1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Os meus problemas com o PHP

Discussão em 'Web Development' iniciada por Dazkarieh, 21 de Junho de 2006. (Respostas: 7; Visualizações: 1592)

1. Dazkarieh

Dazkarieh To fold or to FOLD?

Ok... digamos que me estou a iniciar nesta vida, por questões profissionais ;)

Acabei de configurar o apache, php, mysql e phpmyadmin. parece estar aparentemente tudo bem

Configurei o dreamweaver para o apache. Até aqui tudo bem.

No entanto, por exemplo:

Coloco o seguinte código:
    Código:
    <html>
    <body>
    <?
    echo "Teste php";
    ?>
    </html>
    </body>
    Se gravo como teste.php, dá no browser na boa.

No entanto, se gravo como teste.html, já não dá nada.

Já agora, se meter
    Código:
    <html>
    <body>
    <?
    echo "Teste <b>php</b>";
    ?>
    </html>
    </body>
    No teste.php dá tudo bem.

No teste.html, aparece escrito: php.";?>

No fundo, o PHP num ficheiro html não funciona. Isto é normal ou alguém me pode dizer o que estou a fazer de mal? ;)

Abraço [[[ ]]] :)

Edit: vou usar este tópico para ir colocando dúvidas, escusando estar a abrir novos por cada um.

Thanks in advance.

Última edição: 21 de Junho de 2006
  2. Lancaster

Lancaster To fold or to FOLD?

Heyas all...

É perfeitamente normal, o servidor não te "processa" um ficheiro .html, simplesmente envia-o para o teu browser, quando é um ficheiro .php, ele processa...e depois envia para o teu browser..

Ele destingue os vários tipos é através da extensão... por isso é que para processares PHP tens que ter sempre um ficheiro com extensão .php..

Hasta all e espero ter ajudado [[]]

PS: A explicação que dei acima sobre o "processamento" não deve estar 100% correcta mas basicamente é isso que acontece..
    PS2: Deve haver maneira de conseguires por um ficheiro .do a ser processado pelo servidor, mas como não sei (nem tenho a certeza que dê..)

3. Dazkarieh

Dazkarieh To fold or to FOLD?

Lancaster, thanks :)

Entretanto fui ver aqui a biblia e se colocar no httpd.conf do Apache:

Código:
    AddType application/x-httpd-php .html
    não vai dar?

Penso que inclusivé dá para meter a extenção que quisermos. Estou certo?

Edit: Já agora, mesmo que dê, isto vai trazer problemas de performance no caso de não se usar php no .html, certo?

[[[ ]]]

4. Tuaregue

Tuaregue Power Member

mas para isso deves de pôr
    Código:
    <script language="(insira aqui a sua linguage)">
    echo "ola mundinho infeliz"
    </script>

pelo menos era assim há uns anos atrás.

5. ApM

ApM Power Member

o php é uma linguagem web k funciona em server side, ou seja todo o trabalho é feito pelo servidor. assim sendo o cliente nao recebe nenhum codigo php pra interpretar, apenas html!

qd se faz qq coisa em php e se quer que o resultado seja um pagina web é necessario "cuspir" html (com echo ou print...).

o servidor, por omissão, so reconhece que são ficheiros php (logo precisa de interpreta-los antes de mandar o resultado ao cliente), os que teem extensao php,phtml, etc.
    por isso é que ele mostra o codigo php qd das a extensao html ao ficheiro, neste caso o servidor limita-se a mandar todo o conteudo do ficheiro intacto.
    pode-se contornar isso definindo no httpd.conf do apache com akilo que disseste.

Tuaregue não sei se isso ainda funciona, nunca experimentei, mas delimitando o código php com as tags <? ?> da na boa e escreve-se menos :P

6. pedrotuga

pedrotuga Power Member

isso acho que funciona mas n tou a ver a vantagem em usar isso.

Epa, para adicionar tipos que são processados pelo php, se bem me lembro tens k ir adciona-los tambem no php.ini da tua instalação de php.

7. Santo38

Santo38 Power Member

A resposta prende-se com a forma como o teu Apache interpreta as extensões. Se for html ele envia directo para o browser que depois faz o "rendering". Se for .php ele envia para o interpretador de PHP que retorna html que é depois enviado ao browser do cliente.

Assim, a melhor coisa é colocares esses files como PHP. Para no browser usares .html (por questões estéticas ou outras que não me ocorre agora) podes modificar o file .htaccess e colocares lá uma linha do género:

RewriteEngine on
    RewriteRule ^meificheiro.html meuficheiro.php

A primeira linha activa o mod_rewrite a segunda redireciona o .html para .php. Ou seja no browser do cliente colocar .html ou php vai para sempre ao ficheiro .php.

Espero ter ajudado.

Saudações

8. fil79

fil79 Power Member

a partir do momento que escreves código php na página tens obrigatoriamente de lhe dar a extensão .php....e podes usar á vontade código Html com a extensão php que o servidor reconhece...alías este procedimento é identico a todas as outras linguagens de servidor seja ela php, asp, asp.net ou jsp

Partilhar esta Página