outra vez a água.....help needed

steelballzz

Folding Member
boas
depois de muita tinta ter corrido noutro forum quando comprei WC para arrefecer o caa2c....vendi o animal...chuif.....e comprei uma cena com core de 90nm...3700 SD
já me tinha convencido a mim próprio k não se passava nada com o meu sistema...
montei e desmontei o dito caa2c várias vezes....ceramique,silver.....fan a apontar ao bloco....temp da água a 28ºc....tubos frios....
foi-me dito k devia ter uma leitura errada dos sensores......mandei uma pm ao ANGRY GAMES da dfi street a perguntar quantas boards com sensores marados é k ele ja tinha visto...nenhuma...foi a resposta...vinda de um gajo k trata dos rmas da costa leste dos eua na bay area em SF....e k é empregado da dfi....
ainda hoje me falaram do fluxo da bomba k não seria suficiente para este sistema...einheim 300l/h
aconteceu com o caa2c as fans do rad pararem....68ºc full load ....o bloco é um aquacomputer xt 64 e o rad é um nexxos 360
tudo isto estaria superado quando mudasse de cpu......pensei eu
com o caa2c a 1,54v tinha 58ºc full load com temp ambiente de 25/26ºc
com o 3700SD tenho 53/55ºc a 1,54v

hoje quando fui acrescentar água ao deposito notei que a tampa nao keria sair e k tinha cenas azuis incrustadas......meti MAIS ac fluid....
o k será k se passa aki.....
já li uma review onde estes blocos por vezes traziam restos do acrilico dentro do bloco e k entupiam os minifuros k ele tem....
para abrir um bloco não é preciso uma chave dinamómetro?
epa deem lá uma ajuda k eu já não sei k faça mais
o antigo dono deste cpu tinha temps de 42ºc em full a 1,6v..........a ar......


obrigado

cumps
 
steelballzz disse:
o antigo dono deste cpu tinha temps de 42ºc em full a 1,6v..........a ar......
eh pah, só tenho uma coisa a dizer "o tanas!" -_-

eu tenho isto a água (320mm de radiador, 2*160), só lhe estou a dar 1,475v (2800mhz) e ele faz-me 44º em full load!
 
Madril disse:
Sugestão se tivesses € seria um Swiftech Storm ...
pois....

quando comprei isto seria o melhor bloco k havia á venda na loja na altura....não havia ainda storm....
e um WC destes tinha a obrigação de suportar um SD a 1,54v.....ou não.....antes do storm já havia WC...e funcava bem...com blocos nexxos xp de 35 euros.....fdx o meu custou 78....
para meter um storm tenho k mudar tudo....menos o rad

:cwm3:

cumps
 
Dinamometro? bah abre e fecha isso a la pata :D

O dinamometro serve apenas para ekilibrar o "peso" de aperto dos parafusos, coisa que tu +/- à mão consegues fazer se os apertares todos c\ a mesma força.

Abre isso, sopra, limpa e monta! não tenhas medo.
Supostamente tens aí um bom bloco e essas temps não são normais, ou realmente tens isso entupido, ou então talvez seja mesmo a bomba.

EDI: k Rad tens?
 
Última edição:
sl4ck disse:
ou então talvez seja mesmo a bomba.

achas...
será k mesmo tendo repuxo no deposito....a água nunca está quieta.....o fluxo será pouco...
btw...a bomba a 1250.....1200l/h não ira ser um esforço muito grande para o acrilico do bloco
e k pelo menos aproveitava o deposito

cumps
 
O Storm é muito bonito em teoria (vou ser comido vivo:() mas se leram as reviews -sim eu sei que quem o fez é o mago dos blocos e vendeu os direitos à swiftech- mas uma das camadas do bloco (se assim se pode chamar tem uns furos muito pequenos o que com o tempo tenho sérias duvidas que não possa dar algum problema. Mas são apenas duvidas.

Quanto ao teu problema amigo steel pode acontecer que o radiador tenha trazido impuresas e que possam ter entupido o bloco mas não é muito provavel.
Ao ler o teu post pensei: 1) O bloco está mal montado. Não está a fazer contacto perfeito com o cpu. 2) Colocas-te muita massa térmica que em vez de ajudar prejudica. 3) A bomba não funciona bem. Está parada ou o fluxo é muito pequeno (as avarias não são frequentes mas podem acontecer.

Faz um pequeno teste. Mergulha o tubo antes da bomba em agua destilada e a agua que devia entrar na bomba metea entrar para a bacia que está a servir para a bomba. Ou seja abres o sistema mas um dos tubos que é o que entra para a bomba está mergulhado em agua destilada e tens o tubo no fim visivel para veres o fluxo. Fazes o shunt na fonte para isso estar a funcar e pronto.

Primeiro vê se o radiador está frio. Se ele está frio não podes ter essas temperaturas.

Ultima coisa. Não tens uma aquastream e por acaso tens o jumper metido que faz que a bomba pare de x em x tempo. Penso que são de 2 em 2 segundos mas não tenho a certeza.
 
grandenaboverde disse:
eh pah, só tenho uma coisa a dizer "o tanas!" -_-

eu tenho isto a água (320mm de radiador, 2*160), só lhe estou a dar 1,475v (2800mhz) e ele faz-me 44º em full load!


Numa dfi o novo cpu do steelballz andava a 40 41º load (boinc) de tt big typhoon + papst, 2950mhz 1.6v caixa aberta sem nenhuma ventoinha nela.

