Ospreços da Apple

augusto.ivo

Power Member
É hora de me revoltar. Então o Euro vale 1.49 us dollars e os preços ca sao iguais aos americanos (+-) .
Não percebo!!! Os produtos Apple sao produtos importados dos states, pela lógica seriam mais baratos cá devido ao câmbio. Eu sei que existem taxas alfandegarias, o nosso I.V.A. e o lucro dos fornecedores cá mas:
[SIZE=+1]1799.00 U.S. dollars = 1223.14387 Euros[/SIZE]



Para onde vão os 576 € da diferença ??? Se o dollar vale-se mais que o Euro os produtos tavam mais caros de certeza, mas é o contrário e não acontece nada...

Mas somos todos estúpidos ou que? não somos americanos !!!

Offtopic: sim considero o estereotipo Americano uma pessoa ESTÚPIDA.
 
Infelizmente não é só a Apple, há muitas coisas que são assim. Porquê? Não faço ideia.

Offtopic: sim considero o estereotipo Americano uma pessoa ESTÚPIDA.

Deixa-te disso porque para além de não contribuir em nada para a tua questão podem haver pessoas que não gostem do que disseste e que acabem por nem sequer contribuir para o topico.
 
Sim, realmente o shipping+handling+localization não preenche os 576 euros de diferença. É um pouco irritante, mas é assim, que queres... é lucro :P
 
Eu sei que existem taxas alfandegarias, o nosso I.V.A. e o lucro dos fornecedores cá mas:
[SIZE=+1]1799.00 U.S. dollars = 1223.14387 Euros[/SIZE]

Acho que de certa forma te respondeste...
Visto que cá o Macbook Air custa 1699€...ao acrescentares todas as taxas + lucros dos fornecedores, etc...o que se poderia baixa talvez não fosse muito mais.
 
por 370€ arranjas viagens do Porto para Nova Iorque, procuras lá um alojamento baratinho, visitas a cidade, e consegues, no meu caso, comprar um macbook pro a um preço mais sensato, com uma viagem para recordar.

A diferença num mbp 15'' 2.4GHz são uns meros 700€... (USA: 2500$ = 1700€; PT: 2400€)

Isto claro, se o teclado, por exemplo, não te incomodar muito. E excluindo questões alfandegárias e da garantia de dois anos.


nexp
 
Aos anos que a Apple ignora as diferencas cambiais entre euro e dolar. Enquanto a coisa andou parecida nao havia muito problema, mas a queda do dolar nos ultimos 2 anos frente ao euro e a libra tem destapado a careca.

Ja em 2004 e 2005 se fizeram peticoes devido aos precos praticados pela Apple na Europa.
 
Preço EUA= USD1799.00
Equivalente em euros: €1223
PVP em Portugal: €1699
Diferença= €476

Alfândega (14%) = €171.22 (e nem sequer estou a incluir o custo de transporte)
IVA (21%)= €292.78

Só isto representa €464 da diferença.
 
Preço EUA= USD1799.00
Equivalente em euros: €1223
PVP em Portugal: €1699
Diferença= €476

Alfândega (14%) = €171.22 (e nem sequer estou a incluir o custo de transporte)
IVA (21%)= €292.78

Só isto representa €464 da diferença.

Porquê 14% de alfândega?

Segundo a pauta aduaneira, computadores portáteis até 10kg, que têm o código pautal 8471 30 00, estão sujeitos a 0% de direitos aduaneiros e ao IVA normal, os 21%, por isso esses 14% não fazem sentido.
 
Preço EUA= USD1799.00
Equivalente em euros: €1223
PVP em Portugal: €1699
Diferença= €476

Alfândega (14%) = €171.22 (e nem sequer estou a incluir o custo de transporte)
IVA (21%)= €292.78

Só isto representa €464 da diferença.

E nos EUA nao ha impostos aduaneiros? :D

E antes quando nao existia esta diferenca marcada entre dolar e euro e os PVPs eram mais semelhantes?
 
Porquê 14% de alfândega?

Segundo a pauta aduaneira, computadores portáteis até 10kg, que têm o código pautal 8471 30 00, estão sujeitos a 0% de direitos aduaneiros e ao IVA normal, os 21%, por isso esses 14% não fazem sentido.
My bad, pensei que era a taxa aplicável ao material informático em geral, é que a pauta propriamente dita não consigo consultar.
 
E não esquecer que os 1799€ incluem os impostos americanos, bem como o lucro.
Não incluem o equivalente ao IVA, uma vez que este varia de estado para estado.

Acho eu, mas também não tenho a certeza. :)


A verdade é que esta discussão não faz muito sentido num fórum específico de um fabricante ou produto. Acontece o mesmo em tudo o que é electrónica de consumo...
 
Já que estamos a falar em impostos...
Indo eu aos EUA comprar um portátil a uma loja Apple (loja física) ele passam factura a uma empresa de Portugal? Morada portuguesa? Número contribuinte da empresa portuguesa? Ou seja, tudo o que seja necessário para meter esse portátil nas contas da empresa?

Eu acho que não, mas era só para confirmar...
 
Já que estamos a falar em impostos...
Indo eu aos EUA comprar um portátil a uma loja Apple (loja física) ele passam factura a uma empresa de Portugal? Morada portuguesa? Número contribuinte da empresa portuguesa? Ou seja, tudo o que seja necessário para meter esse portátil nas contas da empresa?

Eu acho que não, mas era só para confirmar...

