Outsystems Developers (Apresentem-se!)

Olá a todos,

Também já trabalho com OutSystems desde 2011 e além de já ter passado por algumas consultoras também já passei por várias areas de negócio.
Tal como o @DanielSintrão disse, o que posso dizer é que existe muita procura e pouca oferta excpecialmente seniors (mais 3/ 4 anos de experiência.

Quanto à parte se a tecnologia tem futuro...não sei. Actualmente é o melhor e mais avançado RAD do mercado e a prova disso é os vários clientes nacionais e internacionais que têm angariado. Mas claro que o IT é extremamente volátil e daqui a uns anos pode alterar-se bastante.
 
Eu não tenho nada contra a tecnologia, e até acho que há um bom nicho de mercado para ela, mas sim contra os moldes em que está a ser usada.

As empresas estão a usar Outsystems com a promessa de não ter chatices, algo como chave na mão. Acontece é que o problema dos projetos nunca foi a tecnologia mas as pessoas e os processos de concepção.

Conclusão, é também frequente os projetos de Outsystems derraparem como se não houvesse amanhã por falta de planeamento, especificações, etc.

Estou a acompanhar um projeto que já derrapou o dobro do tempo inicialmente previsto, precisamente porque as pessoas que definem o projeto são as mesmas que já definiam mal. Para equipas experientes tecnicamente, dúvido muito que haja algum ganho na velocidade de desenvolvimento face às "tradicionais frameworks".

Outro problema é que um developer nesta tecnologia, vai ter de ficar por empresas do setor enterprise, porque nenhuma PME ou startup vai pagar os custos de licenciamento/muito menos estar restringida às Applications Objects e a licenciamentos anuais de milhares de Euros.

E por fim, não é raro as empresas ficarem agarradas por falta de devs em Outsystems, ou dependentes de pagar balurdios a consultoras por falta de capacidade de criarem equipas internas desta tecnologia.

Ou seja, acho a tecnologia útil, mas acho que ela está a ser usada em muitos casos pelos motivos errados. Just My 2cents
 
Última edição:
Só para introduzir uma perspectiva diferente... eu sou developer e trabalho no desenvolvimento da plataforma OutSystems, por isso sou suspeito :)

O grande diferenciador, tal como já foi aqui referido, é a produtividade com que é possível construir e evoluir aplicações e a plataforma está toda pensada à volta disso... automatizar as partes chatas e repetitivas do processo de desenvolvimento e operação para nos dar mais tempo para focar naquilo que é único em cada aplicação.

Nós usamos a própria plataforma para desenvolver alguns dos seus componentes internos e acredito sinceramente que não há limites para aquilo que é possível fazer... só para vos dar um exemplo, existem partes do processo de compilação e publicação das aplicações OutSystems que estão feitas em OutSystems (inception?)

No lado do servidor podem extender a platforma com o vosso código c# (ou java) e no do cliente com javascript, CSS e HTML. Há uma comunidade cada vez maior que desenvolve e partilha extensões e componentes.

Também tentamos ouvir cada vez mais o feedback e dúvidas dos developers OutSystems, se tiverem alguma questão mais técnica sobre o produto podem perguntar!
 
Também estou a trabalhar com OutSystems, em web, desde julho e entretanto tirei a certificação de Associate Developer.
Mas julgo que o grande foco deles é mais a parte do desenvolvimento móvel, o quel ainda não explorei confesso...
 
Lembrei-me que este artigo possa ser útil para quem quer trabalhar com Outsystems, ou pretende saber como é a certificação. Se tiver algum erro avisem pf.
 
Já agora aproveito o tópico , para quem tiver interesse ou conhecer alguém que queira fazer um curso em Front End Outsystems, estou a criar uma "escola/plano" de formação.
Mais detalhes por PM.
 
Back
Topo