No anterior dono de tt big typhon+stock fan, 2950 1.6v (1.5x overvoltage) e numa asus premium andava nos 45º mas tb era numa caixa cheia de discos.

Por alguma razao deixei o h2o
 
steelballzz disse:
ouch......k bloco tens?

O aperto dos parafusos no bloco deve ser feito em X. Meia volta de cada vez para ele não ficar inclinado. Eu desde sempre que acho que a peça fundamental no WC é a capacidade do radiador.

Qd tiver paciencia para meter um disco com o XP no meu AMD logo digo a temperatura que tenho em full a 2700Mhz. Quero acreditar que não tenho 40ºC;)
 
Metro disse:
O aperto dos parafusos no bloco deve ser feito em X.

este so tem 2....
quanto ao rad.....frio....com 3 fans a bombar no maximo....68cfm cada
tá tudo frio
parece k o calor do cpu não é transferido para o bloco

tou mesmo a anhar...acho k nao tenho nada mal montado nem a pasta mal aplicada....ja desmontei isto vezes suficientes

grumpf.....mais a água
cumps
 
steelballzz disse:
ouch......k bloco tens?
tenho um KTC PQ Plus e nem é "grande coisa" porque nem contacta por completo com o HIS.

japhex, por acaso já li não sei onde que o big typhoon "confunde" o sensor por enviar ar directamente para cima do HIS, mas é um grande cooler e assim, com uma fan poderosa, já acredito nessa temperatura.

eu só tenho água por um motivo, silêncio. tenho 4 fans a fazer uma média de 12dB. :P
 
Boas, como já te disse uma vez, porque nao levas o bloco á loja para que possa ver se existe algo com o bloco? um dia qeu lá passes leva o bloco sff. Tens alguma sonda de água enfiada?

Dou-te o exemplo. Tenho o mora2 com cpu 3000+ a default, nforce4 e 6600GT e tinha pelo
prog da abit, o guru a dizer qeu tinha 55 no cpu. Sabes quanto a água está? 35 graus. Com
um sensor analogico no bloco do cpu , mm colado ao cpu tenho 37/38 graus e isto tudo em full.

De 55 graus para 38 vai uma grande diferença
 
jfbbms disse:
Boas, como já te disse uma vez, porque nao levas o bloco á loja para que possa ver se existe algo com o bloco?
ya man
eu sei
não é nenhum ataque...sabes bem k não....
desmontar isto e mais fácil de dizer k fazer...esta makina nunca para
sempre julguei k fosse do caa2c akecer como o ca*%&#$o....chuif....vendi o animal e esta tudo na mesma

se calhar meto o stock cooler nisto....agora ja tenho um....e comparo temps

thnxs anyway
 
verifica se o bloco está excessivamente quente.

se estiver - o calor não está a ser transferido para a água correctamente, a bomba não será suficiente. mas quase descarto esta hipotese pq disseste q a água está a 28º, logo a água está a circular.

se estiver +/- à temp ambiente - o bloco não está a fazer contacto correcto com o cpu, o que é o mais provável, pois acho essa temp na água baixa demais para um cpu a essa temp.

-> como penso que terás uma certa experiencia a montar cpus e blocos, vou descartar a possibilidade de teres espalhado mal a pasta termica ou montado mal o bloco (tens a certeza k apertas isso bem?)

assim sendo so restam 2 variáveis: o bloco e o sensor.

1. experimenta outro bloco, pede emprestado nem k seja rasca.
2. experimenta um cooler a ar, se tiveres temps na ordem dessas é pq o sensor tá mm avariado...
 
FELiYCORA disse:
verifica se o bloco está excessivamente quente......

experimenta outro bloco, pede emprestado nem k seja rasca.
tenho um sensor colado de lado no bloco.....27ºc é o maximo...
meti um 1A-SL2 com o caa2c....as temps subiram 10ºc.....


...scratches head......

cumps
 
Tal como já te tinha dito no "outro" forum, esse sistema (EM MINHA OPINIÃO) é demasiado restritivo para a bomba que usas. Esse bloco quer é grandes fluxos, o rad de 3x120 a mesma coisa e tu tens uma bomba de 300l ?? Só para teres uma ideia: com o meu CAA2C, uma aquastream, um BIX2 e um bloco Alphacool Nexxos HP Pro e stock voltage tenho temps de 33-34 graus em idle. Quando lhe começo a subir a voltagem vai até aos 44-45 e daí não passa.
Se quiseres, estou disposto a encontrarmo-nos um fim de semana destes e experimentamos a montar o meu bloco e/ou rad na tua máquina. E tiramos as teimas de uma vez por todas.
A não ser que tenhas o "sistema de WC mágico" :rofl:
 
Por isto tudo das duas uma.

1- A bomba não está a funcionar.
2- É do sensor de temperatura.

Não vejo outra hipotese.
 
MaTreCo disse:
Tal como já te tinha dito no "outro" forum,

pois...e fui mal interpretado...parecia que estava a culpar a loja...o k não era verdade...
por isso e k fechei a matraca e meti as culpas no caa2c...e agora vim para terreno neutro
aguentei-me este tempo com o caa2c sempre quente k até me doia a alma

agradeço a tua disponibilidade
vou ter k pensar no k vou fazer.....

1º k tudo vou mesmo desmontar akilo tudo...peça a peça....esvaziar o circuito....etc...

este fds ja tenho k fazer....mas sempre fora de horas pk com a loja aberta e dificil espalhar componentes em cima do balcão....:D

cumps
 
Back
Topo