Problema Output para Monitor + Hub USB

XRS

Power Member
Boas pessoal,

Estou com um problema que me irrita profundamente (vá, dois) e estava a tentar resolver isto, mas não encontro uma solução, por isso questiono se algum de vocês saiba o que se passa.

Para ser o mais preciso possível, o meu hardware é o seguinte:
- Board Aorus Gaming 5
- Gráfica Aorus Gaming 1060 6GB
- Monitor Dell U2518D
- TV Samsung KS7500


O meu problema baseia-se com o output do PC diretamente para o monitor quando o ligo. Como a gráfica tem 1 HDMI e 3 DP, a minha ligação é a seguinte:
- PC ligado à TV através de HDMI;
- PC ligado ao monitor através mDP (cabo DP -> mDP)

Ora pois quando ligo o PC, reparo que ele automaticamente assume a TV (HDMI) como default (POST, UEFI) e só quando chego ao windows é que a imagem passa para o Monitor. Se tiver a TV ligada, ela muda automaticamente o source para o PC. Se não tiver não acontece nada.

Após algumas pesquisas, verifiquei que podia ser problema do CSM. Então lá fui ver o CSM na UEFI e desativei. Ao desativar, o problema acima desapareceu totalmente, sendo que todo o processo de arranque até chegar ao Windows acontecia no monitor (e já consigo aceder à UEFI no monitor em vez de ter que ser na TV).
O real problema vem agora: Se ligar o monitor uns segundos depois do computador, já não tenho output no monitor (aparece a mensagem a dizer que não tem sinal - como se não tivesse nada ligado).

Isto obriga-me literalmente a desligar o PC à força e voltar a ligar. Se ligar o monitor antes do PC ou ligar imediatamente a seguir este problema não acontece.

O que pode ser? Como resolvo isto?
Tenho o firmware da board, gráfica e monitor atualizados.
Tenho as drivers todas atualizadas e respetivas aplicações instaladas (não fosse o diabo tecê-las).
(Já alterei o input no monitor em Auto e mDP)

Outro problema que me anda a chatear (mas não tanto) é não conseguir utilizar o HUB USB do monitor para alguns periféricos. Se ligar discos ou PEN's não tenho problema nenhum, no entanto se ligar uns headsets, em algumas situações (não é sempre, o que é mais estranho), está constantemente a perder e restabelecer ligação (como se eu estivesse a ligar/desligar constantemente os headsets). Os headsets estão bons porque se os ligar a uma porta do PC não tenho estes problemas.

Alguma sugestão?

Obrigado desde já!
 
Back
Topo