1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ou foi a board ou a RAM... :/

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Crusher, 28 de Setembro de 2002. (Respostas: 3; Visualizações: 713)

1. Crusher

Crusher Power Member

Pedia aqui uma ajudinha pessoal... :(

Tudo começou na quinta feira quando fui desmontar o sistema de watercooling para fazer uns apertos no waterblock e tal, em que também iria fazer aquele truquezinho de ligar a terra com um fio...

Antes de ligar esse fio fui logo ver se ganhava alguma coisa depois de dar um melhor jeito para o waterblock...

Quando fui ligar o sistema e para o meu espanto não arrancava! Fui olhar para os leds de diagnosticos da EPoX e indicava FF.

Fui ver o manual para ver o que queria dizer o código e tinha as hipoteses:

Erro na BIOS ou flash incorrecto=>este não podiam ser já que não tinha mexido em nada disso.

Faltava outras 2 hipóteses... placa PCI mal inserida ou motherboard danificada.
    Neste caso tirei todas as placas PCI (disco também) e até a gráfica mas continuava em FF!

Conclusão... pensei ter estragado a 8KHA+!!! :'(

Pensei um pouco e decidi telefonar ao Poiuy para ver se me podia arranjar ao menos uma 8K3A por um bom preço.
    Como a Unreal já não vende EPoX directamente tive de esperar até sexta feira para saber a disponibilidade do fornecedor.

Telefonei sexta feira e ele disse-me que podia demorar até 3 semanas!

E eu... pá isso é muito tempo... talvez tente noutra loja.

Mas antes de encomendar a 8K3A, deu-me vontade de ir outra vez em volta do sistema a ver se podia fazer algo...:rolleyes:

Ligava, desligava, tentei com outros PSUs, fazia clear CMOS por várias vezes... nada...e nos LEDS aparecia sempre o maldito FF.

Sem mais nem menos deixou de ter o FF como mensagem no led, até parar em 7F e no manual dizia:

"bla-bla-bla... se ocorrer erros e esperar pelas teclas... senão carregar em F1 para continuar..."

Tentei o F1 e não aparecia nada no ecrâ...

Passado algum tempo depois de parar sempre no mesmo código, acabou por parar em mais 3 diferentes e eu já não parava de dizer palavrões para a mortherboard...lol

Pensei que estivesse marada...

Experimentei tirar a gráfica desta vez e aparecia o código 2D, que queria dizer que a placa gráfica não estava inserida... bom, aqui ao menos detectava!

Fiz ao mesmo as memórias... e lá aparecia o C1... correcto!

Passado algum tempo e até agora têm sempre aparecido o C1, mesmo com as memórias inseridas... já limpei os conectores tanto na board como nos módulos, já testei em todos os slots, com todas as combinações e individualmente e nada!

E pensei... será que as memórias se definharam?

É que antes dito tudo já estava a estranhar alguns comportamentos estranhos no sistema... o Windows tinha uns freezes estranhos de vês enquando e por exemplom tinha de carregar no reset umas 5 vezes já que parava sempre no POST.

Quando no principio pensei que fosse da board por apresentar o FF, agora isto virou tudo ao revés e agora penso que será das memórias.

Infelizmente não tenho ninguém por cá perto que me possa testar as memórias... têm todos sistemas SDR.

A Ram é 2x128Mb Samsung PC2100 e infelizmente já acabou o tempo de garantia... mas foi mesmo há pouco tempo... uns 15 dias.

Tinha a RAM a operar a 2,8 e por vezes a 2,9v e não tinha mais nada, isto com uma velocidade de 171MHz e mais recentemente 173MHz.

Li há tempos neste forúm que já tinha acontecido com algumas Crucial PC2100 e isto passado algum tempo começavam a falir...

Sinceramente não sei o que pensam mas eu estou mesmo inclinado para a RAM... mas também não sei se será da motherboard que esteja marada o que me CUSTA a acreditar.

PS- Não foi nada do sistema de wc ou coisa parecida... eu tenho isto bem selado e até botei um pouco de silicone para que não houvesse qualquer fuga.

Sorry pelo longo post mas para além de isto ter-me dado voltas a cabeça escrevi assim como informativo também... :(

2. AMDXISPALHEIRO

AMDXISPALHEIRO Power Member

experimenta ligar o sistema fora da caixa e ve la se nao esta nada a encostar onde nao deve.duvido que a ram tenha madado e pra mais 2 ao mesmo tempo e pouco provavel

3. Marsupillami

Marsupillami Power Member

Ya, 2 ao mesmo tempo....ja experimentaste carregar no INSERT qdo ta a ligar? Axo que era este o truque para os FF´s! (Isto se ja n experimentaste, né)!

4. Crusher

Crusher Power Member

Sim já tentei o Insert e também tenho tudo isolado.

Pois também por serem dois módulos era coincidência a mais... mas acho que nunca é de mais tentar.

Bom vamos lá ver o que será realmente. :'(

Partilhar esta Página