Em Barcelona digo-te de caras que sim. States nao sei.
 
Já que estamos a falar em impostos...
Indo eu aos EUA comprar um portátil a uma loja Apple (loja física) ele passam factura a uma empresa de Portugal? Morada portuguesa? Número contribuinte da empresa portuguesa? Ou seja, tudo o que seja necessário para meter esse portátil nas contas da empresa?

Eu acho que não, mas era só para confirmar...

Não vejo razão nenhuma para não passarem. Aliás, se assim não fosse as empresas ficavam limitadas a comprar material em Portugal.

dou o meu exemplo, costumo viajar bastante e fico sempre em hotéis. Quer em países dentro, como fora da comunidade europeia, peço sempre as facturas dos hotéis em nome da empresa (em Portugal), nunca houve qualquer problema. Até porque se não passassem era complicado para mim, a empresa não me reembolsava essas despesas.

Só não sei como será em relação ao IVA. Se pagas o IVA (VAT) referente ao estado onde comprares ou se ficas isento por ser uma empresa de outro país. Ao entrar em Portugal deverás declarar a comprar do portátil no estrangeiro e pagar os 21% de IVA, o que nesse caso como é empresa vais recuperar, ou seja, penso que vale bastante a pena trazer.
 
Última edição:
Não vejo razão nenhuma para não passarem. Aliás, se assim não fosse as empresas ficavam limitadas a comprar material em Portugal.

dou o meu exemplo, costumo viajar bastante e fico sempre em hotéis. Quer em países dentro, como fora da comunidade europeia, peço sempre as facturas dos hotéis em nome da empresa (em Portugal), nunca houve qualquer problema.

Só não sei como será em relação ao IVA. Se pagas o IVA (VAT) referente ao estado onde comprares ou se ficas isento por ser uma empresa de outro país. Ao entrar em Portugal deverás declarar a comprar do portátil no estrangeiro e pagar os 21% de IVA, o que nesse caso como é empresa vais recuperar, ou seja, penso que vale bastante a pena trazer.

Eu sei que dentro da UE dá para fazer isso. Várias vezes se comprar material a Espanha que vem de lá sem IVA e depois cá é que é declarado e mais tarde recuperado por ser empresa.
Agora fora da UE não sabia.
Mas se assim é como seria no caso do MacBook Pro de $1999?
Trazia a factura de lá em nome da empresa de cá e depois como era do IVA? É que estes $1999 já têm o IVA dos EUA. Aos os declarar cá estaria a pagar novamente o IVA, agora o de Portugal!
Para isto resultar teria de vir dos EUA sem o IVA de lá ou então já não declaro nada cá em Portugal e vou receber o valor desse IVA dos EUA.

Certo?
 
Eu sei que dentro da UE dá para fazer isso. Várias vezes se comprar material a Espanha que vem de lá sem IVA e depois cá é que é declarado e mais tarde recuperado por ser empresa.
Agora fora da UE não sabia.
Mas se assim é como seria no caso do MacBook Pro de $1999?
Trazia a factura de lá em nome da empresa de cá e depois como era do IVA? É que estes $1999 já têm o IVA dos EUA. Aos os declarar cá estaria a pagar novamente o IVA, agora o de Portugal!
Para isto resultar teria de vir dos EUA sem o IVA de lá ou então já não declaro nada cá em Portugal e vou receber o valor desse IVA dos EUA.

Certo?

Acho que a forma correcta seria eles não cobrarem nenhum IVA, visto que estava a ser vendido a uma empresa estrangeira. Depois pagarias os 21% do IVA em Portugal para não cometeres nenhuma infracção, IVA esse que irias recuperar mais tarde. Agora como a compra vai ser feita numa loja física não sei se é assim tão linear, senão toda a gente que fizesse as compras pedia factura para uma empresa ficticia noutro país e livrava-se do VAT. Quando o material é enviado por correio é assim, assumem que o destino final é a morada para onde é enviado, mesmo dentro dos EUA se compras forem enviadas para outro estado penso que não há lugar ao pagamento de IVA.

É 100% certo que nunca vais receber IVA que pagaste nos EUA. Penso que entre os países da comunidade europeia pode acontecer serem feitos acertos de IVA, mas nunca com os EUA.
 
Última edição:
Acho que a forma correcta seria eles não cobrarem nenhum IVA, visto que estava a ser vendido a uma empresa estrangeira. Agora como a compra vai ser feita numa loja física não sei se é assim tão linear, senão toda a gente que fizesse as comprar pedia factura para uma empresa ficticia noutro país e livrava-se do VAT. Depois pagarias os 21% do IVA em Portugal para não cometeres nenhuma infracção, IVA esse que irias recuperar mais tarde.

É 100% certo que nunca vais receber IVA que pagaste nos EUA. Penso que entre os países da comunidade europeia pode acontecer serem feitos acertos de IVA, mas nunca com os EUA.

Pois, é esse o problema. Eles na loja física não me vão vender o portátil sem o IVA dos EUA (nem mesmo comprando pela loja online) e depois cá em Portugal penso que não posso receber a % do IVA existente nos EUA.

Mas vou falar sobre isso com a contabilidade a ver se é possível alguma coisa do género.

Assim poupava bastante dinheiro só com a diferença do euro-dollar e depois ainda mais com o IVA. Já agora, sabes qual é a taxa em vigor nos EUA sobre os portáteis?
 
Back
Topo