Os jogos mais Originais/Inovadores

PaRappa The Rapper
EyeToy: Play e toda a série Eye Toy desde então.
Dance Dance Revolution
NiGHTS Into Dreams
Super Mario 64
Vib Ribbon
 
Ico e Shadow of the colossus.
Little big planet
Okami
Return to castle wolfenstein (o principio dos fps)
Tribes e tribes 2 (o primeiro fps a usar 3 axis completamente livres na sua jogabilidade , x, y e z)
Ultima Online na categoria de mmo's. Tudo o que vemos nos mmo's actuais vem de lá.
Patapon pra psp.
Oddworld abe's odissey pra psx.
Libero Grande pra psx que intoduziu a ideia de controlar um só jogador num jogo de futebol 3d. Vemos isso agora no modo be a pro do fifa 2008.
Pacman.
Lemmings.
Tetris.
Nitrous Oxide pra psx (quem jogou sabe o quanto aquele jogo é original e psicadélico).
Rez.
Echocrome pra ps3 (pra quem disse que não havia jogo mais original que portal, está aqui este. Se não for mais é pelo menos tão original :P).

Não se esqueçam que isto não são os jogos favoritos. São os mais originais/inovadores. Não considero o HL2 ou mesmo o 1 inovação sequer. Eram muitos bons mas já havia muito daquilo mais ou menos diferente.
 
Já jogaste Dungeon Keeper? O Overlord é quase uma reinterpretação do Dungeon Keeper, apenas num género de jogo diferente, inspirou-se fortemente nele, não o chamaria original :)
 
Oi? Fable e Beyond Good & Evil?

Que é que ttrouxeram de revolucionário?

FDS.....o Fable é dos jogos mais originais de sempre, onde é que ja viste cortares cabeças a gajos inocentes milhares de vezes e depois ficares com uns cornos gigantes, moscas á volta de ti, pessoas a fugir de ti, olhos brilhantes...........................................:zzz:
 
alguns jogos que considero inovadores/originais

Katamari Damacy :)
Dance Dance Revolution
Okami
The Sims
Carmageddon
GTA
Lemmings
Oddworld Abe's Odissey
The Legend of Zelda + TLZ Phantom Hourglass

entre muitos outros

ah e os clássicos,claro: pong, frogger, pac-man, puzzle bobble....
 
Final Fantasy XII não pelo jogo em si mas pela lufada de ar fresco que trouxe o novo modo de batalhas

O sistema híbrido de real-time/turn-based já existia no Final Fantasy X-2, para não falar que já haviam J-RPGs no mercado com uma aproximação semelhante à do Final Fantasy XII, para mim esse jogo representou tudo o que pode acontecer de mau num J-RPG e, sendo um de dois jogos que comprei a full price (sendo o outro o God of War 2), é uma das minhas maiores desilusões.

O Word of Warcraft, se não me engano, não é original em praticamente nada, apenas, no que diz respeito ao PVE (o PVP foi um desastre completo, arrependo-me seriamente de ter escolhido um servidor PVP), soube aplicar as formulas já existentes no mercado e, temporariamente, desenvolver uma "nova" e evolvente, digo temporariamente pois já é saturante e imensos jogadores estão à espera da next big thing, grande razão das vendas que o Age of Conan sofreu deveu-se a isso.

Em termos de inovar é complicado indicar jogos com menos de 5 anos, pelo menos digo já que, nesta nova geração, não há bolha, nada, nicles, até a Nintendo Wii é um redesenho da antiga Power Glove, sistema esse que até, passado um tempo, se torna monótono (vá lá, 80% de tudo quanto é golpe resume-se a abanar o controlador -_-).

Do pouco que me lembro diria, System Shock, que dai nasceram jogos como Deus Ex e Bioshock.
Half-Life não foi inovador, per sé, mas foi dos primeiros jogos a saber como apresentar uma narrativa.

Wolfenstein 3D não foi realmente inovador pois penso ter existido um projecto anterior com as mesmas características (3D FPS), mas é o que soube apresentar o género ao mercado e torna-lo famoso.

Worms, quem diria que minhocas à porrada iria evoluir no que é, para mim, o supra-sumo dos party games, Worms Armageddon, mas, ai está, se formos a ver bem, devemos encontrar outro jogo, mais antigo, com as mesmas características.

Os Sim City, The Sims, Tycoon's, Theme Hospital e afins foram bastante bons para a altura, um redesenho de uma formula comum entre eles mas, no seu género, foram pioneiros (ainda está para vir o jogo que supere o Theme Hospital e o Dungeon Kepper 2, como raio é que uma empresa como a Bullfrog fecha?).

Black & White, embora seja uma adaptação do formato anterior, mas uma bastante bem conseguída (sim, eu faço ligações a esse nível).

Diria, o Ultima Online,é claro, não esquecer esse jogo, embora uma evolução gráfica dos MUD, que, por essa perspectiva, torne o UO um MUD com um GUI que vai além do simples texto, logo, por essa prespectiva, diria os MUD, como os antepassados dos actuais MMORPG.

E fico-me por aqui que quero por o meu rogue a nivel 69 :D
 
Back
Topo