1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

oscilações velocidade

Discussão em 'ZON (Arquivo)' iniciada por Clockmaker, 14 de Junho de 2012. (Respostas: 44; Visualizações: 4441)

1. Clockmaker

Clockmaker Power Member

Boa noite.

Até ontem, nunca tinha tido problemas ao nível da velocidade (mínimo de 100 Mb, quando muito 90 Mb). No entanto, a partir de ontem às 19h comecei a detectar oscilações brutais na velocidade. No qos.sapo.pt, a velocidade tanto podia andar nos 30 Mb como, no minuto seguinte, passar para os 90 Mb. Até o speedtest da ZON (que costuma ser mais simpático do que os restantes medidores de velocidade) acusou 50 Mb numa ocasião e 30 Mb na seguinte.

Hoje de manhã, as velocidades voltaram a estabilizar nos 123 Mb, mas da parte da tarde recomeçou a aventura. Acabei de fazer vários testes em modo de segurança com rede e as velocidades andam sempre pelos 60/70/80/90 Mb.

Algum de vocês teve este problema?

2. -TiagoS

-TiagoS Power Member

Esses testes nunca são 100€ verdadeiros ou reais até porque estão sujeitos a vários condicionantes que não da rede de internet.

Vou exemplificar o meu caso:

Dependendo das horas a que faço os testes posso ter oscilações entre os 90 e os 110 MB de download e os 6 e 8 MB de Upload, mas a discrepância que é mais notável e mesmo entre os testes. No teste da zon eu tenho sempre em média mais 10 MB do que me é apresentado no Speedtest e se for para aqueles sites mais estranhos nem se compara.

Agora nunca notei oscilações significativas tipo 30 MB nem nada disso mas algumas variações sim existem. Poderá ter sido uma falha de sinal na rede ?? Ou alguma manutenção que tenha sido feita ou que esteja a ser feito nas redondezas ?

Para tirar as dúvidas o melhor mesmo é ligares para a Zon expores a tua situação e veres o que eles te dizem ...

Cumprimentos

3. Clockmaker

Clockmaker Power Member

Liguei ontem para a ZON. Disseram-me que não conseguiam detectar nenhuma anomalia e abriram uma participação. Fui contactado hoje de manhã, mas as velocidades já estavam estáveis. Da parte da tarde, quando o problema recomeçou, contactei novamente a ZON e puseram o meu modem em vigilância durante as próximas 24h.

Eu sei que as oscilações são normais, mas não é normal ter velocidades de 30 Mb ou mesmo de 50 Mb. O teste da ZON é, de facto, sempre muito simpático, por isso gosto de usar o QOS. Permite-me também ter uma melhor noção das oscilações, ao contrário do da ZON, que só apresenta o resultado final.

Enfim, vamos ver o que sai daqui. Já estou um cansado destes problemas...

4. Dr.No.pt

Dr.No.pt Power Member

São normais em números reduzidos e nunca nesses valores descritos por ti.

Os testes de velocidade dentro da própria rede deve andar sempre muito perto do valor máximo. Fora da rede é que é outra historia.

5. Clockmaker

Clockmaker Power Member

Acabo de falar com uma "técnica" da ZON para quem velocidades de 50 e 75Mb são razoáveis quando se tem um serviço contratado de 100 Mb...

Bem, do início:

Lá me monitorizaram o Zon Hub durante 24 h e não detectaram nenhum problema, como já seria de esperar. Por conseguinte, enviaram-me uma SMS a dizer que o problema já estava resolvido.
    Fiz logo vários testes no QOS e na ZON, e as oscilações continuavam (a velocidade corria dos 50 aos 100 Mb nos dois sentidos).

Liguei para o apoio técnico e atendeu-me esta melra. Pediu-me para fazer não sei quantas configurações e no final, depois de um teste no site da ZON que me deu 88 Mb e de outro que deu 74 Mb disse que a situação estava resolvida :|

Passei-me. Apontei o nome dela para o caso de vir a rescindir com justa causa. Mas a verdade é que não me apetece nada rescindir. Quero apenas ter velocidades decentes e não estas oscilações estúpidas...

