Otimização de código

fivemen

Suspenso
Comecei recentemente a desenvolver a minha app em C#, e com XAML no visual studio 2015 (aprendi tudo à base de tutoriais na internet) e uma das "dificuldades" que tenho tido é como otimizar o meu código. Tenho imenso código repetido na minha aplicação, e sei que é possível escrever o código apenas uma única vez e utilizá-lo sempre que preciso, mas não é isso que acontece na minha app, tenho imenso código repetido.

Como é que posso fazer?
Onde posso ver uns tutoriais para melhorar esta parte do meu código?
 
Depende como tiveres o código.

Se estiveres a programar orientado a objectos, duas instâncias de objectos diferentes podem não ter acesso aos mesmos métodos
 
Sim estou a usar POO

Depende do tipo de optimização que procuras, se é no código e se tens muito código repetido de facto podes utilizar funções para reduzir o código e deixar tudo mais organizado, mas em termos de velocidade de execução a chamada da função leva mais tempo do que executar as instruções directamente...
 
Depende do tipo de optimização que procuras, se é no código e se tens muito código repetido de facto podes utilizar funções para reduzir o código e deixar tudo mais organizado, mas em termos de velocidade de execução a chamada da função leva mais tempo do que executar as instruções directamente...

Quando eu me refiro a otimização é no sentido de eliminar o código repetido, pois tal como referi anteriormente tenho imenso código repetido, e sei que é possível escrever o código uma única vez e depois utilizá-lo sempre que for preciso
 
https://stackoverflow.com/questions/312187/what-is-n-tier-architecture

Também podes fazer um projecto que é só uma dll que podes chamar core.dll onde a única coisa que tem é lógica, ou seja, as funções que usas muitas vezes repetidas. Depois é importar a dll que criaste para o teu projecto e podes fazer uma chamada a essas funções sempre que precisares.

Um código limpinho é muito importante. Imagina o cenário que dás conta que o código que tens repetido está errado ou queres melhorar um pouco. Vais ter que alterar em muitos lados e não garantes que mudes em todo o lado. Com isso organizado só alteras num sítio.
 
Um código limpinho é muito importante. Imagina o cenário que dás conta que o código que tens repetido está errado ou queres melhorar um pouco. Vais ter que alterar em muitos lados e não garantes que mudes em todo o lado. Com isso organizado só alteras num sítio.

Isto!

Esse é o meu problema. Sempre que quero alterar qualquer coisa, tenho de a alterar várias vezes, onde tenho o código repetido.

E já agora, em termos de desempenho, o facto de ter código repetido afeta o desempenho da aplicação?
 
Pah, em termos de desempenho não penses muito nisso... és capaz de ficar com um projeto maior em termos de tamanho mas nada de mais. Mas vai-se refletir no teu desempenho na fase de manutenção :D
 
Isto!

Esse é o meu problema. Sempre que quero alterar qualquer coisa, tenho de a alterar várias vezes, onde tenho o código repetido.

E já agora, em termos de desempenho, o facto de ter código repetido afeta o desempenho da aplicação?

Acho que a solução ideal é mesmo criares funções para esse código que tens repetido, fica mais limpinho e claro como já referiram se pretenderes efectuar alterações fica menos trabalhoso.
Em termos de desempenho esse código repetido vai aumentar o tamanho do teu projeto, mas em termos de rapidez de execução, é mais rápido executar directamente o código do que a chamada da função, quanto à diferença de tempos não deve ser nada de extraordinário, é uma questão de cronometrares as duas hipóteses...
 
Back
Topo