OSX 10.5.3 (build 9D25 to Developer Community)

Não culpes o Cisco e nem provavelmente o Mac. Aponta a espingarda ao centro de informática da tua universidade. :D

No início lembro-me de ter tido alguns problemas com autenticação 802.1X mas foi porque estava habituado ao Tiger. O Leopardo tem umas manias. Da forma como tenho isto configurado a autenticação nunca falha, nem mesmo em Hotspots da PT-WIFI.

Desculpa lá a critica, mas tenho de a fazer. Para ti a Apple nunca tem culpa de nada, impressionante, é uma empresa completamente "flawless". :eek::eek:
 
Serei o único a não ter problema algum ?

No técnico com eduroam consigo ligar-me sem problemas é só ligar o portátil e quase no mesmo momento tenho internet.

Além disso em casa ligo-me exclusivamente por wireless e 0 problemas.

Mas venha lá o 10.5.3.
 
Vamos assumir que o Leopard não funcionava com o antigo firmware (acho estranho pois caso em caso tenho um router semelhante, mas pode depender da configuração). Isso quer dizer que a culpa não é do OSX?
Se o Tiger funcionava, e o Leopard não, parece-me que não podemos culpar o router/rede por isso. Mesmo que com outra configuração de rede o Leopard funcionasse, isso não significa que o problema esteja na rede. Por exemplo, no caso da eduroam, é obvio que dessem acesso livre à rede (sem WEPs, WPAs, etc.) o Leopard ia funcionar, mas isso não significa que não tenha de funcionar com outra configuração.

Lá por ser o mesmo router não quer dizer que tenham comportamentos iguais. Depende bastante do firmware instalado.

Mesmo que funcione num determinado SO não quer dizer que as coisas estejam bem. Por exemplo, no meu caso, o Leopard tinha problemas com o Asus com tinha um determinado firmware e deixou de ter quando instalei outro. Como vez, não é evidente que a culpa seja do OS. Há mais factores em jogo.

No caso da eduroam, muita das vezes os problemas estão relacionados com os certificados ou problemas de autenticação com o RADIUS server.

De qualquer forma, penso que a Apple está atenta ao problema e tudo fará para que no 10.5.3 estes problemas sejam minorados. Há sempre forma de contornar os problemas, mesmo quando os problemas estão no outro lado.
 
Última edição:
É tiste, mas é verdade. O 10.5.2 foi mais barrete do que um sucesso. A minha experiência com a instalação não podia ter sido pior :x
Bom, mas vamos aguardar entao o 10.5.3. Entretanto, queria que soubessem que o meu airport, depois de um update voltou a funcionar bem com a rede eduroam, nao sendo preciso entao usar a .app do tiger para ligar à VPN e-UM. Para quem quiser a app, eu já tinha disponibilizado online para um user aqui do forum há uns tempos atrás: http://www.box.net/shared/kg4lqdvwgo

Cumps.
 
Serei o único a não ter problema algum ?

No técnico com eduroam consigo ligar-me sem problemas é só ligar o portátil e quase no mesmo momento tenho internet.

Além disso em casa ligo-me exclusivamente por wireless e 0 problemas.

Mas venha lá o 10.5.3.
Idem. Ou tenho muita sorte, ou os outros têm muito azar.
Eu apenas uso o meu Mac com wireless (bem, por vezes na Biblioteca uso eth porque a qualidade do sinal lá é degradante), e nunca tive qualquer problema, seja lá, seja em casa.

Lembro-me agora, tenho tido uns problemas com um processo (mdworker) que, pelos vistos, indexa material para o Spotlight e/ou para o Time Machine (ainda não consegui perceber). Espero que o 10.5.3 venha resolver esse problema, pois ter o CPU a 100% durante 1, 2, 3h é um bocado, va lá... chato. Mas isto não é caso para aqui.
 
Idem. Ou tenho muita sorte, ou os outros têm muito azar.
Eu apenas uso o meu Mac com wireless (bem, por vezes na Biblioteca uso eth porque a qualidade do sinal lá é degradante), e nunca tive qualquer problema, seja lá, seja em casa.

Deve ser sorte e parece que há pelo menos 3 sortudos por aqui. Se calhar é melhor jogar no euromilhões.

Lembro-me agora, tenho tido uns problemas com um processo (mdworker) que, pelos vistos, indexa material para o Spotlight e/ou para o Time Machine (ainda não consegui perceber). Espero que o 10.5.3 venha resolver esse problema, pois ter o CPU a 100% durante 1, 2, 3h é um bocado, va lá... chato. Mas isto não é caso para aqui.

Ainda existem alguns bugs com o spotlight e a timemachine. Já tive que fazer um reset ao primeiro, e o segundo, por enquanto, não meu problemas. Na verdade não sei se deu ou não, pois um dia destes desapareceram-me os emails que estavam guardados em "folders" locais. Não sei se foi bug do Mail.app, de longe uma das aplicações com mais bugs no OS X (bom, talvez tirando os "leaks" de memória do quicktime), ou do Timemachine. Mas verdade seja dita que os recuperei usando a Timemachine. Foi a primeira vez. :D

Há problemas com os Macs bem mais chatos. Os primeiros Macbooks (Pro) sairam com CPUs da Intel que tinha alguns bugs sérios. No Leopard ainda não conseguiram "tapar" as anomalias relacionadas com os bugs do CPU e voltei e meia lá aparece um deadlock no famoso com.apple.driver.AppleIntelCPUPowerManagement que nos dá direito à janelinha do crash em OSX.
 
Eu queixo-me do Airport, mas na verdade só me incomoda quando vou para a universidade ... Cá em casa também uso, e 5 estrelas, mas isso é porque o técnico (:o) sabe implementar bem as redes wireless :D
 
Eu acho de facto acho estranho o que leio sobre os erros, comigo foi o oposto.
Quando recebi a minha máquina vinha com o tiger 10.4.9 e era erro atrás de erro.
Com o leopard não tenho muitas razões de queixa, até o wireless funciona bem com a eduroam.

Únicos problemas até agora: um kernel panic quando dividia o disco ao meio; o quicktime tem tendência a crashar quando vejo uns 5 episódios seguidos de uma série.
 
Boas,

Na minha universidade raramente me conseguia ligar à eduroam. A partir do momento que instalei o Internet Connect nunca mais tive problemas. Aparentemente isto não se passa em todas as universidades, mas penso que pelo facto de que com o Internet Connect não ter tido até à data problemas e/ou quedas de ligação, isso implique, não necessariamente um bug do leopard na autenticação 802.1X, mas uma qualquer configuração no Leopard que reduz a compatibilidade com as várias implementações da eduroam. Assim de cabeça ocorre-me que, talvez motivado por questões de segurança, uma configuração e/ou permissão tenha sido tornada mais restrita, diminuindo a compatibilidade com implementações mais liberais.

Cumprimentos,
 
Back
Topo