Os timings das memórias são assim tão importantes em A64?

S.T.E.E.L.

Power Member
Queria perguntar uma coisa ao pessoal do overclock:

Afinal, os timings das memórias em A64 são assim tão importantes?

É que tenho andado a ver diversos benchmarks pela net e não há grande diferença de performance em A64 entre timings de 2-2-3-6 e 3-3-4-8...

Parece-me até que a diferença é mesmo irrisória, ou estarei enganado?
 
Há aplicações que beneficiam com os timings mais apertados e outras que "preferem" timings mais soltos e frequências mais elevadas, mas qto mais for possivel conjugar ambos os factores em níveis ideais, melhor.
 
Eu cada vez mais axo k e' uma treta, tenho umas OCZ 3500EL (Que não são grande espingarda) mas a diferença entre 2-2-2-5 e 2-3-3-7 e' minuscula... Quando digo minuscula e' mesmo de coisa k nem notas a fazer NADA, axo k nem em Super_Pi notas grande coisa (Talvez 1s)
 
É que pelo que tenhp andado a ver estou cada vez mais inclinado para a teoria de que pouca ou nenhuma diferença faz (em A64, claro)... :eek:
 
eu penso que seja mais precisosismo...
Eu ja tenho vindo a ler, desde 754 que o mais importante sao os mhz que espremes das memorias!! Claro que se espremeres 300mhz com 2.2.2.5 tanto melhor! Em termos de sandra bw nao ha diferença? eu nunca fiz o teste, mas pode ser que se note!
Abraço!
 
image026.gif


:lol:

"e esta hein?"

Alias achei bastante piada aos testes em que o AXP passa os A64...
 
nesse bench nao noto quase nada! entao nos outros que la estao, timmings relaxados passam os apertados.... se calhar nao eh assim tao linear!


EDIT: Chegou o meu winnie :D:D:D:D:D:D
 
Última edição:
Os timmings mais baixos nota-se em benchs, pelo menos nos mais conhecidos nota-se (3DMark's, SuperPi, Pifast, PC Mark, etc....) mas no dia a dia mal se nota (mas n troko as minhas BH5 por nada:P)
 
SteelBoy19 disse:
No link abaixo nota-se quase mais 0,7% de diferença no 3dmark2k3 entre 2-2-3-6 e 3-4-4-8

http://www.tomshardware.com/motherboard/20040119/index-07.html

Vejamos:

a64 3200 2-2-3-6: 6038 3dmarks

a64 3200 3-4-4-8: 5998 3dmarks

6038-5998= 40 3dmarks

40/5889=0,00679(...)=~0,7% de vantagem a 2-2-3-6 sobre 3-4-4-8

É caso para dizer... Wooooooow! :lol:

Baah... Que se lixem os timings...


Isso com uma gráfika media gama, com as de topo por exemplo é diferente, poix esse bench já depende mais do sistema na generalidade, enkuanto k com grafikas média/baixa gama depende kuase só da gráfika.
No 2005 pouco interessam os timmings.
No 2001 são essenciais =)
 
E' verdade, no 2k3 e 2k5 nem vale a pena quase ter ram boa... Qq ram serve, no 2k1 aki em casa na Ti4200 noto pouca diferença +/- 500 pontos entre 2-2-2-5 e 2,5-4-4-8 (CH-5 não funca a cas 3)
 
que se lixem os timmings? o problema é voçes "medirem" a diferença com programas graficos, onde as limitações estão em tudo menos nos timmings.

2-2-2 5t (sem tweaks de A64tweaker) 2700mhz =46s~ Pifast
2-2-2 5t (sem tweaks de A64tweaker) 2600mhz = 48s~ Pifast
1.5-2-2 5t (e muitos tweaks de A64tweaker) 2600mhz= 46s~ pifast

isto só com FSB a 306x8.5 (divisor a 133= ram 200mhz)! imaginem agora Ram a 250mhz com estes tweaks!

timmings apertados equivalem-me a 100mhz de Cpu em muitas aplicações (nao graficas, obviamente)...
timmings apertados dão-me mais uns 3 ou 4 Fps em converções de Divx em DVD!


fazer medições com 3Dmarks é que não é grande ideia, as limitações nao costumam ser da Ram (2k3 2k5).

vá... juizo
 
Os ganhos com timmings mais apertados são minimos, diria mesmo quase inexistentes (a não ser que so "joguem em trabalhem em 3dmark")
 
Benchs

Por acaso benchei no 3dMark2005 o meu sistema e tive 1950 pontos com as mems em default.
De seguida apertei os timings pra 2-3-3 e tive 2000 pontos. N me pareceu pouco. Se fizer overclock a um cpu n aumenta mais q isso :joker:
 
Claro que se tiveres timings apertados se nota na performance geral do computador, senão tinha andado até agora meio mundo enganado, NOT !!!! Fala com gajos que já tiveram TCCD e agora têm UTT, eles respondem-te a essa "duvida".
 
Pelo que vejo continua a não justificar a diferença de preço entre um módulo de DDR400 OEM e um "especial" pelos timings... Só pelo facto de o módulo "especial" poder eventualmente atingir mais uns mhz... :D
 
Existe muito pessoal que liga aos timings e julga que como nos benchs baixos timings resulta em altos pontos, isto na vida real também vai ter maior velocidade, que embora seja verdade, essa velocidade é estagnada por outro dispositivos.

Se existe memória com baixos timings melhor, segundo alguns testes pode-se verificar que é mais rápido, embora por apenas segundos, nada mais. Mas ainda que existe assim, mais marketings, melhores preços, não keria ver apenas 1 marca, 1 timmigs.



Já agora, ainda usa a combinação DFI nf4 com patriot "normal" PC3200?

Keria saber se dão-se bem os dois juntos embora com altos timings.
 
Se vocês acham que é assim, então gostava de saber porque é que a Amd ainda não adoptou as DDR2, é claro que para muitos não faz diferença nenhuma 1 seg aqui ou 3/4 ali, mas outros gostam de tirar o máximo rendimento do hardware.
Para alêm que a maior parte das memórias com estas especificações têm garantia vitalacia.
 
Back
Topo