Dúvida Otimizar Desktop Antigo

Calimero_123

Power Member
Boas! Tenho um desktop antigo de um familiar para formatar no entanto tenho algumas dúvidas que podem influenciar o seu desempenho:

Specs:
Pentium D950 3.4 GHz
Nvidia GeForce 210 512 MB
500 GB HDD 7200 RPM
3 GB DDR2
Board Asus P5K2 se não me engano

Já limpei o interior do pc e coloquei pasta térmica decente (Com 12 anos nunca tinha sido limp, estava cheio de pó e a pasta térmica estava sequíssima e nem com álcool saiu á primeira, foi uma guerra :S)

Agora já está tudo OK mas tenho algumas duvidas:

Vou por o Windows 10 de 32 ou 64 GB?
Há alguns tweaks que possa fazer para melhorar o desempenho?
Podem dar-me valores de referencia para fazer OC ao CPU? (Tem o cooler de origem da Intel)

PS: Está fora de questão gastar dinheiro naquilo, é simplesmente otimizar o que há e como também é só para navegação na web e office não é preciso nada de especial.
 
windows 64bits é desnecessario, mas se vais apenas usar para web e office, porque nao testas o mint ou mesmo o ubunto por uns dias?
assim nao tens de andar a afinar coisas, preocupar com AV, ou com updates.
 
Windows 10 nesse PC vai arrastar-se, ainda por cima com um disco mecânico antigo. Se tiver de ser usa-o, mas podias experimentar linux, lubuntu é dos mais leves. Para web e office chega e sobra.
 
Eu até usava linux se fosse para mim, o problema é que é para familiares pouco adeptos da tecnologia.
Pelo que vi aqui num post do Zwame é sempre vantajoso por windows 64 bits caso tenha mais de 2 GB de RAM e caso o CPU suporte.
Daqui a nada vou formatá-lo e ver como fica.
Já fiz overclock ao Pentium de 3.4 para 3.75 (Está literalmente a arder mas penso que seja normal num Pentium.... 68º em Idle)
A board está a 30º por isso ainda devo fazer OC á GPU quando formatar o PC.
Quanto ao Windows conhecem alguns Tweaks que possa fazer?
 
Windows 7 32 bits, Office 2007, Microsoft Security Essentials e nada de OC, java, Adobes, Winrar e está a andar, é assim que eu faço.

Cumps.
 
Windows 7 32 bits, Office 2007, Microsoft Security Essentials e nada de OC, java, Adobes, Winrar e está a andar, é assim que eu faço.

Cumps.

Mas o Windows 10 não é mais leve? Tenho aqui o 7 starter, se for necessário posso pô-lo.

Vi este tópico e fiquei com a ideia que se o CPU suporta 64 bits o ideal é instalar uma versão de 64 bits : https://forum.zwame.pt/threads/32-bit-vs-64-bit-e-os-4gb-de-memoria.453476/

Ainda vou ter de atualizar a bios disto (n~só sei fazer pelo windows) porque esta ainda tem a versão 303 quando já vai na 1001 lançada em 2007... :)

EDIT: Vou optar por instalar o 7 starter com office 2016 (Ainda cupre os requisitos minimos com uma boa margem) atualizo os drivers, bios faço OC e instalo o chorme :)

Se tiverem mais dicas agradeço :)
 
Última edição:
Boas. A temperatura do processador e board é elevada, lembra te que estás no inverno e está mais frio, com 40 graus no verão o cpu vai aquecer muito.
 
Mas o Windows 10 não é mais leve? Tenho aqui o 7 starter, se for necessário posso pô-lo.

Vi este tópico e fiquei com a ideia que se o CPU suporta 64 bits o ideal é instalar uma versão de 64 bits : https://forum.zwame.pt/threads/32-bit-vs-64-bit-e-os-4gb-de-memoria.453476/

Ainda vou ter de atualizar a bios disto (n~só sei fazer pelo windows) porque esta ainda tem a versão 303 quando já vai na 1001 lançada em 2007... :)

EDIT: Vou optar por instalar o 7 starter com office 2016 (Ainda cupre os requisitos minimos com uma boa margem) atualizo os drivers, bios faço OC e instalo o chorme :)

Se tiverem mais dicas agradeço :)

Não instales o chrome, é o mais pesado, e ainda por cima estás apenas com 3GB de ram. Há alguns browsers pensados nesse tipo de PC's, mas se quiseres ir pelos mais "comuns", escolhe firefox ou opera.
 
Não instales o chrome, é o mais pesado, e ainda por cima estás apenas com 3GB de ram. Há alguns browsers pensados nesse tipo de PC's, mas se quiseres ir pelos mais "comuns", escolhe firefox ou opera.
Vou optar pelo FF então...
Para azar dos meus azares o HDD vai morrer nas minhas mãos..... O Windows não instalar no disco porque diz que vai falhar em breve....
Vou tentar fazer uma formatação de baixo nível pelo HirensBoot a ver como corre
 
Última edição:
Back
Topo