Confesso que estou sem saber o que fazer. Estou esgotado destas situações (há três meses também tive problemas de velocidade - um problema de zona, na altura). Têm alguma sugestão? Obrigado!

6. -TiagoS

-TiagoS Power Member

Amigo, eu se fosse a ti monitorizava a velocidade num outro pc... Podes ter algum problema na placa de rede (ou por qualquer outro motivo que te provoque tais oscilações) Assim e a confirmar-se tal situação num outro computador não te podem vir com a história que é do teu computador ou algo do género. No meu caso e como a minha placa de rede é um tanto ou quanto antiquada perco alguma velocidade ( não o que tu perdes) mas no meu portátil que é novo tenho os 100 MB .

Se eu tivesse apanhado essa tal funcionária dizia-lhe das boas ... Um pessoa paga logo tem que ter aquilo que paga ...

7. danielandrade

danielandrade Power Member

Infelizmente tenho..rescinde.

Tenho o mesmo problema que tu e a minha situação já se arrasta desde meio de Março. Tenho oscilações enormes(8~100 e poucos,120 contratados). Upload sempre a cima do contratado.

Isso da tecnica que apanhou 74mb é normal. Segundo eles são obrigados a fornecer 70% da velocidade contratada. Se aparecerem uns testes a cima dos 70 pede para fazer mais..

Se te acontecer como a mim.

Depois de muito ligares a reclamar, de te dizerem que esta tudo bem na linha deles vão atribuir uma gestora de conta(se não o fizerem pede). Estes gestores tem mais "liberdade" tanto para atribuir descontos na mensalidade como para te transferirem a chamada para a pc medic..

-Vão dizer que esta tudo bem com a linha;
    -Vais ligar a reclamar e tens de desligar a meio porque a tua vida não permite estar mais de uma hora todos os dias a falar com eles;
    -Vão propor monotorizar a tua linha durante 24 horas;
    -Vão dizer que o sinal está bem da parte deles;
    -Vais ter uma semana ocupada e nao vais puder ligar para lá;
    -vão passar para a linha tecnica especializada;
    -Vão passar para a linha tecnica ainda mais especializada;
    -Vão dizer que não encontram o problema, para ligares para a pc medic(não ligues tu porque pagas, pede ao gestor/a para transferir);
    -Vais falar com a pc medic e vão dizer que o problema não é teu e passo a citar o meu relatorio da pc-medic :
    -Vão propor troca de router(se tiveres azar como eu o 1ro tecnico vem a casa e não tem zon hubs 2.0.. mais uma semana a espera de outro..)
    -vais fazer testes, velocidade continua igual;
    -Vão monotorizar a rede;
    -Vão dizer que o sinal esta bom que o problema é teu;
    -vão mandar ligar para a pc medic...
    -voltar ao inicio.

O problema vai arrastar, e vais continuar dentro do ciclo..

Se tiveres a possibilidade de mudar, força. Esta semana a meo fibra chegou a minha rua, custa me pagar mais por menos serviços, mas a internet é o motivo principal pelo qual tenho o serviço..

Como dicas deixo:
    -pede sempre acertos nas facturas, fa-lo com a/o gestor/a(pois aqui os descontos podem ser da totalidade da mensalidade, eu tive 1 deste género), quando chegar a altura que a gestora diz que a equipa técnica tem uma nota a dizer que o problema é teu, pede o desconto na propria linha tecnica quando ligares com velocidades baixas;
    -pede sempre transferência de chamada para a pc.medic ao gestor/a, assim evitas pagar e depois fazer acerto;
    -Muita paciência..

Hoje ao falar com a pc-medic marquei a vinda de um tecnico deles ca a casa, espero que na segunda feira o serviço esteja mau! Se ele chega cá e a velocidade está boa...

