Os meus discos andam-se a passar

FredFlores

To fold or to FOLD?
Boas a todos, queria colocar umas questões relacionadas com discos rigidos, nomeadamente um seagate 40 GB 5400RPM e 512Kb de buffer e um western digital 40GB 7200RPM e 8MB buffer.

o que se passa é o seguinte, há uns meses eu tinha um PII a 300MHz numa board intel SE440BX e tinha o tal disco seagate ligado a uma placa Promisse Ultra100 TX2 e nos benchmarks do SiSoft Sandra o disco Seagate tinha 20000 pontos.

agora tenho uma board A7V133 da Asus, um amd athlon xp 2000+, o tal disco seagate e ainda o disco da WD (e mais umas coisitas q acho q n influenciam isto). desta vez tenho os discos ligados ao controlador da board no mesmo cabo e o que me dá cabo da cabeça é que o disco seagate no Sandra só tem cerca de 11000 pontos e o da western digital q devia ter mto mais pontuação não passa dos 15000 e mesmo assim para lá chegar já é obra... já experimentei ligar os discos a controladores diferentes inclusivamente ao controlador promisse onboard e nada... a pontuação n se altera em valores q se vejam... portanto todas as ajudas eram muito benvindas (desde q n passem por boards novas ou isso pq eu sou pobre... :P )
só mais um pormenor... eu tenho usado sempre NTFS

tkx everyone
 
Instalaste os drivers da via????

Tens o Discos em DMA mode???

Eu aconselhava-te a usar controladoras diferentes para os discos, de preferencia por o disco Western Digital, na promise.

Vou ver quanto é que o meu IBM dá e depois digo qualquer coisa.
 
boas vega


em relação aos drivers da VIA é assim, 1º tinha instalado a versão 4.43 (ultima versão antes dos hyperion (é assim q se escreve?)) depois passei para a versão 4.45 (hyperion) entretanto disseram-me que para este chipset a versão sem ser hyperion era melhor e eu voltei atrás... mentira... os hyperion são melhores mesmo para este chipset... mas de qq forma é como costumo dizer, a diferença é para melhor, mas mesmo assim n é significativa (aí uma diferença de 500 ou 600 pontos...).
já andei a experimentar BIOS diferentes da board, drivers diferentes para o controlador promisse etc etc e nada...
tb já liguei ao controlador promisse mesmo só o disco da western... e de novo... nada.

será que o problema pode ser do CPU? tenho ouvido dizer que esta board n é muito recomendada pra cpu's XP (dizem q fica mto instavel etc... eu n noto nada disso) - mas será q pode afectar o desempenho dos discos?

e qt ao DMA... tá ligado, em modo 5 td como deve ser...

(e ando eu a tirar um curso de informática para cada vez perceber menos disto....... brrrrrrrrrrrrrrrrrr)
 
Saudações!

Se tens os dois discos no mesmo cabo então verifica qual deles está como master. É provável que se tiveres posto o Seagate como master e o WD como slave que seja esse o problema.

Se puderes mantém o WD sozinho no canal IDE primário como master.

Depois verifica também na bios o DMA de cada um. Se na bios o DMA estiver a 100 no WD então está tudo bem. Vê se no Seagate diz UDMA66. Se tudo isto se confirmar vê no windows se o DMA está activo para os dois discos e voilá!

Mais não posso.
Boa sorte.
 
Por favor, não queiram comparar a performance duma controladora on-board contra uma PCI (que é muito melhor)!
Aí é que está a vantagem...
 
Originally posted by kazuza
Por favor, não queiram comparar a performance duma controladora on-board contra uma PCI (que é muito melhor)!

A PCI é melhor que a onboard???
Pensava que era ao contrário!

Pronto mas se for assim, FredFlores, tens um remédio, meter aí a tua antiga controladora (se der) ou então deixarar estar ( o que não tem remédio remediado está)
 
pois... n sei se já alguém reparou... já pus um anuncio na secção "Compra-se"... ;) a minha antiga placa já lá vai com o P2 300 :( e parece q já n há muitas lojas q tenham isso à venda (ou pelo menos a preços aceitaveis tipo 40 ou 50 e qualquer coisa euros...)

obrigado pelas ajudas! eheh
 
Back
Topo