1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Os meus discos andam-se a passar

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por FredFlores, 9 de Janeiro de 2003. (Respostas: 6; Visualizações: 692)

1. FredFlores

FredFlores To fold or to FOLD?

Boas a todos, queria colocar umas questões relacionadas com discos rigidos, nomeadamente um seagate 40 GB 5400RPM e 512Kb de buffer e um western digital 40GB 7200RPM e 8MB buffer.

o que se passa é o seguinte, há uns meses eu tinha um PII a 300MHz numa board intel SE440BX e tinha o tal disco seagate ligado a uma placa Promisse Ultra100 TX2 e nos benchmarks do SiSoft Sandra o disco Seagate tinha 20000 pontos.

agora tenho uma board A7V133 da Asus, um amd athlon xp 2000+, o tal disco seagate e ainda o disco da WD (e mais umas coisitas q acho q n influenciam isto). desta vez tenho os discos ligados ao controlador da board no mesmo cabo e o que me dá cabo da cabeça é que o disco seagate no Sandra só tem cerca de 11000 pontos e o da western digital q devia ter mto mais pontuação não passa dos 15000 e mesmo assim para lá chegar já é obra... já experimentei ligar os discos a controladores diferentes inclusivamente ao controlador promisse onboard e nada... a pontuação n se altera em valores q se vejam... portanto todas as ajudas eram muito benvindas (desde q n passem por boards novas ou isso pq eu sou pobre... :P )
    só mais um pormenor... eu tenho usado sempre NTFS

tkx everyone

2. vEgA

vEgA Power Member

Instalaste os drivers da via????

Tens o Discos em DMA mode???

Eu aconselhava-te a usar controladoras diferentes para os discos, de preferencia por o disco Western Digital, na promise.

Vou ver quanto é que o meu IBM dá e depois digo qualquer coisa.

3. FredFlores

boas vega

em relação aos drivers da VIA é assim, 1º tinha instalado a versão 4.43 (ultima versão antes dos hyperion (é assim q se escreve?)) depois passei para a versão 4.45 (hyperion) entretanto disseram-me que para este chipset a versão sem ser hyperion era melhor e eu voltei atrás... mentira... os hyperion são melhores mesmo para este chipset... mas de qq forma é como costumo dizer, a diferença é para melhor, mas mesmo assim n é significativa (aí uma diferença de 500 ou 600 pontos...).
    já andei a experimentar BIOS diferentes da board, drivers diferentes para o controlador promisse etc etc e nada...
    tb já liguei ao controlador promisse mesmo só o disco da western... e de novo... nada.

será que o problema pode ser do CPU? tenho ouvido dizer que esta board n é muito recomendada pra cpu's XP (dizem q fica mto instavel etc... eu n noto nada disso) - mas será q pode afectar o desempenho dos discos?

e qt ao DMA... tá ligado, em modo 5 td como deve ser...

(e ando eu a tirar um curso de informática para cada vez perceber menos disto....... brrrrrrrrrrrrrrrrrr)

4. Unregistered

Unregistered Power Member

Saudações!

Se tens os dois discos no mesmo cabo então verifica qual deles está como master. É provável que se tiveres posto o Seagate como master e o WD como slave que seja esse o problema.

Se puderes mantém o WD sozinho no canal IDE primário como master.

Depois verifica também na bios o DMA de cada um. Se na bios o DMA estiver a 100 no WD então está tudo bem. Vê se no Seagate diz UDMA66. Se tudo isto se confirmar vê no windows se o DMA está activo para os dois discos e voilá!

Mais não posso.
    Boa sorte.

5. kazuza

kazuza Power Member

Por favor, não queiram comparar a performance duma controladora on-board contra uma PCI (que é muito melhor)!
    Aí é que está a vantagem...

6. vEgA

vEgA Power Member

A PCI é melhor que a onboard???
    Pensava que era ao contrário!

Pronto mas se for assim, FredFlores, tens um remédio, meter aí a tua antiga controladora (se der) ou então deixarar estar ( o que não tem remédio remediado está)

7. FredFlores

pois... n sei se já alguém reparou... já pus um anuncio na secção "Compra-se"... ;) a minha antiga placa já lá vai com o P2 300 :( e parece q já n há muitas lojas q tenham isso à venda (ou pelo menos a preços aceitaveis tipo 40 ou 50 e qualquer coisa euros...)

obrigado pelas ajudas! eheh

Partilhar esta Página