Edit: a historia dos dois computadores de pouco vai servir(se o caso for como o meu), mas de qualquer das formas testa em mais computadores porque até pode ser problema da tua placa. Em minha casa já testei com 2 computadores (enquanto falava com a linha técnica) já testaram os dois técnicos da zon que vieram cá a casa ("pc's da Zon") e mesmo assim eles dizem que o problema é dos computadores..

Última edição: 15 de Junho de 2012
  8. -TiagoS

-TiagoS Power Member

Eu disse isso dos computadores, porque uma vez (ainda com serviço da clix) tinha falhas de internet onde pura e simplesmente o meu computador deixava de receber net (tudo ok com o modem) e lá os "experts" da clix insistiam que o problema era do meu computador até que me fartei e mudei de serviço.

Curioso desculpem o OFF-Topic : Estes ISP's são mesmo manhosos - quando uma vez pretendi mudar o serviço de internet ( da antiga TV Cabo para a clix) e ficar apenas com TV, (MUITO ANTES DE TER ZON NOVAMENTE) o que a TvCabo (na altura) me disse foi que se quisesse mudar teria que pagar um ano de anuidade (coisa que nem sequer existe) mas que se continuasse supostamente "ofereciam" a tal anuidade e ainda me trocavam de modem... (Que PIADA)
    Tenho por sorte que os meus pais sao amigos de um advogado e ameaçamos ir a tribunal por adicionarem clausulas que nunca existirem nem existem... Lá acabaram por se calar bem caladinhos e nunca mais me puseram problemas.

Portanto no que toca a ISP' é preciso ter cuidado com esses manhosos, porque eles tentam sempre aldrabar o cliente ao máximo... Por acaso tenho algumas histórias um tanto ou quanto cómicas com ISP's ...

9. Clockmaker

Clockmaker Power Member

Antes de mais, agradeço-vos muito as vossas respostas.

Não acredito que o problema seja da minha placa de rede. Comprei-a no final do ano passado e, para além do mais, se o problema fosse da placa as oscilações seriam permanentes e não aconteceriam apenas a determinadas horas do dia. É que, por exemplo, de manhã a velocidade bate nos 123/124 Mb e não se mexe...

Infelizmente, se eu mudar será sempre para pior. A MEO só tem ADSL na minha zona e quanto à Optimus ou à Vodafone, nem vê-las...

Irei colocando aqui updates à medida que os tiver.

10. danielandrade

Então estas exactamente na mesma posição que eu a três meses.. vai esperando que a fibra da meo ou vodafone cheguem ou que a zona melhore(embora cada vez deva ficar pior).. entretanto pede sempre acertos, mas para isso tens de estar sempre a reportar o problema..

Se arranjares outra solução mete aqui, na segunda também deixo feedback sobre a visita do técnico da pc medic.

11. neuro_acid

neuro_acid Power Member

podem esqueçer esta questao a ida do tecnico pc medic a casa nada vai resolver ja fiz tudo que a daniela disse liguei e liguei e reclamei acerca da oscilaçoes ja vieram ca tecnicos da zon varias vezes ja trocaram router umas 2 vezes e nada detectaram na linha tdo continua igual gestor de conta atribuido ,reclamar e reclamar tudo igual ofereçem-te 1 , 2,3 mensalidades mas vai continuar tudo igual,,andei nesta novela 6meses ja me fartei.... e nao é so as oscilaçoes é o traffic shapping no protocolo udp apartir das 14h chapeu ta la sempre todos dias ate as 2h da manha mas pronto o traffic shaping agora ate a pt faz...isto nao ha soluçao so mesmo esperar que acabe o contrato e mudar para a pt caso haja fibra na tua zona o que nao e o meu caso ainda ...fibra na minha zona so pa janeiro do ano que vem..e mesmo na pt o serviço meo 100mb o modem sincroniza so a 90mb lol ja o upload e bem melhor 22mb quanto ao preço sim e mais caro na meo..

