1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

OS para servidor doméstico a 200Mhz?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Hawking, 28 de Outubro de 2004. (Respostas: 8; Visualizações: 895)

1. Hawking

Hawking Power Member

Tenho um Pentium MMX 200Mhz com 64Mb de ram + 1Gb de disco e quero pôr essa relíquia debaixo das escadas, ligado a um modem Sapo ADSL e a fazer partilha de internet para dois computadores um com windows XP e outro com Windows ME.

A minha dúvida é quanto ao sistema operativo que devo instalar.
    Linux dizem que não tem suporte para sapo adsl, por isso está fora de questão.

windows xp era muito bom, mas não sei se o computador aguenta.

Windows Me está sempre a dar erros, não quero passar a vida a correr para debaixo das escadas para arranjar o computador.

Tenho ainda o Windows 98, só que não sei se será muito bom para configurar rede e fazer partilha de internet.

Qualquer outro sistema operativo está fora de questão porque não quero gastar mais dinheiro e eles não são propriamente baratos.

Agradeço toda a ajuda que me possam dar.

2. Biker_

Biker_ Power Member

O mais fácil para distribuir a Net concerteza que seria o Windows XP.
    Mas num disco de apenas 1Gb? Com APENAS 64Mb?! Já não falo no processador... :P
    O Windows 98 não sei se será a melhor opção, além de que para configurar a rede talvez não seja o mais fácil, não sei nunca experimentei.
    O ideal, penso eu, seria por Linux nisso, podias ficar logo com uma boa firewall, além de que o Linux não se arrastaria a correr nesse PC.
    Quanto ao SAPO ADSL não funcionar com Linux, TOTALMENTE errado. O que podes não conseguir por a funcionar é o teu modem USB, devido à falta de drivers para Linux. Tens bom remédio, arranjas um modem Ethernet e pronto, já fica a bombar no Linux.

3. kanguru

kanguru [email protected] Member

Eu ia pa linux. Deves ter trabalho a por o modem do sapo adsl a funcionar mas é possivel. Existem tutorials na net a ensinarem como se põe o modem a funcionar.

Se não quizeres linux, tens windows 2000.
    Quanto ao resto, windows XP arrasta-se nesse pc, e o windows 98 e ME não os recomendo para partilhar net pela casa, não foram feitos a pensar em redes. Mas é ctg.

4. Tenebrus

Tenebrus Power Member

eu tive um P200MMX a fazer esse papel durante algum tempo. só que tinha 256Mb Ram. Se puderes pôr mais mem, tenta o Windows 2000 (estável que nem uma rocha. Demora uma eternidade a arrancar mas depois até se safa bem). Se optares mesmo pelo Win98, fica-te pelo 98SE.

5. Ulisses

Ulisses Power Member

Mete o xp que ele aguenta, ficas descansado em termos de estabilidade,se for para o deixares sossegado a fazer de router só demora é a arrancar, o resto funka na boa, não podes é por mais nada porque o disco não aguenta. O 2000 e o Xp gastam os mesmo recursos por isso não faz diferença.

6. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

ClarkConnect sem qualquer margem para dúvida, tens at+e aqui no forum um tuturial em portugues.

para uma pequena rede em casa é do melhor na relação estabilidade/tempo de manutenção.

alem disso é gratuita, n ias gastar o preço de uma licença XP com isso pois nao ;)

7. PiKa_

PiKa_ Power Member

clarkconnect all the way!perde o medo e mete esse modem a funcar....
    recomendo..ta ca em casa a mt tempo ja!
    para teres uma nocao ja saiu outra versao,ja a sakei mas ainda nem a instalei..

8. xBoShY

xBoShY Power Member

Bem... não sei se ainda não tens switch... mas se ainda não tiveres aconselhava-te mais a comprar um modem+router e ficava-te mais simples e +/- pelo mesmo preço (se kiseres só partilhar internet).

Se quiseres já fazer umas coisitas tipo sevidor de ftp, http, ssh, webproxy, firewall, entre outras coisas e/ou keres aprender mais qualquer coisa: aconselho ClarkConnect (compra um dimmzeco de 64 ou 128mb em segunda mão para isso rular melhorzinho :)).

9. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

eu metia-lhe BeOS é o sistema mais rapido e leve k conheço, e pode ser instalado em simultaneo com o windows, cria uma drive virtual, se bem me lembro o sistema operativo chega a ocupar apenas 100 MB no disco, e aumenta com os progrmaas k lhe metes, muito fiável mesmo, até para essa relikia...
    mas para k keres um servidor com 1 GB? servidor normalmente é o pc k leva com informação e mais informação, o meu aki de casa... é 1 tijolão tem uns 20 kilos e 500 GB de armazenamento (com 1 disco de 384 GB e um de 111 GB) um disco de 1GB como ponte entre varios pcs... só consegues mesmo partilhar informação, não podes por exemplo usar como o centro multimédia aí de casa, com os mp3 e os videos todos, mais vale ligares a internet ao pc com maior disco rigido directamente ao outro, e metes a conecção à internet partilhada :)

Última edição: 31 de Outubro de 2004

Partilhar esta Página