Os S-Ata e o arranque

cusca

Power Member
Alguem já teve power problems para arrancar de um S-ata? E como os resolveu ?O meu só arranca se lhe ligar o cabo de dados a meio do processo. Depois faz reboot e trabalha que nem um brinquinho. Acho que já tentei tudo e mais alguma coisa e não sei o que hei-de deitar fora : se a board( p4p800 ) , se o disco (segate 80 ) ou a fonte . Quem puder dê sugestões ( que não incluam deitar fora pq a vida está dificil )
 
Tens outros discos instalados?
isso está bem defenido na bios?--- IDE config.
eu tenho uma p4p800 e dois seagate 7200.7 de 120G em raid 0 e tem estado sempre sem problemas.
instalaste o windows como?----- F6 durante a instalação para instalar o controlador.
É um disco slave? sem OS?--- se for o caso instala isso com o discwisard da seagate.
 
Sata

Só tenho este e não posso por em raid por ser só um . O sistema está instalado e a funcionar normalmente. Só falha quando arranco a frio ; se fizer reset marcha lindamente
 
Não Raid

Voltando atrás : Na p4p800 , que já traz o controlador on board, segundo a intel só há lugar à instalação por F6 se tiver discos em raid.Se pretendemos realizar a instalação só com 1 disco a bios rejeita-a.Ora , neste caso , só tenho 1 disco e foi por isso que postei a questão. Para saber se existem casos de camaradas só com um disco Sata na P4p800 ou P4c800 e como resolveram a questão.
 
Esse é que é o teu erro!
Para ter SATA tens sempre que instalar as drivers sata no windows fazendo o repair do windows ou instalando de novo, sempre carregando no F6 e instalando os drivers!
Não ligues ao que diz o windows, quando diz para carregar no F6 apenas se tiver RAID ou dispositivos Scsi.
Vê se resulta ou não!
:)
 
Ok ajuda-me então

Já tenho o wind instalado ; faço reboot carrego f6 e nada ...Meto uma diskete com o iaar da intel e nada...porque será ?
 
Originally posted by Mr.Mike
Esse é que é o teu erro!
Para ter SATA tens sempre que instalar as drivers sata no windows fazendo o repair do windows ou instalando de novo, sempre carregando no F6 e instalando os drivers!
Não ligues ao que diz o windows, quando diz para carregar no F6 apenas se tiver RAID ou dispositivos Scsi.
Vê se resulta ou não!
:)

Deixa ver se entendi. Então se eu só tiver um disco SATA, não posso por em RAID, certo? Ok. Então e se só tiver um disco Sata não posso fazer um clean install do windows porque o gajo só reconhece o disco depois de ter instalados os drivers no windows?? Err... não percebi.

No meu caso, a minha Mboard é uma P4G8X Deluxe. Quando inicio o computador ele mostra os controladores RAID (ou seja, acho que já vêm na mb, se bem que tenho ainda que instalar drivers no windows (nunca fiz isso pois não tenho discos em raid)).

Esta cena dos discos Sata e raid sempre me metou muita confusão, por isso mesmo nunca comprei nenhum! LOL.
 
eu axo ke se tem de carregar em f6, pk o windows vê o controlador sata como sendo um controlador scsi, mas depois (provavelmente) terás de pôr o cd com os drivers do controlador sata.... (isto é tudo uma suposição)

P.S.:
eu tb tenho um controlador sata com um disco, mas n tá com arranque, por isso ainda n sei qual o resultado de se tentar instalar o xp num disco sata....
 
Tens de proceder como se fosses fazer uma instalação nova do win (boot pelo cd do win) só que escolhes repair existing installation em vez de fresh installation. Logo no arranque do cd fazes F6 e ele pede-te a disquete com os drivers da controladora. (tens de ter uma disquete. Se não tens faz uma com os drivers da controladora)

Deves ter tb uma opção na bios para activar o controlador. Activa-o.

Cumps
 
É exactamente isso! Tens que proceder como se estivesses a instalar o windows de novo. (ir à bios, seleccionar arranque pelo cd) Quando faz o boot, carregas numa tecla qq para ir para o cd e o xp começa a instalar ou a reparar. (ambas as modalidades servem para o efeito)
ATENÇÂO: tens que estar já preparado pois quando ele te pergunta se queres instalar algum dispositivo scsi já tens que estar com o dedo no f6, pois não dá tempo quase nenhum...
Por fim ele pergunta-te se queres instalar algum driver Sata, tens que dizer que sim e tê-lo já em disquete, pois só aceita dessa forma.
Não custa nada!:D
 
Back
Topo