**e nao clockmaker o problema nao e da tua placa de rede esqueçe la isso eles vao ai ate com os pcs deles vao obter os mesmo resultados manda-os vir depois das 17h horas que ai entao e vergonhoso 60mb e 70mb lol..e sim de manha quando ninguem ta ligado ao servidor vais conseguir sempre resultados acima de 120mb no speedtest mas assim que os usarios se começam a ligar ao servidor por volta das 12h ,13h vais notar as velocidades sempre a dexer e a rondar os 80mb 90mb e se fizeres o mesmo speedtest aos fims de semana a noite entao ai nao vai passar dos 50mb...quanto esta questao nao ha nada a fazer por muito que ligues o maximo que vais conseguir e uma reduçao na factura ou umas mensalidades a borla como ja mencionei em cima...

Última edição: 18 de Junho de 2012
  12. JMGC

JMGC Power Member

Eu tenho esta situação "estranha" :)

e no qos da PT :

Estes testes foram corridos um a seguir ao outro

Abraços
    JC

13. danielandrade

O técnico deve estar a chegar ainda a pouco fiz os testes e tinha 40 mb.. A questão não é o técnico resolver o problema porque como é óbvio só a ZON o pode fazer. A vinda dele vai dar-me "provas" para enviar junto com a carta de rescisão por justa causa. O que eu quero é "ilibar" as minhas maquinas cá em casa..

PS: é daniel o a esta com o andrade :D

EDIT: O técnico nem esteve 5 min cá em casa. Fez um teste no speedtest da zon (14 mbps) e um no da sapo (9 mbps). Vai reportar anomalia na linha. Agora tenho de dar 48h a zon para me ligar. Esta para breve a rescisão..

14. -TiagoS

-TiagoS Power Member

Amigo esses testes da zon/meo são bem mais "tendenciosos" ou "amigos" como preferires disser do que os do SpeedTest - é a minha opinião.

Se repares na minha assinatura tive 80.90 naquele dia mas e tentando-me lembrar ao pormenor nesses ditos testes meo/zon tive uns 112 por aí.

A verdade é que eles aproveitam-se destes Testes e quando um gajo lhes diz que não está a receber a net que deveria receber eles perguntam logo se fez o teste no site da ZON !
    A desculpa deles é sempre a mesma - os outros testes não estão preparados para velocidades Fibra/ altas velocidades... E enquanto não houver uma legislação/fiscalização apertada e o fim dos períodos de fidelização continuaremos assim... É a dura realidade e enquanto as grandes empresas forem defendidas como são pelo poder político não há nada a fazer.

EDIT: É curioso reparar que no que toca aos uploads, o SpeedTest "detecta" mais velocidade do que o da meo ... :S

15. Clockmaker

Clockmaker Power Member

É a minha vez de dar novidades....

Depois da conversa com a pseudo-técnica da ZON na sexta-feira (que deu o problema por resolvido), passaram 3 dias sem que eu pudesse voltar a fazer testes da velocidade. Hoje estava a trabalhar com o meu portátil e detectei uma quebra de velocidade no wireless. Fiz um teste e deu-me 30 Mb (o normal são 65/70mb em wireless).
    Liguei imediatamente o PC de secretária, que tem ligação por cabo, e fiz os habituais testes no QOS e na ZON. Em ambos deu-me velocidades abaixo dos 70 Mb.

Telefonei para o Apoio Técnico e desta vez tive a sorte de apanhar um técnico a sério. O tipo foi directo ao assunto e pôs-me a fazer downloads. As oscilações nos downloads são tão brutais que ele não hesitou um segundo que fosse em agendar a vinda de uma equipa técnica a minha casa. Amanhã cá estarei para os receber. Marquei para depois das 18h para ter a certeza de que haverá oscilações.

Vamos lá ver o que sai daqui.

