecer de mau num J-RPG e, sendo um de dois jogos que comprei a
full price (sendo o outro o God of War 2), é uma das minhas maiores desilusões.
O Word of Warcraft, se não me engano, não é original em praticamente nada, apenas, no que diz respeito ao PVE (o PVP foi um desastre completo, arrependo-me seriamente de ter escolhido um servidor PVP), soube aplicar as formulas já existentes no mercado e, temporariamente, desenvolver uma "nova" e evolvente, digo temporariamente pois já é saturante e imensos jogadores estão à espera da
next big thing, grande razão das vendas que o Age of Conan sofreu deveu-se a isso.
Em termos de inovar é complicado indicar jogos com menos de 5 anos, pelo menos digo já que, nesta nova geração, não há bolha, nada, nicles, até a Nintendo Wii é um redesenho da antiga
Power Glove, sistema esse que até, passado um tempo, se torna monótono (vá lá, 80% de tudo quanto é golpe resume-se a abanar o controlador -_-).
Do pouco que me lembro diria, System Shock, que dai nasceram jogos como Deus Ex e Bioshock.
Half-Life não foi inovador, per sé, mas foi dos primeiros jogos a saber como apresentar uma narrativa.
Wolfenstein 3D não foi realmente inovador pois penso ter existido um projecto anterior com as mesmas características (3D FPS), mas é o que soube apresentar o género ao mercado e torna-lo famoso.
Worms, quem diria que minhocas à porrada iria evoluir no que é, para mim, o supra-sumo dos
party games, Worms Armageddon, mas, ai está, se formos a ver bem, devemos encontrar outro jogo, mais antigo, com as mesmas características.
Os Sim City, The Sims, Tycoon's, Theme Hospital e afins foram bastante bons para a altura, um redesenho de uma formula comum entre eles mas, no seu género, foram pioneiros (ainda está para vir o jogo que supere o Theme Hospital e o Dungeon Kepper 2, como raio é que uma empresa como a Bullfrog fecha?).
Black & White, embora seja uma adaptação do formato anterior, mas uma bastante bem conseguída (sim, eu faço ligações a esse nível).
Diria, o Ultima Online,é claro, não esquecer esse jogo, embora uma evolução gráfica dos MUD, que, por essa perspectiva, torne o UO um MUD com um GUI que vai além do simples texto, logo, por essa prespectiva, diria os MUD, como os antepassados dos actuais MMORPG.
E fico-me por aqui que quero por o meu rogue a nivel 69