16. danielandrade

Também fiz os teste com download da "caixa magica" e também tive oscilações mas nunca apanhei um técnico que mandasse uma equipa técnica cá a casa.. Apenas veio a quando da troca do hub, fizeram uns testes ao sinal, trocaram umas "cabeças" de cabo..

Amanha faz o update da situação sff.

17. Clockmaker

Clockmaker Power Member

A equipa técnica chega dentro de 2h, mas entretanto vou fazer um pequeno update.

Ontem às 23h o Hub desligou-se sozinho. Cinco minutos depois voltou a cair.
    Hoje de manhã, mal liguei o pc, o Hub volta a desligar. Três minutos depois, nova queda.

Liguei para o Apoio Técnico, uma vez que o problema era diferente das oscilações que eu andei a reportar.

Para minha grande surpresa, e depois de uma verificação por parte da técnica que me atendeu, é-me dito que havia degradação da linha e que era isso que estava a motivar as quedas e as oscilações. Ou seja, a ZON viu finalmente que existe um problema na minha linha.

Há coisa de meia hora ligaram-me da ZON. Era uma gestora de conta/clientes a perguntar-me se podia ser minha gestora durante os próximos 45 dias.

Desta vez, as coisas estão a andar mais depressa do que eu esperaria, tendo em conta as experiências que tive com a ZON no passado recente.

Daqui a pouco dou notícias sobre a vinda da equipa técnica.

18. Clockmaker

Clockmaker Power Member

Update:

Veio cá o técnico. My God... Percebia menos disto do que eu. Limitou-se a trocar umas cabeças de cabo, a ler os dados do Hub e... mais nada. Ahh.. fez um teste de velocidade, que acusou 101 Mb, e ia ficar-se por aí. Eu próprio pus novamente a correr o speedtest da ZON e deu 71 Mb... uma prova de que as velocidades continuavam a oscilar.

Lá registou tudo a pedido e disse-me que da parte dele não havia mais nada a fazer. Que o problema só poderá ser resolvido pela própria ZON.

Agora vou esperar que me contactem novamente para ver o que se segue.

P.S. O tipo não sabia fazer ler as informações do Gestor de Tarefas (Funcionamento em rede) e ignorou por completo a questão de o meu Hub se ter desligado 4 vezes entre as 23h de ontem e as 9h de hoje...

19. danielandrade

Quando o técnico veio cá a casa disse que a ZON me contactava no prazo de 48 horas. Não o fizeram. Como já passaram 5 dias decidi ligar para lá.

Logo a abrir a "técnica" diz " o técnico da pcmedic recomendou a troca do equipamento" ,eu - "Mas você leu o relatório??", técnica - " Pode esperar uns momentos em linha?", musica. Fiquei pior que estragado -.-

Tamanha incompetência..

Quando volta diz-me que o relatório do técnico não diz que o problema é da zon.. consegui manter a calma e comecei a citar linhas do relatório
    "Classificação de incidência :Problema
    Tipo de problema: :Problema com navegação
    Tipo de problema com navegação :Problemas com velocidade de navegação
    Resolvido? :Não
    Porquê? :Problema ISP
    Classificação de problema ISP :Velocidade lenta
    Cliente tem contratados 120mbps ao ISP, no entanto raramente consegue 100mbps.

As velocidades variam entre 8mbps e 80mbps, mas maioritariamente abaixo dos 15mbps.

Foram efectuados testes em vários equipamentos e navegadores diferentes, tanto no speedtest.net como no speedtest da zon e QOS da sapo.

O router do cliente já foi trocado várias vezes por modelos diferentes por causa desta mesma situação.

Cliente afirma que chega mesmo a ter mais velocidade de upload do que download.

É provável existir um problema na linha."

Técnica:"Dê-me mais uns segundos", musica, "Estive a ver e foi detectado um constrangimento na sua área, o tempo para resolução do mesmo é de pelo menos 3 meses, mas fique descansado que vamos creditar 10€ por cada mês que está previsto para a resolução do problema".. Imaginem a minha cara!

Ora eu estou a 3 meses a reclamar que tenho velocidades lentas, tenho 3 relatórios da PcMedic a dizer que o problema é da ZON, o primeiro (27-03-2012) e eles dizem que vou ter de esperar mais 3 meses?!

Ora segundo as "condições gerais" da ZON:
    5.2 Após o conhecimento ou a deteção de avarias ou anomalias, a ZON TV CABO contactará o cliente no prazo de 24 (vinte e quatro) horas informando-o desse facto, e assegurará a reparação de avarias e a conservação e reparação das infraestruturas, materiais e Equipamentos de rede que seja proprietária ou que utilize na prestação dos Serviços no prazo de 4 (quatro) dias úteis após a deteção de avaria ou anomalia ou após comunicação do Cliente.

A "Técnica" adiantou ainda que o congestionamento foi detectado no dia 19, como já disse não recebi qualquer contacto nessas 24h(nem 96h após a descoberta..) e 3 meses está MUITO longe dos 4 dias úteis para a resolução da mesma. Penso que apenas por aqui já tenho direito a rescindir por justa causa. Mas espero que alguém com mais conhecimentos venha confirmar.

De qualquer das formas já pedi a minha ficha de cliente a zon ela disse que chegaria por correio no prazo de 5 dias úteis, afirmou também que esta não teria qualquer tipo de custos(espero bem não ter uma surpresa..mas acho que já li algures que tinha um custo associado).

De qualquer forma alguém aqui com experiência em resolução de contratos por justa causa?

Última edição: 23 de Junho de 2012
  20. neuro_acid

neuro_acid Power Member

eu nao acredito que voces continuam com fé que eles vao resolver o problema das oscilaçoes de velocidades podem mesmo esqueçer isso ja passei pelo mesmo...tive nesse filme 6 meses como ja tinha referido... voces acreditam que com voces vai ser difrente de todos os outros clientes que ja se queixaram devem pensar que sao especiais ou algo assim lool...pa o que tu podes fazer e esperar que acabe o contrato e mudar de isp nao ha nada a fazer...

*primeiro reportas a situaçao fazem-te uma carrada de speedtests..mandam fazer downloads nas paginas deles etc...
    *segundo mandam tecnicos a tua casa medir a velocidade da linha e trocar o equipamentos isto sucede-se pelo menos umas 2 ou 3 vezes depende quantas vezes te queixares do mesmo....
    * terceiro depois de ligares umas 5 vezes ele vao-te dar um gerente de conta que vai tratar da tua situaçao esse gerente de conta vai-te prometer mundos e fundos...vao-te ofereçer descontos na mensalidade ou mesmo mensalidades a borla durante 1 mes ou 2..
    *quarto vao verificar que depois de enviarem o tecnico a situaçao continua igual e vao chamar a pcmedic pa tentar por as culpas no teu equipamento (laptops,desktops) pcs....a pcmedic vai reportar que o problema e do provedor de internet e nao do teu equipamento...
    *quinto ligas de novo eles vao-te dar 2 dias pa rever a questao prometem ligar e nao vao ligar ,depois vao dizer que e um problema da tua zona e vao dizer qur vao demorar ums meses a tratar dessa situaçao..ao passar esses 2 meses vais receber uma msg no teu telemovel a dizer que anomalia da tua zona foi reparara o que vais verificar que nao é verdade...
    *quinto ligas de novo e vais de novo dizer que continua tudo igual eles vao ofereçer-te novamente um desconto na factura e vao dizer que nada podem fazer visto que a tua zona e uma zona problematica a nivel de sinais...

Resumindo vais andar nisto ums boms 5 ou 6 meses como eu andei e vais acabar por te fartar .....vais xegar a conclusao que o melhor mesmo e mudar de isp

Partilhar esta Página